domingo, 12 de julho de 2015

O mar não está para peixe...

Realmente, se pudéssemos traduzir a fase que estamos vivendo, poderíamos dizer que estamos vivendo um verdadeiro pesadelo. Você liga a televisão para assistir um telejornal e só aparecem, cada vez mais, histórias de corrupção, roubalheira, crise econômica, crise política, entre outros assuntos.

Se não bastassem todas essas notícias mal humoradas, ainda existem as notícias relativas ao nosso mundo BB. O Banco já sinalizou pesadamente que quer se livrar dos "velhinhos trambiqueiros" na Cassi (na versão do ex-diretor de Seguridade, Sr. Sasseron). Apresentou uma proposta de encerrar a questão com um cheque cujo valor não parece encontrar eco junto aos associados. O Banco alega que esse valor tem todo o respaldo em um cálculo atuarial e que daria para cobrir o custo dos aposentados e pensionistas com saúde. É uma situação bem complicada e um cálculo atuarial é bem complexo e trabalha com muitas premissas bem subjetivas e que dependerão de toda uma projeção da longevidade das pessoas envolvidas, porém sem acrescentar o custo crescente da tecnologia no processo de saúde, principalmente se considerarmos que a maioria da tecnologia utilizada na saúde tem no câmbio um impacto significativo. Bem, Cassi não é minha praia, porém como faço parte desse grupo de "velhinhos", esse assunto também me interessa.

Podemos reclamar de que a gestão da Cassi está ineficiente, que vários profissionais, clínicas e hospitais referenciados têm se descredenciado e, segundo alguns, em função da demora no pagamento das despesas. Alguns, reclamam do atendimento da Cassi aos credenciados. O que sabemos é que já começamos a sentir na pele os efeitos de uma redução na rede de atendimento.
Nesse momento, é necessário que estejamos todos bem atentos às propostas apresentadas para não cairmos na cilada da mudança do estatuto de 1997 na Previ, onde a "governança conquistada" e alguns penduricalhos foram conseguidos pagando um preço muito alto.
 
Os desafios na Previ também são grandes, porém não ao nível da nossa Cassi. De qualquer forma, não podemos deixar de mencionar a nossa luta em defender a proposta que já foi noticiada de antecipação do reajuste dos benefícios. Essa proposta, formulada inicialmente por mim e pelo colega Décio, para recuperar o poder de compra, em parte, em função da alta da inflação que ocorreu a partir de janeiro.
 
A situação não está nada fácil para o governo e, consequentemente,  essa crise estrutural está abalando as estruturas das empresas estatais, que precisarão limpar seus balanços para que o governo possa continuar pedalando... 

18 comentários:

  1. DÍVIDA DO TESOURO COM O BANCO DO BRASIL CHEGA A R$ 16,4 BILHÕES
    É O VALOR DA DÍVIDA DO GOVERNO DILMA SÓ COM O BANCO DO BRASIL
    (Diário do Poder)

    ResponderExcluir
  2. O colega Ari informou no seu blog que a proposta de antecipação teria sido negada pelos nomeados e pelo Diretor de Seguridade.

    ResponderExcluir
  3. ESTÁ CIRCULANDO NAS REDES O TÃO ESPERADO ADIANTAMENTO PROPOSTO POR VOCE, MAS LI ALGO NO BLOG DO ARI ZANELLA, QUE JÁ ESTARIA SENDO REJEITADO PELO MARCEL E PELOS 3 INDICADOS PELO BB, JÁ ESTAMOS CANSADOS DE SER FERRADOS POR ESTE DIRETOR DE SEGURIDADE, PIOR É QUE TEMOS QUE ESPERAR ATÉ MAIO DE 2016 PARA MANDÁ-LO EMBORA.

    ResponderExcluir
  4. Então pq o Décio descartou inconteste o adiantamento de 10 %?
    Uma hora nega outra propõe e ficamos a ver navios

    ResponderExcluir
  5. SALVO ENGANO, FOI A PRIMEIRA VEZ QUE LEIO VINCULAÇÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO COM A LAVA JATO.
    ISSO SIGNIFICA QUE O SUPER HERÓI SÉRGIO MORO ESTARÁ VASCULHANDO A PREVI


    Câmara instala comissão para aprimorar fiscalização sobre fundos de pensão

    Apresentar propostas que aprimorem a regulação e a fiscalização das entidades de previdência complementar, mais conhecidas como fundo de pensão.
    Atualmente, cerca de 7 milhões de pessoas - entre participantes, assistidos e dependentes - são beneficiadas pelos 317 fundos de pensão existentes no Brasil. Os maiores são ligados a estatais, como o Funcef, da Caixa Econômica Federal; o Previ, do Banco do Brasil; e o Petros, da Petrobras.
    Os fundos são constituídos com recursos dos servidores e também das empresas. Já acumulam patrimônio de R$ 710 bilhões, que têm sido alvo de denúncias de fraudes.
    O deputado Carlos Melles (DEM-MG) foi escolhido presidente da comissão. Ele afirmou que o foco do colegiado estará na garantia de transparência para a gestão desses recursos, que, no caso das estatais, são públicos, em parte. "Primeiro, vamos ver o que acontece nos principais fundos do mundo; depois, iremos propor marcos regulatórios. Os fundos devem ter muita clareza diante da sociedade: onde investiram e dar o resultado dessas operações”, declarou.
    Uma das propostas em estudo prevê critérios mais claros para a governança dos fundos. Segundo Melles, a atual prática de dirigentes que deixam um fundo e logo entram na direção de outro será uma das distorções a ser corrigida.
    CPI
    Para o deputado, não haverá choque entre as ações da comissão especial e de uma futura Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso esta seja criada na Câmara. Os partidos de oposição pediram a abertura de uma CPI devido a suspeitas de que os fundos de estatais estariam nas ramificações do esquema fraudulento do doleiro Alberto Yousseff, investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
    Relator
    A relatoria da comissão especial ficou com o deputado Hissa Abrahão (PPS-AM). Ele disse que uma das metas é resgatar a credibilidade dos fundos de pensão. "O trabalhador brasileiro precisa de respostas. Não há mais como a gente ter fundos pipocando no Brasil inteiro, junto com escândalos que fazem com que, ao se aposentar, o cidadão perca a certeza de que aquele dinheiro será retornado”, comentou. “Pretendo atuar para ajudar a esclarecer os muitos problemas que existem nas caixas pretas dos fundos do País", completou.
    A comissão especial sobre fundos de pensão é composta por 26 deputados titulares e igual número de suplentes. Dos três vice-presidentes, apenas um já foi eleito: é o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que ficou com a segunda vice.
    Reportagem – José Carlos Oliveira
    Edição – Marcelo Oliveira

    Fonte:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/492000

    ResponderExcluir
  6. Cecilia, o que tem de noticia, sobre sobre uma antecipação dos benefícios da PREVI?

    ResponderExcluir
  7. Não é difícil, nem oneroso o Plano 1 da PREVI conceder agora em julho (qualquer data), um ADIANTAMENTO ou ANTECIPAÇÃO nos Reajustes de nossos benefícios, na ordem de 7 a 10%, pois certamente o INPC em dezembro deste miserável ano 2015 superará os DOIS dígitos....

    Se a Cecilia, Décio e Marcel não se oporem, toda a Diretoria concederá tal antecipação de reajustes nos beneficios, com aval do Conselho Deliberativo, por trata-se de uma decisão justa e acertada, que só depende e favorece os associados da PREVI, sem prejuizo ou despesas extras, apenas uma ANTECIPAÇÃO...

    Por oportuno e pela boa transparência, gostaríamos de apreciar e desdobrar nossos números relativos ao 2º trimestre de 2015, ao tempo que parabenizamos a publicação do DESEMPENHO da PREVI no site, em "Noticias e Publicações" em sua primeira edição, em março de 2015. Gostamos muito e aguardamos a segunda edição, agora em JULHO/2105. Parabéns !

    Atualizem o segundo trimestre/2015 no "PAINEL INFORMATIVO", do site.

    Agradecemos.

    ResponderExcluir
  8. Boas-vindas O presidente do PSDB, Aécio Neves, acertou com a cúpula do Senado a instalação da CPI dos Fundos de Pensão assim que o Congresso retornar do recesso. O tucano contratará ex-funcionários de fundos para dar suporte às investigações.

    Fonte Painel da Folha

    ResponderExcluir
  9. Se a coisa tá ruim...
    Imagina pra quem só recebe o "magro" fixo, sem a remuneração variável.
    A sugestão/pedido de adiantamento ou antecipação foi feita a dez mil anos atrás.
    Foram vários e-mails enviados a Previ. Por parte dos "assistidos".
    Em encontro com os assistidos e participantes, o diretor de planejamento teria sido enfaticamente contra uma proposta aventada de adiantamento de 10%.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília Garcez,

    Parece-me que só existem babões. Uma das piores coisas para o povo, e nesta me incluo, é opinar sem saber ao fundo o que está por trás de tudo, quem é quem.
    O aprendizado é impossível sem o direito de errar e sem uma longa tolerância para com o estado de dúvida. Mais ainda : não é possível o sujeito orientar-se no meio de uma controvérsia sem conceder a ambos os lados uma credibilidade inicial sem reservas, sem medo, sem a mínima prevenção interior, por mais oculta que seja.

    Até hoje sobre a Consultoria nada foi falado, o que lhe oriento, sem humildade, pois este é meu ponto de vista, e aqui as personalidades íntimas de ego são de altíssimo grau. Nada de humildade.

    Voltando, estão lhe queimando, sem você saber, creio. Guardarei este como outros recados e e-mails para verificar se estou errando ou não? Caso esteja, aí sim, possuo a humildade de falar que visualizei politicamente errado.

    O ano 2016 está aí, espero que esta não seja censurada como as demais. Comigo não existe dividir para governar, hoje mesmo volto ao blog do Medeiros e caso ele não poste tirarei minhas conclusões de mais uma peça de teatro.

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecília Garcez,

    Parece-me que só existem babões. Uma das piores coisas para o povo, e nesta me incluo, é opinar sem saber ao fundo o que está por trás de tudo, quem é quem.
    O aprendizado é impossível sem o direito de errar e sem uma longa tolerância para com o estado de dúvida. Mais ainda : não é possível o sujeito orientar-se no meio de uma controvérsia sem conceder a ambos os lados uma credibilidade inicial sem reservas, sem medo, sem a mínima prevenção interior, por mais oculta que seja.

    Até hoje sobre a Consultoria nada foi falado, o que lhe oriento, sem humildade, pois este é meu ponto de vista, e aqui as personalidades íntimas de ego são de altíssimo grau. Nada de humildade.

    Voltando, estão lhe queimando, sem você saber, creio. Guardarei este como outros recados e e-mails para verificar se estou errando ou não? Caso esteja, aí sim, possuo a humildade de falar que visualizei politicamente errado.

    O ano 2016 está aí, espero que esta não seja censurada como as demais. Comigo não existe dividir para governar, hoje mesmo volto ao blog do Medeiros e caso ele não poste tirarei minhas conclusões de mais uma peça de teatro.

    Valim.

    OBS: Para não ratificar minha mensagem.

    ResponderExcluir
  12. Ari Zanella.


    Solicitaria uma posição sua pois julgo que atualmente está representando a maioria dos aposentados e pensionistas, abrindo escancarando verdades.
    Um homem leva várias décadas para se construir em sua imagem social e em apenas poucos minutos a perdem definitivamente.

    Gostaria de trabalhar para ANABB para você e gostaria de saber a data das eleições, condições para voto e que trabalho poderíamos fazer. Mas veja, só lhe apoio com independência, parece UTOPIA, mas possuo uma vontade e muitos também possuem, e juntas formaremos uma Legião.

    Não uma LBV, mas não precisa tanto. Nos dê essa informação?

    Obrigado, sei que esta é a META deste ano.

    E se possível sei nome estaria lá. É o que tem demonstrado a maior transparência e coerência em suas posições. Recordo-me de ter lhe cobrado a defesa da Cecília Garcez, como resposta disse-me: deveria averiguar melhor o caso. Parabéns.

    Se possível juntos à ANABB, não me menospreze mesmo porque críticas e elogios jogo todos no lixo. Não é com você isso. Com você está por enquanto sendo uma afinidade grande, pois tem demonstrado temor a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anonimo das 21:15h,
    O Ditetor Decio não é contra o reajuste, pelo contrário, trabalhamos juntos pela proposta. Os colegas estão condundindo. O que ele falou em um evento é que, hoje, não teria condições de dar um aumento de 10% além do reajuste, porque a cada 1% de aumento de forma vitalícia, custa R$ 1,2 bilhão, aproximadamente. E, para um aumento além da inflação é necessário que haja recursos na rubrica reserva especial para revisão dos benefícios (rubrica de recursos que ultrapassam os 25% da reserva de contingência). A antecipação do reajuste não se enquadra como utilização de superávit porque é apenas a antecipação de um percentual que já está previsto no estatuto.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,

    Confesso que não consigo entender a proposta de antecipação.

    Não se trata de "antecipação de percentual" mas de "dinheiro", cerca de 7% da folha de pagamento da Previ. De onde sairá a grana? (não existe reserva especial).

    É claro que a antecipação é uma melhora de benefícios, embora transitória.

    De novo, o Empréstimo Simples é o único benefício para os aposentados cuja decisão depende exclusivamente da Diretoria Executiva.

    Sob a forma de revisão de parâmetros, revisão de limites (o último aumento foi em julho/14), ou sob a forma de suspensão das parcelas por alguns meses, é só o que vocês (Diretoria Executiva) podem fazer sem a benção de quem quer que seja. Por que não? Você tem alguma coisa contra?


    Não vale falar em endividamento dos associados.

    Sou pela suspensão do ES em agosto, setembro e outubro/15 e revisão em novembro como de costume.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília Garcez.

    Só com atitudes concretas podemos adquirir uma vocação, esta erroneamente como muitos pensam não é nata.
    Você ao estar num bom emprego, alguém pode lhe perguntar: Você está neste emprego por que paga muito bem ou por prazer? Você automaticamente logo reponde mesmo achando que é verdade, e diz, que trabalha por prazer num exemplo, é tudo o que vc queria, você é a dona, etc.

    Só que financeiramente e mesmo por prazer nada lhe trará a felicidade naquilo que faz. Somente a vocação que trará a felicidade que tanto almejamos.

    Então o que é a VOCAÇÃO?

    Vocação vem do verbo latino voco, vocare, que quer dizer "chamar".
    Quem faz algo por vocação sente que está fazendo algo por Deus, pela humanidade, é o sentido da VIDA.
    Considerações de lucro ou prazer ficam fora ou entram subordinadas, que por si não determinam decisões nem fundamentam avaliações.
    A VOCAÇÃO é a coisa mais importante do mundo mesmo quando só dá prejuízo ou dor de cabeça.

    Sem torcida, seu blog está esvaziando, e veja, você é Diretora.

    Viu a CPI dos Fundos de Pensão passou, eu lhe disse. Se sou metido igual ao Medeiros, não me importo mais. Ainda torço por ti. Mas tudo tínhamos a nosso favor a muito tempo. Não sei por que não agiram até agora, ou melhor penso que imagino?

    ResponderExcluir
  16. SRA. CECILIA GARCEZ, SOLICITO O OBSEQUIO DE PUBLICAR ESTA MINHA POSTAGEM, POIS CONTA COM OS REQUISITOS EXIGIDOS, ISTO EH, NAO PROVEM DE "ANONIMO". MUITO OBRIGADO.

    "SEGUNDO BLOG DO ARI, AS INFORMACOES SOBRE A REUNIAO DA DIRETORIA DA PREVI COM AS AFAS, EM 17.07.2015, TIVEMOS OS SEGUINTES RESULTADOS:

    1) O EMPRESTIMO SIMPLES/CAPEC, EQUIVOCADAMENTE CITADO ANTERIORMENTE PELO PRESIDENTE DA PREVI NAO SERA POSSIVEL IMPLEMENTAR (SECO E GROSSO).
    2) SOBRE OS 7%: "Sobre o adiantamento dos 7% o conselheiro Carvalho disse que estaria colocando o assunto na pauta da próxima reunião do Deliberativo para votação". "ESTARIA" COLOCANDO O ASSUNTO NA PROXIMA REUNIAO DO CD PARA SER VOTADO (TODOS ACHAVAMOS QUE O ASSUNTO JA ESTAVA ADIANTADO MAS NEM FOI DISCUTIDO A VIABILIDADE EM REUNIAO DO CD. ENTAO, TIREMOS NOSSO CAVALINHO DA CHUVA PARA ESSE BOATO TAMBEM QUE DEVE SER UM OUTRO EQUIVOCO DE QUEM O ESPALHOU).
    3) SEGUNDO O PRESIDENTE DA PREVI "EXISTEM INUMEROS ESTUDOS SOBRE A MODIFICACAO DO E.S. PARA SE TENTAR CONTEMPLAR OS QUE NAO CONSEGUIRAM RENOVAR NA ULTIMA MODIFICACAO (O "EXISTEM INUMEROS ESTUDOS" TAMBEM DEVE SER UMA INFORMACAO EQUIVOCADA DO PRESIDENTE COMO FOI O ES/CAPEC. ISTO EH, ESQUECAMOS POIS NAO ACONTECERAH.

    ENTAO FICAMOS ASSIM, DA-SE O PIRULITO PARA AS CRIANCAS COM A MAO DIREITA E TIRA-SE COM A MAO ESQUERDA E DE ESPERANCAS EM ESPERANCAS, NOS OS VERDADEIROS DONOS DA PREVI (KKKKKKK) COMO SEMPRE FICAMOS DE QUATRO EM VOLTA DA MESA DA DIRETORIA PARA VER SE CAI ALGUMA MIGALHA DO BANQUETE. MAS NUNCA CAI.

    A TATICA ESTA MUITO CLARA: SOLTEMOS BOATOS QUE OS VELHINOS SE ALIMENTARAO DELES POR ALGUM TEMPO E DEPOIS DAMOS AS COSTUMEIRAS DESCULPAS: EXISTEM ESTUDOS AVANCADOS, ESTAMOS SUBMENTENDO AA PREVIC, NUMA PROXIMA REUNIAO DO CD "ESTAREMOS COLOCANDO" O ASSUNTO EM PAUTA, MAS POR FAVOR, VEJAM SE VOCES MORREM LOGO PARA TERMOS SOSSEGO."

    Nivaldo Elias dos Santos
    Matricula 7.578.360-6

    ResponderExcluir
  17. CARA CECILIA, POR FAVOR FALE ALGUMA COISA SOBRE A REUNIÃO NO BAL. CAMBORIU-SC, OBRIGADO SE NOS (APOSENTADOS E PENSIONISTAS), ATENDER, QUalquer comentário seu, sera analisado com coerencia... tudo de bom...

    ResponderExcluir
  18. Caro Colega Valim,
    Eu falei bastante sobre o projeto inovação operacional. Publiquei três posts sobre este tema aqui no blog e sabe o que ganhei com isso? Um baita processo contra mim. De denunciante virei ré. Por isso estou mais calada. Aqui é que nem Big Brother. Estamos sendo monitorados o tempo inteiro. Eu, Medeiros, Carvalho e Ari Zanella. Conto com a compreensão dos colegas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário