sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Bolsa está reagindo...

Caros Colegas,

Ainda é cedo para comemorarmos, mas a bolsa tem demonstrado uma leve recuperação de forma mais constante, o que nos dá um alento de que podemos fechar o ano no azul. Ontem atingiu os 53 mil pontos, porém existem outras preocupações, como os novos leiloes de ferrovias, trem bala, e outras concessões, que podem sair do papel de forma acelerada e com pressão para que os fundos de pensão de estatais participem. 

O maior problema que vejo nisso é o aumento do percentual investido em renda variável em investimentos sem uma garantia efetiva de bons rendimentos. A Previ amargou grandes prejuízos em investimentos em ferrovia - vamos entrar (pelo cano) de novo? 

Em um momento onde as taxas dos títulos públicos estão aumentando e existem títulos que casam muito bem com as nossas obrigações futuras, não vejo nenhuma justificativa para que isso aconteça. É lógico que a engenharia do governo atual é colocar a empresa Invepar, onde os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef tem participação relevante em conjunto com a empreiteira OAS, entrar nesses consórcios que participarão dos leilões. 

Pó isso, colegas, vamos ficar de olhos bem abertos para o que vai acontecer por aí. Vamos lembrar que 2014 é ano eleitoral e a pressão vai ser forte.

26 comentários:

  1. PT EM CRISE EXISTENCIAL
    O império petista está dividido. No tocante ao voto do ministro do STF, Celso de Mello, sobre os embargos infringentes, uma corrente acha que melhor seria que os recursos não fossem acolhidos, e que o julgamento terminasse. Mesmo que alguns de seus ex-cardeais fossem levados à penitenciária de camburão, isto seria um desgaste momentâneo, e logo iria sendo esquecido. Além do mais, tenho a certeza que muitos petistas gostariam de ver o Zé Dirceu na cadeia, tantos são os inimigos que ele fez dentro do partido, e mais, encerrando-se o julgamento, eles poderiam exorcizar os fantasmas que assombram o castelo petista, estes mortos-vivos políticos que ainda exercem alguma influência dentro do partido e só desgastam sua imagem.
    Outra corrente acha que seria o pior dos mundos se os embargos fossem acolhidos, e houvesse um novo julgamento. Ele se arrastaria pelo ano eleitoral de 2014, expondo novamente à nação todas as falcatruas cometidas. Além do mais, encerrado o caso dos réus do PT, entraria na pauta o julgamento do mensalão do PSDB em Minas Gerais, que certamente ficará para depois das eleições, pois ninguém acredita que o re-julgamento dos petistas dure menos de um ano.
    Sabem que estou começando a torcer para que os embargos sejam acolhidos, e o julgamento reaberto? Pouco me importa se meia dúzia de zumbis políticos petistas vão passar alguns meses atrás das grades. A luta da nação, a batalha de todas as batalhas, deve ser a expulsão do PT do poder, para que este país ainda possa se reerguer, e um novo julgamento do mensalão muito ajudaria este propósito. Lembro que o nosso “querido” colega Henrique Pizzolato não seria beneficiado com novo julgamento.

    ResponderExcluir
  2. Os leilões de participações em infra-estruturas a cargo do governo petista estão próximos !

    A INVEPAR (OAS+PETROS+FUNCEF+PREVI), com certeza vai entrar nesses leilões, pois as sócias OAS- Construtora, tem enorme interesse, mais a FUNCEF, também quer investir nestes leilões ! (Resta obter apoio dos fundos PREVI+PETROS)

    Li na "Revista Funcef" nº 65 (jul/ago-2013) tres páginas (10 a 12)do fascínio que a "governança" traz para os diretores da Funcef !Dizem ter 36 conselheiros em 26 empresas participadas, tem um Coordenador de Acompanhamento dos F.I.P (Fundos de Investimentos em Participações), Sr.Alcinei Cardoso Rodrigues.
    Citam explicações de Aloisio Macário , Coordenador do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança (lá vem ela!) Corporativa e, concluem, com foto panorâmica do "maior complexo eólico da América Latina, da "RENOVA"-Cia.Brasileira de Geração de Energia Elétrica Renovável, com atuação em matrizes eólicas, onde a Funcef investiu por meio de 2 fundos de "private equity", daí a Cia "RENOVA" abriu seu capital e está listada no segundo patamar, chamado "Nivel 2 da Bovespa" rumando (quem sabe?) ao "Novo Mercado".

    Ocorre que omitem que o "Complexo Eólico do Alto Sertão I", da RENOVA, localizado em 3 municípios(Caetité, Guanambi e Igaporã), no Sudeste da Bahia, foi inaugurado há mais de 1 ano, está parado! e não vendeu NENHUM QUILOWATT, pois não há linhas de transmissão para levar a energia que SERÁ gerada neste complexo....(parece que esqueceram-se de licitar a tranmissão desta energia e ligá-la ao sistema nacional....).
    Que coisa!!! Podem GERAR energa, mas falta as linhas de TRANSMISSÃO.
    Com a palavra os 26 Conselheiros da FUNCEF, que se reúnem mensalmente e devem satisfação aos 130 mil participantes do Fundo da Caixa Econômica Federal "FUNCEF"

    ResponderExcluir
  3. Cecília, acho que a BOLSA chega nos 56.000 até o final do ano.Números,que seriam suficientes para a continuacäo do BET. Um assunto , que pediria sua opiniäo, que é um fato q veio a imprensa. É no tocante aos colegas funcionários egressos dos bancos que o Banco comprou. Fala-se q o BB irá assumir o passivo trabalhista, que näo é pouco, e sobraria para a PREVI e CASSI abraçar, a título de isonomia de tratamento com os demais associados. E como fica as contribuicöes e os calculos atuarias, que benefícios terão? Teríamos uma terceira PREVI? P1, Futuro, e outra, ou não.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega Fernando,
    Esse é um assunto que merece uma matéria mais fundamentada, pois existe uma decisão judicial, que me parece não cabem mais recursos, do Banco dar isonomia a esses colegas. Estou viajando esta semana com recursos limitados para um maior aprofundamento, mas na semana que em vou publicar algo para discutirmos.

    ResponderExcluir
  5. Caro Wilson,
    Realmente, as duas situações irão trazer problemas no partido, porém utilizar o recurso dos embargos infringentes, na minha opinião, é a pior, pois ficará muito claro para o povo que nada é punido nesse pais, alias, apenas vai reforçar, pois a gente está cansado de saber. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília,
    Estou convicto que o PT somente será expulso do poder quando os eleitores se conscientizarem que todas as instituições, inclusive o judiciário, estão virando cabide de cargos para os “cumpañeros”. O pobre ministro Celso de Mello, provavelmente, admitirá o acolhimento dos embargos infringentes, pois tornou-se refém de declaração sua, no início do julgamento, em que declarou serem cabíveis os recursos. É lamentável que a maior instância judiciária do país tenha chegado a este nível de descrença. Culpa do governo petista, como praticamente tudo de ruim que ocorre neste país que envolva a administração pública. Todos os ministros do STF que votaram a favor dos réus foram por eles nomeados, a saber: Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo “eu acredito em papai-noel” Lewandowski, Roberto “ninguém mais que eu quer que isto termine, mais vou votar por novo julgamento” Barroso, Dias “ex-advogado do PT que sequer conseguiu passar em concurso para juiz de primeira instância” Toffoli (este está julgando milionária ação contra instituição da qual ele conseguiu vultoso empréstimo pessoal, e não se declara impedido). O ponto fora da curva neste esquema foi o ministro Luiz Fux, que mesmo tendo sido indicado pelo ex-presidente Lula, foi um dos mais rigorosos julgadores, condenando todos os mensaleiros e votando contra os embargos infringentes. Ele também teve a coragem de revelar como são nomeados os ministros, declarou, inclusive, que para ser nomeado, teve que pedir o “aprove-se” do Zé Dirceu.
    Esta descrença do povo, que você tão bem mencionou, pode contribuir para a queda do PT.



    ResponderExcluir
  7. Enquanto existir essa grande quantidade de programas que o governo classifica como sociais mas, na realidade, todos sabemos que se trata de puro assistencialismo, considero bastante difícil que a coisa possa se reverter num curto prazo. Com certeza não é a população mais carente que foi e ainda está indo as ruas para demonstrar a sua insatisfação com tudo o que vem ocorrendo ultimamente. Não é preciso citar e nem tampouco lembrar qual é a classe social mais penalizada, através do pagamento de impostos e taxas absurdamente escorchantes (vide www.impostometro.com.br), que contribui para aumentar dia após dia a arrecadação e, dentre outros programas, custear:
    Bolsa Família;
    Luz Para Todos;
    Minha Casa Minha Vida;
    Rede Cegonha;
    Pronatec;
    Saúde Não Tem Preço;
    Mais Médicos;
    Brasil Carinhoso;
    Prouni
    Obs.: maiores detalhes sobre cada um dos programas estão em www.brasil.gov.br/para/planos-e-programas

    ResponderExcluir
  8. Caríssima Professora Cecília, saudações cordiais.
    Boa tarde a todos.

    Soube que haverá alterações, na metodologia do índice Bovespa, a partir de janeiro, próximo.
    Pelo que entendi, haverá mais seletividade, para as empresas operarem e que ações com valor inferior a R$ 1,00 não serão negociadas.
    Professora, pode-nos dar uma palavra, sobre isso?

    Grato e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "Feliz o marido que tem mulher virtuosa; a duração da sua vida será o dobro."
    Eclesiástico 26, 1.

    ResponderExcluir
  9. Sabem Cecília e colegas...
    Eu gostava muito de passar por aqui e o fazia quase diariamente.
    Agora, depois que a politização e a assunção de um lado só tomou conta do seu blog, ainda aqui venho, assim como vou ao Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Ricardo Setti, Merval Pereira, Miriam Leitão, etc, só para saber como pensa a boa e velha direitona.
    Como eu sou daqueles que ainda não vê outro universo dentro da política nacional além do velho e surrado PT X PSDB, fico imaginando que quem não mais quer o PT e seus "aliados", quer de volta o PSDB e, provavelmente, os mesmos "aliados".
    E, entre aqueles e estes, não tenho , como cidadão brasileiro e ex funcionário do BB, agora "aposentado" pela PREVI, nenhuma dúvida de quem causou ou causa maiores males a mim e ao meu país.
    Um respeitoso abraço e, bom trabalho.
    Zécarlos

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem quero que os embargos sejam acolhidos e que o pt vá com Dilma para os palanques sangrando de mensaleiros! Fora pt!

    ResponderExcluir
  11. Prezada Cecília e Colegas,

    O Teatro esta montado para a continuação da farsa burlesca encenada pelo Judiciário. Salvo improváveis injuncoes políticas em contrario, os embargos infringentes serão acolhidos pelo Ministro Celso de Mello.
    O chamado "voto de Minerva" nao deveria ser prerrogativa do Presidente do STF? Fica aqui a questão em aberto (e suas implicações).
    Os 12 réus beneficiados pelo recurso nao serão inocentados, mas terão suas penas reduzidas, o que significa ficar fora das grades.
    Os eméritos Ministros do Supremo, como de costume, evocaram seu dever de defensores da Constituição para respaldar suas decisões.
    Tem evocado enfaticamente esse dever a cada vez que esteve em jogo o destino de ilustres próceres da Republica (lembram-se de Jader Barbalho?), para garantir-lhes todas as benesses legais, assegurando-lhes ao fim a impunidade (na maioria dos casos).
    Entretanto, esse egrégio Colégio, nas ocasiões em que tramitaram sob sua égide processos de interesse de trabalhadores e aposentados, esqueceram-se habilmente de seu dever de guardioes da Constituição.
    Assim, atendendo servilmente a interesses do Governo, infligiram-nos derrotas históricas em causas ganhas em todas as Instancias inferiores e impecavelmente fundamentadas na Constituição.
    Mas o que estamos testemunhando então? Um Sistema Judiciário que diferencia pesos e medidas de acordo com os interesses e conveniências de ocasião?
    Cada um avalie essa questão de acordo com seu foro intimo, mas os fatos são inequívocos.
    Estejamos certos: quando o Poder Judiciário de uma Nacao se dobra aos interesses políticos daqueles que podem (por sua posição ou poder economico) exercer pressão, nao há mais justiça nem democracia.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  12. Prezada Cecília e Colegas,

    O Teatro esta montado para a continuação da farsa burlesca encenada pelo Judiciário. Salvo improváveis injuncoes políticas em contrario, os embargos infringentes serão acolhidos pelo Ministro Celso de Mello.
    O chamado "voto de Minerva" nao deveria ser prerrogativa do Presidente do STF? Fica aqui a questão em aberto (e suas implicações).
    Os 12 réus beneficiados pelo recurso nao serão inocentados, mas terão suas penas reduzidas, o que significa ficar fora das grades.
    Os eméritos Ministros do Supremo, como de costume, evocaram seu dever de defensores da Constituição para respaldar suas decisões.
    Tem evocado enfaticamente esse dever a cada vez que esteve em jogo o destino de ilustres próceres da Republica (lembram-se de Jader Barbalho?), para garantir-lhes todas as benesses legais, assegurando-lhes ao fim a impunidade (na maioria dos casos).
    Entretanto, esse egrégio Colégio, nas ocasiões em que tramitaram sob sua égide processos de interesse de trabalhadores e aposentados, esqueceram-se habilmente de seu dever de guardioes da Constituição.
    Assim, atendendo servilmente a interesses do Governo, infligiram-nos derrotas históricas em causas ganhas em todas as Instancias inferiores e impecavelmente fundamentadas na Constituição.
    Mas o que estamos testemunhando então? Um Sistema Judiciário que diferencia pesos e medidas de acordo com os interesses e conveniências de ocasião?
    Cada um avalie essa questão de acordo com seu foro intimo, mas os fatos são inequívocos.
    Estejamos certos: quando o Poder Judiciário de uma Nacao se dobra aos interesses políticos daqueles que podem (por sua posição ou poder economico) exercer pressão, nao há mais justiça nem democracia.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  13. PORQUE ODEIO O PT
    Li postagem em que petista indignado pergunta porque alguns de nós odiamos o partido que está no poder. Os outros não sei, eu odeio o PT ´por várias razões, entre as quais:
    -o PT posava de único partido ético do país, mas acabou se revelando a prostituta mais vagabunda do bordel político que se instalou em nosso pobre país;
    -segundo o PT, durante a criação, o Senhor decretou: o Brasil vai começar a existir em 2003, início do governo Lula, tudo o que aconteceu antes se chamará “herança maldita”, e o messias espalhará suas sábias palavras “como nunca antes na história deste país”;
    -falaram cobras e lagartos da privataria tucana, acho que é porque perderam boquinhas para os “ cumpañeros “ na Vale, na Companhia Siderúrgica Nacional, nas telefônicas, para ali aplicarem as técnicas de administração que estão levando a Petrobras ao nível que estava em 1952, quando foi criada por Getúlio Vargas. Neste quesito, odeio o PT porque, agora, mudaram o nome privatização para concessão(seria a privataria petista?) e estão correndo o pires entre os empresários para ver se conseguem alguns investimentos em infra-estrutura. Como o governo está totalmente desacreditado, estão oferecendo vantagens absurdas, como financiamentos subsidiados do BNDES(nossos impostos pagam) e, pior de tudo, estão envolvendo os fundos de pensão em alguns projetos discutíveis, como trem-bala e Belo Monte.
    Quero deixar bem claro que acho o governo FHC tão execrável quanto o atual, ou talvez pior, por ter comprado a lei da reeleição, para beneficiar o governo de plantão. Apenas acho que qualquer governo tem seus erros e acertos, a política de combate à pobreza do atual é digna de elogios. FHC também deixou, em sua “herança maldita”, coisas boas, como o plano real, a lei de responsabilidade fiscal, agências reguladoras dirigidas por técnicos e até o PROER, no qual foram gastos bilhões no socorro a bancos em dificuldades, foi uma medida tomada para salvar os correntistas de um pânico bancário, de consequências imprevisíveis. Dizem que foi para beneficiar os banqueiros, mas todos perderam seus bancos, gente poderosa como os Calmon de Sá, Magalhães Pinto, Andrade Vieira.
    -odeio o PT porque todos os cargos, mesmo os técnicos, estão sendo entregues aos “amigos do rei”,inclusive nomeações políticas de juízes. Isto está se refletindo em nossas ações, a cesta alimentação já foi enterrada, sem choro nem vela.

    ResponderExcluir
  14. Paulo Beno -Carazinho (RS)17 de setembro de 2013 às 17:26

    No último balancete publicado no site da PREVI, de julho/2013, assusta-nos a queda de 99,67%(!!!) do ATIVO "Ações - S.P.E. Sociedades de Propósito Específico", de R$ 1.403.696 em junho, para apenas R$ 4.672 (??), caindo R$ 1,399 bilhões.

    Pesquisando no Balanço 2012, notamos que o PB1 da PREVI investia em 16 SPE e duas destas SPE são as mais expressivas em valores: "LITEL" com R$ 1,5 bilhões e "Neoenergia" com R$ 4,5 bilhões.
    Perguntamos: QUAL S.P.E. DIMINUIU EM JULHO -(1,399 BILHÕES)?????

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,
    Está chegando a hora de juntarmos nossas energias positivas. Estamos chegando na reta final.

    ResponderExcluir
  16. Cara Cecília,
    O que está havendo com seu blog? Sou seu(sua) fã incondicional. Não uso o anonimato, mas desta vez sou obrigado(a). Tá muito parado. O que tá havendo?
    Gosto do seu blog movimentado.


    ResponderExcluir
  17. Caro colega anônimo das 22:39h,
    Realmente ficou um pouco parado, pois estava viajando e ficou bem complicado atualizar da forma como costumo fazer.
    Retornei hoje à ativa. Pode contar que os posts vão esquentar...

    ResponderExcluir
  18. Caro Zé Carlos,

    Isso é normal, como era normal criticar o governo FHC. Não dá para ficar calada diante de tanta incoerência, me perdoe. O PT como eu conhecia não existe mais, o que existe é um projeto de poder. Não há a menor diferença dele com o PSDB, aliás, a grande diferença é que o PT sempre foi o defensor da ética e dos valores e jogou tudo isso no lixo.
    Eu acredito que possa haver uma terceira opção, fora PSDB e PT para as próximas eleições, porém sabemos que a estrutura política do país é totalmente furada e, seja quem for que ganhe, terá que fazer acordos com partidos oportunistas, que funcionam com urubus em cima da carniça.
    Quem sabe a rede da Marina possa ser essa terceira via?

    ResponderExcluir
  19. Prezado colega Wilson Luiz,

    Congratulo-o por seu artigo "Porque odeio o PT". Posso assegurar que traduz o sentimento de muitos colegas, inclusive o meu.
    Fomos todos traídos pelos militantes desse partido (muitos, colegas nossos), que apregoaram incessantemente em nossos ouvidos durante vinte anos um discurso deliberadamente enganoso.
    Hoje, esses colegas se confraternizam em restaurantes finos, degustando vinhos de R$ 6.000 a garrafa, indiferentes ao empobrecimento brutal que assola a classe media (a original).
    Como seus companheiros cubanos, ao alcançar o poder refestelaram-se no fascínio da riqueza fácil (Fidel Castro construiu uma imensa fortuna) e renunciaram as promessas históricas do Partido.
    Essa turma, hoje empoleirada sobre a arrogância e a prepotência e motivada pela cobiça e a ganância desenfreadas, desdenha jocosamente daqueles que um dia depositaram sua credulidade em seu idealismo de ocasião. E ainda nos perguntam por que odiamos o PT!
    PT: Partido dos Traidores

    Atenciosamente

    Carlos A Barbosa

    ResponderExcluir
  20. O colega Paulo Beno teve a paciência de esmiuçar o balancete da PREVI referente ao mês de julho/2013. Ai detectou-se queda de 99,67% do ativo Ações SPE Sociedade de Propósitos Específicos, o que representou R$ 1.39 bilhões. Uma queda de tal magnitude sequer mereceu uma nota explicativa. Coincidência ou não, a queda do valor das ações das empresas XXX, do sr. Eike Batista também está acima de 90%. Participei de palestra do diretor-sindicalista Marcel, na qual ele garantiu que a PREVI nada havia aplicado nos castelos de areia do sr. Eike. Acho que devemos cobrar, se necessário pela via judicial, um pronunciamento do Conselho Fiscal da PREVI.

    ResponderExcluir
  21. Caro colega Fernando Lamas,

    As alterações que estão sendo implantadas irão refletir com mais fidelidade a participação no IBOVESPA com base no valor de mercado das empresas. Ou seja, o novo IBOVESPA tem o objetivo de dar ênfase no valor das empresas e não no volume financeiro negociado. O movimento da OGX, que ganhou muita participação no índice mesmo a empresa estando a beira da recuperação judicial, levou a BMF&BOVESPA a determinar uma nova metodologia. Além disso, a exemplo da bolsa de NY, as ações cotadas abaixo de R$1,00 também serão excluídas do índice.
    A Previ investiu muitos recursos do Plano Previ Futuro no índice IBX100, onde tinha uma grande participação da OGX, do Eike Batista e acabou vendendo muito barato para bater o índice, o que acabou trazendo uma rentabilidade negativa para o plano.

    ResponderExcluir
  22. PEPINOS & ABOBRINHAS

    Concessão(nova nomenclatura para privatizações) estilo PT

    O governo acaba de adiar, “sine die”, o leilão para concessão de ferrovias, dectaram que não haveria interessados. Estava previsto investimento de R$ 100 bilhões na ampliação da malha ferroviária em mais 10.000 km. Caramba, com os R$ 50 bilhões previstos como custo do trem-bala(felizmente, também adiado), poderiam ser construídos 5.000 km de boas ferrovias. O problema das concessões petistas é que eles impõem condições inviáveis, como por exemplo, pedágios onde se pagava R$ 1,30, e que agora as concessionárias estão ameaçando abandonar, se os contratos não forem aditados, o que significa aumento de preço. Outro “pobrema” que reclamam os investidores é que o governo, muitas vezes, quer entrar como sócio, inclusive tendo poder de veto nas decisões. Devido a isto, exigem que o governo, cada vez mais, entre com o dinheiro, há casos em que financiamentos a juros subsidiados representam mais de 70% do valor.
    Para nós, míseros mortais, sobra a conta. O governo já repassou ao BNDES mais de R$ 500 bilhões, a juros subsidiados(nossos impostos pagam) e, no que nos toca diretamente, estão forçando os fundos de pensão a participarem de negócios de retorno duvidoso.

    ResponderExcluir
  23. Caro colega Wilson,
    Este é o grande risco. Como nos governos anteriores, quando faltavam investidores para assumir investimentos em infraestrutura, acaba sobrando para os fundos de pensão de estatais. Foi isso que aconteceu na época das privatizações. Ainda bem que a maioria foi muito bem sucedida, mesmo com a discordância do PT. Espero que não aconteça o mesmo nessa série de concessões, leilões que acontecerão até o final do ano.

    ResponderExcluir
  24. Prezada Professora Cecília, saudações cordiais.

    Fora da pauta, eu lhe pergunto, pela sua experiência de diretoria da PREVI: hipoteticamente, SE o Estatuto fosse alterado, fixando o mandato dos diretores em dois anos, sem reeleição E sujeito a destituição, no caso de, exclusivamente, a FAABB conseguir levantar 3/4(75%) de assinaturas, entre as AFAs, após avaliações insatisfatórias da gestão, isso seria prejudicial/negativo, para a administração da PREVI, embora, ao mesmo tempo imprimiria maior fidelidade aos compromissos de campanha?

    Grato e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "Outras sementes caíram no meio de espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Quem tem ouvidos, ouça!"
    Mateus 13, 1-9.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega Fernando,
    Na minha opinião, dois anos é pouco tempo analisar a performance de um dirigente, principalmente em um fundo de pensão como a Previ. Por isso precisamos escolher bem quem serão nossos representantes para não ficarmos nessa agonia. Nem sempre a situação econômica de um fundo de pensão é culpa de seus dirigentes. Precisamos separar bem para não cometer injustiças.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Daisy:
    De fato o nosso colega Aldo prometeu retomar a sugestão que apresentei ao Grupo Temático da ANABB em março de 2013, para alteração do Regulamento da PREVI, mudando critérios de reajustes de benefícios.
    Salvo engano, o colega Aldo não compareceu na última reunião, ocorrida dia 5 de setembro.
    Continuo na expectativa de que este assunto seja aprofundo e submetido ao Conselho da PREVI. Para encaminhamento, basta adesão de 1% dos participantes e assistidos. Dada a importância deste assunto, acredito que podemos conseguir mais de 10% de adesões dos participantes e assistidos, por escrito. Estou enviando cópia desta mensagem para os integrantes do grupo temático que trata do Plano I da PREVI e para outros grupos. Permanece no radar.
    Como você e muitos colegas sabem, são 3 bandeiras que venho defendendo há muito tempo:
    1 - Mudança nos critério de reajustes de benefícios;
    2 – Extinção de benefícios privilegiados concedidos a dirigentes do Banco, Previ e subsidiárias, com o cumprimento do Teto de Benefícios, aprovado em março de 2008. Considero este assunto praticamente liquidado. Falta a PREVI cumprir a decisão da PREVIC, expedida no início de junho, concedendo prazo de 60 dias. Vencido o prazo, a PREVI solicitou adiar por mais 90 dias. Existem pressões para o não cumprimento. Veja o pronunciamento do Deputado Augusto Carvalho, que teve minha participação, acessando ao LINK: http://www.youtube.com/watch?v=MC0OKP9SR8c. Estamos acompanhando.
    3 – Aprovação do PDS 275/2012, que objetiva cancelar artigos abusivos e ilegais da Resolução 26/2008 que permitiu a PREVI repassar R$ 7,5 bilhões para o Banco em 2010. Enquanto não cancelados os artigos ou a resolução, o Banco vai continuar usando reservas da PREVI que, pela Lei 109/2001 seriam para revisão de benefícios, sabidamente achatados. Existem R$ 1 bilhão do período 2010 a 2012 para ser usado.
    Para sensibilizar os Senadores a aprovar o PDS 275/2012, continua em andamento o ABAIXO ASSINADO, apoiando o PDS. Segue anexo o modelo do abaixo assinado. Quem ainda não fez, sugiro imprimir, colher assinaturas de parentes e amigos e me devolver, conforme orientação no rodapé do documento.
    Para quem não desejar adotar esta forma que, apesar de mais trabalhosa é a mais efetiva, sugiro assinaturas pela internet, clicando no LINK abaixo:
    http://www.avaaz.org/po/petition/APROVACAO_DO_PDS_2752012_EM_DEFESA_DOS_FUNDOS_DE_PENSAO/?launch.
    Permaneço à sua disposição e de todos.
    Abraço,
    Carvalho

    ResponderExcluir

Poste seu comentário