terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

E ano começou após o carnaval...

Caros Colegas,

Estou de volta às nossas discussões. Praticamente o ano começou nesta segunda-feira e esta semana já apresenta vários eventos e reuniões para discutir as perspectivas para 2013.

Em relação à Previ, nenhuma novidade. Parece que o ano ainda não começou. Em relação às demais entidades, nada de interessante. No site da Anabb, a única matéria que chama atenção desses últimos meses foi a reunião com o Diretor do Banco e alguns diretores da Anabb sobre o novo plano de cargos e funções que o Banco está implementando. Fora isso, nenhum assunto que valesse a pena ser discutido.

A outra notícia é que tudo leva a crer que o novo Presidente do Conselho de Administração da Brasil Foods (fusão das empresas Perdigão e Sadia) será mesmo o empresário Abílio Diniz, que investiu 60 milhões de reais na compra de ações da empresa no final do ano e que acabou dando resultado. Segundo o blog Radar Online, da Veja, os fundos de pensão - Previ, Petros e Valia querem que o ex-controlador do Pão de Açúcar seja o novo Presidente. A Petros desmente, dizendo que não apoia o nome de Abílio à presidência. A eleição do novo presidente do Conselho da BRF deverá ocorrer em 08 de abril quando haverá a assembleia geral de acionistas.

Vale lembrar que a Previ não teve boas experiências com negócios feitos com o empresário, porém, pelo visto, ela continua apostando no empresário. O Conselheiro de Administração indicado pela Previ na empresa é o Diretor de Administração, eleito pelos associados, Paulo Assunção. O que será que está por traz de tudo isso?

Outro boato que circula por aí, é que haverá pressão para a Previ entrar no leilão do "trem bala". Pois é, meus amigos, agora o boato é forte e como está tudo quieto demais e não há oposição, é bem possível que isso aconteça. Não dá para dizer se será um bom investimento ou não, pois tudo está muito nebuloso em relação ao leilão.

Outro ponto a ressaltar é que nossa enquete foi encerrada e que houve, praticamente, empate técnico com 51% apoiando a antecipação e 48% que não apoiaram a antecipação. Dessa forma, fica muito difícil continuar defendendo uma proposta que não interessa à maioria dos colegas.

Bem, Colegas, o ano começou, porém a antecipação do reajuste dos aposentados para janeiro parece que ficará mesmo para a data normal, pois até agora nenhuma notícia. Pode ser que agora que o ano começou, a PREVIC e os órgãos governamentais apresentem o "de acordo". Ou chegaremos a conclusão que foi mais uma promessa que não será cumprida.

34 comentários:

  1. É muito comum cerrar fileiras em uma única direção, enquanto que furtivamente em outra direção se aproxima o mal maior que nos colhe de surpresa, o projeto trem bala é a mãe de todas as patifarias, é a corrupção suprema, o alerta tem que ser dado, a categoria está muito fragmentada, precisamos de mobilização e muita força, que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília,

    Desejo um excelente retorno. Gostaria de saber sua opinião sobre esse cancelamento de convênio INSS x Petrus. Pode acontecer com a Previ de repente sem aviso nenhum?

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cecília e colegas,

    Acabo de receber e-mail do colega Antônio José de Carvalho (dono do Blog PREVI-CASSI-ANABB) comunicando que apresentou proposta ao grupo temático de estudos na ANABB sobre reformulação do Plano de Benefícios 1 da PREVI.

    Conforme autorizado pelo autor, disponibilizo a íntegra de sua proposta no link abaixo:

    https://docs.google.com/file/d/0B2apQ70fp3uSU0lmSU5OSEFvSWs/edit

    Achei-a muito interessante e acho que todas nossas representações, inclusive os eleitos por nós ocupando cargos na PREVI deveriam trabalhá-la com muita seriedade e celeridade, visando, após finalizados os estudos, apresentação ao Conselho Deliberativo da PREVI endossada por um grande número de participantes e assistidos seus subscritores (o quorum mínimo é de 1% dos associados, mas tenho a convicção que conseguiríamos um número muito maior do que este).

    Está lançada a grande oportunidade de nos unirmos em torno de nossos objetivos consensuais e promovermos a construção desta proposta conjuntamente, para que alcance grande representatividade, face ao elevado número de assinantes.

    E por estar a ANABB sediada em Brasília, seria o local ideal para esta construção e, após apresentação à PREVI, trabalhar por sua aprovação nos órgão que se fizerem necessários, através de forte e perspicaz “lobby”.

    Salvo melhor juízo.

    Um fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ola Cecilia, seja binvinda, após merecido descanço e no convivio de sua familia, espero que tenha conseguido bons dias nesses dias de sua ausencia. Gostaria, particularmente de participar do adiantamento do BET, e já respondi sua pesquisa. No dia 22, sexta, havera a reunião da Retirada de Patrocinio , assunto em pauta, espero que faça o favor de nos comunicar, a mim e colegas aposentados e pencionistas de Cambé-PR, bem pertinho de Londrina. Aqui Goulart, apos. do bco, agradecendo seus sabios comentarios e oportuna como sempre participaçao nos assuntos de nosso interesse. Seja, como sempre, benvinda. aposentado de Cambé-PR

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecília,

    Veja a lista das empresas "Clientes" da Consultoria de Antonio Palocci, o Pão de Açúcar=Abílio Diniz à época, está lá....


    http://www.dzai.com.br/nunes/blog/blogdovicente?tv_pos_id=83600
    Blog do Vicente, do Correio Braziliense

    25.05.2011
    VEJA A LISTA DAS EMPRESAS QUE CONTRATARAM A EMPRESA PROJETO, DE ANTONIO PALOCCI


    O blog teve acesso à lista com parte das empresas que contrataram a Projeto, consultoria do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que multiplicou por 20 o seu patrimônio em apenas quatro anos.


    Itaú Unibanco

    Pão de Açúcar

    Íbis

    LG

    Samsung

    Claro-Embratel

    TIM

    Oi

    Sadia

    Embraer

    Dafra

    Hyundai Naval

    Halliburton

    Volkswagen

    Gol

    Toyota

    Azul

    Vinícola Aurora

    Siemens

    Royal Transatlântico


    Brasília(DF)

    ResponderExcluir
  6. Cara Dra. CECÍLIA:


    Graças a Deus que a PREVI não entrou no "mico" da TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. A entrega estava prevista para o último dia do governo LULA (2012), mas Da. DILMA, já disse que a obra só estará completamente concluída em fins de 2015.
    O TREM BALA será a SEPULTURA FINAL de assistidos, pensionistas, agregados, etc., etc., caso a PREVI, "por bem" ou "por mal", entre nessa "roubada".

    JOSÉ AFONSO SOBRINHO - Natal - (RN), 20.02.2013

    ResponderExcluir
  7. Cláudio Roberto Almeida20 de fevereiro de 2013 às 11:40



    Cecília.

    A antecipação do BET opcional, isto é, para quem quiser.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vinda novamente, Cecilia. Estou precisando da antecipaçõa do Bet, por ser viuva e receber essa miseria de 60%. Lute por nós!!

    ResponderExcluir
  9. DR CECILIA, A PARTIR DE QUANDO A ANTECIPAÇÃO DO BET?

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cecília e colegas,

    Preciso de uma informação urgente para fazer um novo empréstimo simples. Qual é a diferença entre o ES-A e o ES-B? Essas tabelas não estão aparecendo no site da Previ. Elas só aparecem no momento de contratar, e como o atendimento da Previ está fechado a essa hora, não tenho como obter essa informação pra hoje.
    Grata e abraços

    ResponderExcluir
  11. Caro colega anonimo das 19:06h,

    Segundo informações no item "perguntas e respostas" (copiado abaixo), não há diferença entre os termos.

    19. Qual é a diferença entre o "ES-A" e o "ES-B" nas operações de ES Rotativo disponíveis para os participantes/assistidos do Plano 1?

    Não há diferença. As nomenclaturas utilizadas nas modalidade de ES tem o objetivo de facilitar o controle de suas operações, tendo em vista a possibilidade de contratação e manutenção de dois empréstimos rotativos.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 16:04h,

    A antecipação do BET parece que.não está em discussão na Previ. Aqui no blog é que levantamos essa possibilidade. Seria a antecipação do que se pagaria este ano em uma única vez.

    ResponderExcluir
  13. E o convênio INSS X Previ?

    ResponderExcluir
  14. Colega anônimo das 08:01h,
    Desconheço qualquer movimento da Previ para acabar com esse convênio. Não acredito que a Previ siga a decisão do Petros.

    ResponderExcluir
  15. BB bate recorde e lucra R$ 12,2 bi em 2012, com juros menores. Só resta saber qual foi a “contribuição compulsória” que a mais nova e rentável “subsidiária” Previ forneceu para esse “magnífico” resultado. BB e Previ botando pelo ladrão e aposentados e pensionistas mendigando empréstimos, adiantamento de Bet e correção de benefícios mais condizentes com o perfil dos associados do “PB-1”.


    ResponderExcluir
  16. Olá, Cecília e colegas,

    Preciso de uma informação urgente, se banco do brasil ainda faz o CDC para adiantamento do BET, como já o fez no passado, pois os funcionários de minha agência não souberam me informar. Iriam pesquisar e me dar o retorno, o que não aconteceu até o momento.
    O serviço do BB ficou muito a desejar, principalmente com os aposentados

    ResponderExcluir
  17. Puxa, quanta ansiedade.Sofrem por antecipação,votam errado por sofreguidão !
    Vejam as manifestações sobre BET, INSS,REAJUSTE EM JANEIRO...
    Tenham calma! Aprendam a entender as notícias.

    ResponderExcluir
  18. Prezada Cecília,

    Quanto ao desligamento da PETROS do convenio com o INSS (parece-me que seria chamado de Sistema Prisma e identico ao utilizado pela PREVI), a iniciativa de denúncia contratual teria partido do próprio órgão oficial de previdencia e não da EFPC.

    Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

    ResponderExcluir
  19. Caro colega anônimo das 09:55h,
    Eu desconheço qualquer operação neste sentido, mas é uma excelente idéia.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega anônimo das 09:55h,
    Eu desconheço qualquer operação neste sentido, mas é uma excelente idéia.

    ResponderExcluir
  21. Caro colega Faraco,
    Essa discussão já tem tempo e a Previ sempre negociou a continuidade. Espero que continue nesta linha.

    ResponderExcluir
  22. Cara Cecília a decisão ontem do STF determinando que os processos que envolvam previdência complementar são de competência da Justiça Comum é muito prejudicial para nós uma vez que a Justiça Trabalhista é mais ágil.

    ResponderExcluir
  23. Ref. a competência da Justiça Comum para julgar ações da previdência complementar o problema é que enquanto a Justiça Trabalhista (TST) já tinha o entendimento definitivo de que o estatuto válido para cálculo da aposentadoria é o vigente na admissão do funcionário a Justiça Comum tem entendido que é possível a alteração dos regulamentos e que as alterações devem ser aplicadas a todos os participantes com exceção daqueles que já tiverem as condições exigidas pelo regulamento anterior na data da alteração.Valeu TST por tudo mas não adiantou.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, olhando os demontrativos do balanço do BB, a PREVI, contribui em outras receitas, como CONSTA a nota explicativa 22-e. Seria isso?

    ResponderExcluir
  25. Cecília querida, v. não entendeu o comentário do colega das 9.55hs.
    Em anos anteriores(2) o Banco fez um CDC lastreado pelo BET .Não é só uma ideia; a operação existiu.
    Para o (a) colega, confirmar se existe, peça aos atendentes na agencia consultarem a Super jurisdicionante.
    Falando em operações de crédito, que lucro" gordo". 12.2 bi.Vai render um também "gordo" PLR e com um "magro" IR.
    E para nós assistidos...!!!

    ResponderExcluir
  26. Também espero pela liberação do Bet/2013 ou 2014 recebido antecidapadamente, a volta do CDC lastreado pelo Bet, seria uma solução viável, para quem precisa, qualquer valor é bem vindo, é assim que o BB e a Previ conseguem que votemos sim a tudo que eles mal intecionados querem, nos esmagam até passarmos fome, aí qualquer centavo aceitamos às custas de acordos gritantemente prejudiciais para nós aposentados e pensionistas do PB1,

    ResponderExcluir
  27. ÓI NÓIS SE FERRANDO T'RA VEIZ

    Se sair a antecipação do reajuste dos benefícios para janeiro, o índice será 3,82%. O índice de janeiro/2013, que só incidirá em janeiro/2014, fechou em 0,92%; com a tendência de alta da inflação, o reajuste que teríamos em junho, se tudo continuasse como está, seguramente seria superior a 7%. Apesar de alguns, com as finanças estouradas, estarem torcendo para receber algumas merrecas agora, com a antecipação, acho que o mais vantajoso seria manter o próximo reajuste em junho, e implementar a antecipação em janeiro/2014.

    ResponderExcluir
  28. Colega Fernando (19:35),

    Tenho informações do Gerente de Atendimento PREVI, Roberto Gonçalves, que :
    "Em 2012, a Previ pagou à BBDTVM, a título de taxa de administração, performance e despesas das avaliações dos ativos por seu valor econômico o total de R$ 21.138.890,96"

    O BB gerencia 3 fundos (BBRF IV, BB Carteira Ativa e BB Carteira Livre onde a PREVI (Plano 1) aplica R$ 80 bilhões.

    ResponderExcluir
  29. Oi Cecilia. Tenha um bom retorno. Seu blog é muito bom e por mim consultado diariamente. Sou da mesma opinião do colega WILSON que em sua postagem (23/02- 12:16) se manifestou sobre a inconveniência da antecipação do reajuste dos benefícios p/janeiro/2013, uma vez que a inflação está em alta e o Governo já está tendo dificuldades de controlar preços. O correto é continuar recebendo nossos benefícios até maio/2013 pelo atual sistema e aguardar um reajuste bem superior a 7% para o mês de Junho/2013. A implementação da mudança deve ficar para Janeiro/2014 juntamente com o aumento do INSS.
    Minha opinião. Abraços/EFB.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite,Drª Cecilia infelizmente aqui no Brasil manda que pode é obedece quem tem juízo,e tudo isto vai acabar em pizza pois o BB e a Previ são protegidos do GOverno,os associados entraram na justiça e simplesmente serão enrolados como tudo e nesse pais,como já sitei em blogs anteriores,já dirrubaram um Presidente vcs tem a força donos de blogs e só se reunirem e planegarem uma forma de pegar o que é de direito de vcs numa forma passifica,pois do jeito que as coisas estao andando vcs a cada dia estao perdendo seus poderes de compras e muitas das vezes se desfazendo de bens para cobrir outros compromissos.

    ResponderExcluir

  31. Colegas do Blog,
    Peço que façam uma reflexão:

    Parem de "falar" em coisas insignificantes tipo:

    -ES: -"Coisa" já definida/2013, caso consumado; (Falem em 2014,OK);

    -Reajuste em janeiro/13 ou junho/13 - Tanto faz...pÔ;

    -Adiantamento OPCIONAL DO BET:
    - Isso na VERDADE NÃO EXISTE. Não tem FUNDAMENTO. Em sendo liberado, TODOS iriam garantir-se e aplicá-los na "poupança". Claro.

    ADENDO: Colega Cecília, considerando-a uma pessoa inteligente fico sem saber se a pesquisa em seu blog foi feita com seu aval pessoal ou por liberalidade. Na enquete não foi levada "em conta" a PARTE POLÍTICA DA QUESTÃO. Melhor seria, creio eu:

    - Voto SIM pelo adiantamento, para pagar minhas contas e/ou coisas que o valham;
    - Voto NÃO pelo adiantamento. A PREVI ou ALGUÉM responderá POLITICAMENTE ou JUDICIALMENTE pela extinção do BETinho.

    -Continuando...( ao contrário.. )

    FALEM, opinem em coisas que nos INTERESSAM REALMENTE, tipo:

    -PROPOSTA DE REAJUSTES do plano 1 elaborada/estudada por nosso brilhante colega Antonio Carvalho perante aa ANABB/OUTROS. Vamos atuar para atingir o percentual (1%) exigido para que a referida proposta possa tramitar no âmbito da PREVI.
    Maiores informações no blog do proprio Carvalho (google) ou no REDE-SOS.

    /lui.




    ResponderExcluir
  32. Sobre a matéria das 00:44 hs., parece-me que seu autor quer direcionar os comentários apenas para assuntos de seu interesse. O que faz os blogs interessantes é a pluralidade de opiniões,o genial Nelson Rodrigues já dizia "toda unanimidade é burra".

    ResponderExcluir
  33. Prezada Cecilia:
    Bom retorno!.
    Devemos ter um ano com muitas discussões sobre a PREVI.
    Continua sem aprovação a retirada do patrocínio.
    Comenta-se sobre a redução de 25% para 15% o percentual da reserva de contingência que incide sobre a reserva matemática. Por trás de tudo deve está o Banco. Será que o CGPC vai mais uma vez atropelar a lei 109/2001, a exemplo da resolução 26/2008?
    Dias atrás enviei sugestão ao grupo temático ANABB e compartilhei com os colegas para mudança nos critério de reajustes dos benefícios. O objetivo é elevar nossos benefícios, evitando a formação de reservas, como vem ocorrendo desde 2005, para dividir com o Banco, através de manobras, burlando até a lei.
    Observei os comentários feitos em seu blog por "Juarez e Lui".
    Quem desejar conhecer a sugestão acesse ao meu blog: ajccarvalho.blogspot.com
    Quem desejar receber a planilha solicite através do e-mail: ajccarvalho@bol.com.br
    Abraço,
    Carvalho

    ResponderExcluir

Poste seu comentário