segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Plano Previ Futuro

Há na Previ vários estudos com o intuito de melhorar alguns pontos no plano. Um deles é atender a demanda dos funcionários que desejam investimentos mais ousados, como é feito no Plano 1. O Plano Previ Futuro hoje tem só 10% em renda variável. A minha diretoria (Planejamento) apresentou uma proposta para implantação de perfis de investimentos. Seriam 4 perfis para o associado escolher, conforme matéria divulgada em 12.09 neste blog.

O assunto está em discussão há mais de 1 ano e ainda não se chegou a um consenso. O apetite para ousadia que existe no Plano 1, com investimentos na casa dos 65% em renda variável, não se repete no Plano Previ Futuro, talvez em função de ser um plano CD, onde qualquer déficit impacta diretamente a cota do associado, tendo em vista que uma parte significativa do plano não é solidária e se houver déficit, a cota fica negativa.

O certo é que no longo prazo, historicamente, a renda variável sempre bate os investimentos em renda fixa, podendo proporcionar um benefício bem melhor no futuro.

Seria muito bom que os colegas do Plano Previ Futuro participassem mais das discussões, com idéias, sugestões e críticas para subsidiar nossos debates.

2 comentários:

  1. Por que será que o nosso plano sempre é colocado em segundo plano? E a isonomia com o outro plano, quando vai acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Quer trocar ?
    A gestão do Plano 1 é por demais sem transparência o que faz com que
    a "solidariedade" tome outros sentidos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário