sexta-feira, 28 de maio de 2010

De volta no meio da confusão

Colegas,

Impressionante as mudanças nesses 20 dias que me afastei das notícias. Parafraseando o nosso Presidente Lula, "nunca antes na história deste país houve uma mudança tão radical na diretoria da Previ, nem em mudança de governo". O mais estranho é acontecer tudo isso no governo PT ou será que o partido que está dando as cartas é outro?

A boa notícia é que a Chapa 3 venceu as eleições da Previ e, no caso da Diretoria de Planejamento, o novo Diretor (Vitor Paulo) era Gerente na minha gestão. Acompanhou todas as decisões e participou da gestão da área. Tem grande conhecimento sobre a Previ e pode nos ajudar muito a avançar em defesa dos associados e na solução do impasse criado pela Resolução CGPC 26 para discussão da utilização do superávit e, principalmente, estar preparado para o que vem por ai, pois tenho certeza a mudança radical na Previ não foi a toa, tem um objetivo bem definido.

Conforme várias matérias divulgadas na mídia, a candidata Dilma à Presidência da República deixou claro que espera que os Fundos de Pensão tenham uma participação efetiva nos investimentos de infraestrutura no País. Da mesma forma, o Banco do Brasil precisa de caixa para comprar os ativos que ele está de olho. Logo, na minha opinião, a turma que estava na Previ não estava dando a rapidez que a candidata precisava e colocaram um executivo preparado e com um perfil de agilidade no cumprimento das missões colocadas na mesa. Também temos que lembrar que existe uma briga interna do PT entre a turma de São Paulo e a turma de Minas Gerais que também influenciaram nessa mudança.

Os representantes dos associados na Previ, tanto na Diretoria como no Conselho Deliberativo, terão um papel fundamental nesse processo para que a Previ não venda ativos rentáveis de renda variável para investir em novos "micos", apresentados sob a forma de sucesso e, que no futuro impactem negativamente no nosso patrimônio.

Tenham certeza que o blog estará mais ativo do que nunca e, agora, com total liberdade para colocar minha posição sobre os assuntos relacionados à Previ.

Obrigada pela participação e conto com vocês nesse processo!!!

64 comentários:

  1. Cara Cecilia,
    Obrigado por ter voltado, espero que através de você, nós fiquemos bem informados sobre as falcatruas que estão querendo fazer com nosso fundo de pensão. Se não olharmos/cobrarmos, em muito pouco tempo a PREVI estará quebrada.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Espero que mesmo fora da diretoria da Previ, seu blog continue e que livre das amarras do cargo, e pelos conhecimentos de causas, sejas porta voz dos nossos pleitos. Adeus.

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Primeiramente gostaria de demonstrar a minha satisfação pelo seu retorno ao nosso convívio. Em seguida esperar que Você esteja totalmente livre dos óbices que o cargo lhe impunham e que a impediam de emitir determinados pontos de vista sobre assuntos importantes para os associados do nosso “PB-1”. Nessa linha de raciocínio digo que li matéria estampada em diversos jornais que tratam de assuntos econômicos sobre a substituição, “por atacado”, ocorrida na diretoria da Previ. Todos dizem que nada aconteceu por acaso. No que concerne especificamente aos interesses dos aposentados e das pensionistas, falou-se que a nova diretoria assume com o principal objetivo de resolver os graves problemas existentes gerados pela edição da resolução 26 do CGPC. À vista do exposto agradeceria se Você analisasse se realmente há possibilidade, ainda no ano em curso, de haver discussões maduras entre o patrocinador e os representantes dos associados com vistas a uma possível distribuição da pujante reserva especial para revisão do plano de benefícios que se encontra já há três anos consecutivos engessada para os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  5. Querida Cecilia,

    Muito bom tê-la de volta, precisamos de sua ajuda para resolvermos primeiramente a solução da distribuição do superávit antes que aconteça alguma nova crise ou o governo meta a mão nele como se fosse patrimônio público para obras inócuas, enquanto os aposentados e pensionistas da Previ passam por necessidades e nada recebem do superávit .
    Cecília para que cargo voce foi?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. BOM RETORNO, CECÍLIA! ESPERO SUA PARTICIPAÇÃO NESSE SEU BLOG COM MUITO MAIS BRILHO E PROFICIÊNCIA(VIRTUDES QUE LHE SÃO CARAS) EM NOSSA DEFESA. RECEBA MEUS CUMPRIMENTOS E PROSSIGA EM FRENTE COM OUSADIA E VIGOR NOS EMBATES QUE SE AVIZINHAM!

    ResponderExcluir
  7. Não comungo com a ideia de que "os representantes dos associados na Previ, tanto na diretoria quanto no CD, terão papel fundamental nas questões de direcionamento das aplicações financeiras..." como sugere seu texto. Quem vai decidir unica e exclusivamente na prática é o presidente Ricardo Flores, que, aliás, já disse que vai procurar a melhor rentabilidade e segurança. Os demais membros vão apenas dizer "Amém". Ninguém é hipócrita em acreditar que algum novo membro vá fazer qualquer diferença na diretoria. Até porque continua lá o oportunista Sasseron. Este Vitor Paulo que entra em seu lugar, Cecília, vai seguir os passos que você trilhou.
    Para concluir, você mesma Cecília, hoje livre das amarras da Previ, ainda continua com o rabo preso junto à maldita Anabb (percebeu a troca de cadeiras na diretoria?).
    Enfim, tudo continuará como dantes no reino de Abrantes.

    ResponderExcluir
  8. Cara Colega Cecília Garcez.
    Bom retorno ao seu blog, este blog sempre foi aberto para que pudéssemos contra por idéias, foi palco da maior pressão para o realinhamento do empréstimo simples já visto por aposentados e pensionistas do PB-1.
    Gostaria desde já lhe cobrar, este talvez que seja o assunto da maior relevância neste momento, que seria um novo e ajustado realinhamento nos produtos oferecidos a todos os participantes do PB-1.
    Como sabemos e você mesma bem colocou em seu mais novo post, a nosso eminente patrocinador esta querendo o que acha ser seu por direito.
    Você quando estava a frente da diretoria de planejamento sempre foi taxativa em dizer que não concordava em “dividir” metade do superávit.
    Por força da lei, este ano teremos que ter a distribuição desse montante destinado para a revisão do plano de benefícios.
    Já estão dizendo que para os dirigentes da previ, em 2008 não houve superávit, mas se esta afirmação for verdadeira, a diretoria da qual a colega fez parte irá responder judicialmente ao rigor da lei, o fato de durante todo o ano de 2008 as contribuições permanecerem suspensas,e a contabilização mesmo que sobre fato relevante do Banco do Brasil,e sobre a afirmação dos mesmos dirigentes de que não saiu um centavo dos cofres da previ.
    A gestão, planejamento e uma serie de normas e regimentos internos não poderão ser mudados de uma hora para a outra, acredito que dentro de uma organização forte e lucrativa como a previ deva haver uma escala tanto nos investimentos,quanto na aplicação dos recursos a fim de garantir o pagamento dos colegas( futuros aposentados ).
    Somos hoje 19 mil pensionistas, vivendo as margens do anonimato, sendo cruelmente esquecidas pela leva de dirigentes que entram e saem da previ, o nosso tão sonhado aumento sempre fica para depois, e com isso nossa saúde financeira se agrava a ponto de não termos mais saída, sempre a espera de um milagre, que se poderia concretizar através da promessa da chapa apoiada por você Cecília, sobre o realinhamento permanente do empréstimo simples. Item 4 da proposta do superávit.
    Gostaria imensamente de poder contar com seu apoio para pedir ao seu colega de trabalho que já na próxima reunião, oficialize a pasta da seguridade este novo realinhamento, mais pedindo atentamente para mudar significativamente o “prazo” desse novo realinhamento.
    Para finalizar colega Cecília eu gostaria de dizer, que tudo que esta ocorrendo, o medo das mudanças, uma diretoria inteira substituída, foi fruto da inoperância que se deu a favor dos legítimos donos desse patrimônio, pessoas que durante toda a sua vida laboral dedicou fielmente a esta instituição (BB), nela colocou todas suas economias, para no finzinho da vida mendigar um simples realinhamento de ES.
    Resta agora a todos nós brigar para que pelo menos os mais abastados não se julgue donos desse patrimônio sozinho, e conceda para nós ainda em vida, mesmo que seja apenas a metade.
    Eu divido a minha parte sim!!! Mais quero ter o direito de receber enquanto tenho vida, não posso esperar mais, e a minha parte compõe parte do patrimônio do nosso patrocinador, pois ele reverteu em muitos empréstimo que tenho La,e gostaria de paga-los com aquilo que ajudei a construir,na beira do fogão,lavando passando,cozinhando,fazendo da minha família um porto seguro,para hoje nós meus 64 anos de idade bater em varias portas e velas fechadas,por um simples ( SPC ou Serasa ) que a previ nos força a dever.
    Aquele agiota que bate todos os meses no dia vinte,vim buscar o que é meu,e que mi serve de complemento para pagar os diversos tipos de remédio que sou obrigada a beber todos os meses.
    Luto e muito para ter pelo menos esses direitos nossos averbados em forma de pagamentos mensais, o qual mudaria e muito o fim dessa triste história de vida.
    Rosalina de Souza, brasileira, pensionista de um dos maiores fundos de pensão da América latina ( PREVI ).

    ResponderExcluir
  9. Cecília, bom que você retornou. Além das mudanças na Previ, também ocorreram mudanças na Anabb -=só que na calada da noite-. Vamos aguardar se já neste nosso reajuste de junho/10 possa ocorrer melhoria dos benefícios, com um índice que contemple todos os aposentados e pensionistas.

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília,
    Você alerta no post a possibilidade de a Previ vir a incorporar novamente entre os seus investimentos mais alguns “micos” que porventura possam ser empurrados goela abaixo para satisfazer interesses de terceiros, totalmente dissociados dos principais objetivos dos associados do “PB-1”. E eu que imaginava que a relação dos “micos” mais relevantes se restringia ao Le Meridien, ao Hop Hari e à Costa do Sauípe. Pois é, lendo o blog de Romildo Gouveia, tomei conhecimento do aparecimento de mais um espécime em nossa “floresta”. Trata-se de um hotel “06 estrelas” em São Paulo. “Abandonado há oito anos no Parque Burle Marx, empreendimento da Previ e do grupo Birmann está sendo vendido para a espanhola OHL”. A matéria completa, de responsabilidade do jornal O Estado de São Paulo, se encontra transcrita no blog do Romildo. Como diria aquele conhecido âncora de telejornal: “Isto é uma vergonha”.

    ResponderExcluir
  11. Quem são? O que fizeram?3 de junho de 2010 às 15:36

    Voltando Cecilia,
    Gostariamos de saber do passado dos que comporão a Nova Diretoria Executiva da nossa PREVI, que terá:
    Ricardo José da Costa Flores(Presidente- indicado BB-)
    Renê Sanda (Investimento-indicado BB)Marco Geovanne Tobias da Silva(Participações-indicado BB) Paulo Assunção de Souza (Administração-eleito p/participantes).
    Quanto aos 2 restantes (Vitor Paulo e Sasseron -Planejamento e Seguridade- já comentaste e já os conhecemos.

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vinda. Voce estava fazendo falta.

    ResponderExcluir
  13. Huuuuuuuum? Vamos ver mesmo a verdade nua e cruz, como diziam meus pais, sobre a previ ?

    ResponderExcluir
  14. CARA CECILIA,"a candidata Dilma deixou claro que espera que os fundos tenham uma participação efetiva nos investimentos de infraestrutra no país". Cecilia isto quer dizer que lá vai o nosso superavit, né. "Logo, na sua opinião a turma que estava na Previ (voce por acaso) não estava dando rapidez que eles precisam para tomar o nosso dinheiro, né.
    "tenham certeza que este blog, está agora com total liberdade para opinar a minha(sua) posição(que dizer que voce estava acuada para opinar sobre os assuntos que nós levavamos até voce? ESTAVA EMCIMA DO MURO ?
    Aguardo notícias
    até breve.
    Airton

    ResponderExcluir
  15. Cecília,
    Que bom tê-la de volta !!!
    Concordo inteiramente vamos ¨vender¨ Sauípe e ¨construir¨ outros afinal a ¨grana¨ está sobrando!!!rsrsrs...
    E, ainda mais o País está precisando da Copa para se promover...agora se depois não tivermos o retorno esperado é outra conversa. Por quê será que os americanos de Chicago, ¨desistiram¨ de ser a sede do Mundial? E o superávit alguma novidade? Seja bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  16. cavalcante disse:
    bem vinda colega Cecilia. Peço desde já, dentro de suas possibilidades, que defenda, cobre lute por novo realinhamento do limite e prazo (máximos) do Empréstimo Simples. Não há outra saída para a grande maioria dos aposentados e pensionistas até que a Previ se diponha a distribuir nosso Superavit.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  17. Feliz regresso, embora ainda com certa lentidão.Espero que os eleitos não me decepcionem e nem se acorvardam perante os poderosos, haveremos um dia ,quem sabe ,muito próximo de expurgá-los.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Cecilia, nós sem duvida precisamos de alguem que nos informe o que ocorre nos bastidores, pois se esperarmos da PREVI...Espero que tenha um bom retorno e continue batalhando pelo nosso patrimonio

    José Luiz

    ResponderExcluir
  19. Cecília bom retorno.

    Compromissos da chapa apoiada pela nobre colega.

    REVISÃO PERMANENTE DOS LIMITES DO EMPRÉSTIMO SIMPLES?.

    E agora como fica esta questão,já que dinheiro para isso há de sobra,será que finalmente vamos ter um limite digno,com prazos bem alongados podendo beneficiar aqueles que ganham menos?.

    Faço votos de sucesso na sua mais nova caminhada.

    E muito obrigado por ter liberado os anonimos a falar em seu blog.

    ISSO É DEMOCRACIA!!!!.

    ResponderExcluir
  20. Cecília Garcez, parabéns pela volta da democracia em seu blog.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de lhe dizer o seguinte:

    Voce acredita que teremos revisão de superavit ainda em 2010?.

    Abraços Amadeu Tamandaré.

    ResponderExcluir
  21. CECÍLIA GARCEZ.

    Ficou evidente que o Banco do Brasil,travou uma longa queda de braços com o ex presidente da previ.Pois bem, ele não saiu da previ,como hoje é motivo muita revolta por parte de aposentados e de pensionistas,se vangloria de ter deixado um enorme patrimonio fruto de riscos em bolsas de valores.
    Mas que a sua gestão foi vitoriosa ninguém nega,pois houve sim sucessivos superavits.
    Mas para nós nada houve de concreto,a distribuição não etingiu todos os colegas e ainda gerou muito revolta com o tal renda certa.
    Com seu apoio a chapa 3 saiu vitoriosa do pleito de 2010,mas por outro lado ficou muito evidente que voce Cecília Garcez é a favor do teto de 100%, proposta feita pela sua chapa 3.
    Todo o tempo voce firmou que nunca foi e nao era a favor desse teto que só beneficia os autos salarios dos colegas aposentados.
    Como se explica essa incoerência,nessas afirmações?.

    Samuel Antunes de Andrade

    ResponderExcluir
  22. Colega Cecília,
    Essa chapa 3 venceu de novo. Pelo jeito continuará tudo do jeito que está. E o superávit? E a melhora em nossos benefícios? A PREVI não fala mais nada, sempre diz que tem que seguir as normas do governo. Com a chapa 1 eu tinha alguma esperança de mudanças, mas não deu de novo. Gostaria de saber quando todos nós morrermos, o que será feito da fortuna deixada pelo plano 1? Um montante que cresce sem parar e não se traduz em nenhuma melhora em nossos benefícios.

    A proposito Cecília quando teremos uma nova revisão do empréstimo simples?.

    ResponderExcluir
  23. Colega Cecília,
    Quero ver até quando vão ficar enrolando os pobres velhinhos que dependem desse plano 1. Isso já passou dos limites.

    Como o moço eleito era seu Gerente na administração passada,seria de bom grado que voce o convencesse a buscar forças dentro desta nova gestão para a ampliação dos limites do E.S.
    O governo quer os recursos da previ para novos investimetentos em infra estrutura e nós não podemos ter melhores condições de trocar de carro, reforma a nossa casa,fazer uma viagem.

    CECÍLIA COM OS NOSSOS PROVENTOS NÃO ESTA DANDO PRA ESSAS COISAS,E É POR ISSO QUE NECESSITAMOS DE UM NOVO E.S "URGENTE".

    BOM RETORNO.

    ResponderExcluir
  24. Inestimada Colega Cecília Garcez.

    Bom retorno.

    O Banco nutre esperanças de que a recente resolução do CGPC (nº 26, de 29/9/2008), atualmente em fase de sofrer questionamentos jurídicos da parte de diversas entidades representativas, lhe permita usufruir parte da Reserva Especial sob a forma de devolução de contribuições, que o artigo 25 da citada resolução chama criativamente de “reversão de valores”.
    Pois bem eu pergunto a nobre colega:

    Todos sabemos que o banco sempre levou a sua parte,em acordos anteriores,não seria a hora da mudança de postura,e "dividir" para que muitos colegas que já estão atravessando o cabo da boa esperança,com 70,80 anos possa receber em vida algum valor referente ao montante desse superavit.
    Ou então que se divida somente a parte que cabe aos colegas aposentados e pensionistas.
    Cecília temos noticias de que muitos colegas não estão dando conta nem de pagar os artigos de primeira necessidade.

    Roberto Afonso Junior

    ResponderExcluir
  25. Pensei que voce tinha liberdade antes, durante seu mandato, em que foi eleita por nós e não fez absolutamente nada a nosso favor, sempre se escorando em normas e regulamentos, sem se dar conta de que era sua função alterá-los. Se não tinha liberdade antes, estava presa a que ou a quem? Tenho vergonha de ter votado em você, mas sei que a vida, através da lei do retorno, vai te devolver em dobro todo o mal que causou a nós aposentados e a nossas famílias.

    ResponderExcluir
  26. Cecilia, bom retorno. Voce fez tanta falta que pode-se perceber no primeiro dia.

    Voce nasceu para ser Votada, candidate-se.

    ResponderExcluir
  27. cecilia, bom retorno, e espero, agora sabendo dos caminhos e a experiencia adquirida,nos ajude a decifrar e enfrentar as feras tanto o BB como a PREVI.

    ResponderExcluir
  28. Afinal, alguém pode me explicar, o que está acontecendo com a Previ? Tenho mais de 20 anos de BB, e nunca vi uma situação como esta. Jamais imaginei que um dia a PREVI nos trataria assim. Que ela, a PREVI, se tornasse um Banco, com Empréstimos que nunca acabam, viram uma bola e um grande problema para todos, uma dívida quase impagável (só a morte liquida ela e nós, é claro), somos literalmente obrigados a renovar a cada 6 meses diante dos míseros vencimentos que temos, das muitas dívidas... Um empréstimo imobiliário que sonhei ter por 20 anos e hoje não consigo utilizar, pois o valor disponibilizado não compra um imóvel bom em minha cidade, por exemplo, e mesmo se comprasse não aguentaria pagar a prestação do financiamento, já que se acumularia como a do ES e aí o salário seria somente para a PREVI. O que está acontecendo??? Vivemos mendigando, os da ativa e os aposentados, por um ES melhor com prazo maior, nos acostumamos com a PLR do BB 2 vezes por ano, o que ameniza no momento que recebemos os rombos na conta, não temos margem para CDC, Renovação Funci, o que estão fazendo conosco? Tentando nos enlouquecer?
    Tem a Cooperforte que também virou uma bola de neve, não conseguimos pagar. Tem a FHE que virou também uma armadilha financeira, meu Deus, o que aconteceu conosco? Não pensei nunca, lá pelos anos 80 quando entrei no BB que viveria esta situação. Meus amigos aposentados, não é só vcs que estão na penúria, estamos todos no mesmo barco, naufragando, morrendo...

    ResponderExcluir
  29. Coléga Cecília, fico contente com o seu retorno e, ao mesmo tempo aproveito a oportunidade para solicitar, de acordo com vários colégas que já se manifestaram no blog, a sua solicitação junto aos diretores eleitos, no cumprimento das promessas de campanha, e principalmente com referência ao prazo do ES. Abraços e obrigado. Rogério.

    ResponderExcluir
  30. Cecília,

    Contamos com você!
    Contamos com você.
    Contamos com você?
    Contamos com você...

    ResponderExcluir
  31. Saem diretores eleitos, entram diretores eleitos e tudo continua como dantes no quartel de abrantes!
    Ou seja, defender o interesse dos participantes que é bom, necas de pitibiribas...
    Estamos f... e mal pagos e, o pior, vamos nos queixar a quem? Ao bispo?

    ResponderExcluir
  32. cavalcante disse:
    emocionante e muito triste o desabafo de D. Rosalina. Quantas "Rosalinas" , pensionistas da Previ, não estão passando o mesmo por aí afora sem mesmo ter conhecimento desse canal(o blog da cecilia)ou mesmo o do previplano1, para relatar suas vidas amarguradas, repletas de débitos impagáveis por conta dos baixos beneficios que recebem.E com isso passando por grandes sofrimentos ,se não bastasse a perda irreparável dos companheiros, nosso colegas de luta no BB.A colocação do colega Roberto Afonso das 07:00hs é uma triste realidade. Conheço pessoalmente, também, vários colegas aposentados e pensionistas, na minha cidade,e tenho conhecimento de outros, que estão passando por seríssimas privações, sendo cobrados por agiotas e bancos.Um verdadeiro pesadelo. Há algum tempo atrás, quando na ativa, estávamos felizes com nossas familias, frequentando as AABB!s, passeando por esse Brasil afora, na ocasião das férias e etc. etc....." Éramos uma grande família" Agora, só tristeza. Não pudemos manter o padrão que tínhamos- e que merecíamos ter - com os baixos benefícoos pagos( à maioria) pela PREVI. Quando surge uma oportunidade para melhorá-los(os benefícios) através do Superavit, aconte essa novela interminável. Quantos já se foram, mais recentemente, e quantos irão ainda colocando novas "Rosalinas" para enfrentar a vida , com a responsabilidade, muitas vezes, de concluir os estudos dos filhos, valendo-se apenas da "miserável" pensão de 60%. É por isso que volto a insistir que ,no momento, urge conseguirmos um realinhamento do E.S. para que se possa respirar um pouco e sobreviver com a esperança de, um dia , receber o que nos e´ devido por lei(o superavit) e assim voltarmos a ter condições de uma vida mais digna.
    Contamos com Você, Cara Cecilia! Grande Abraço

    ResponderExcluir
  33. Colega Cecília,
    O comentário abaixo foi o primeiro que postei por sob o post “De volta no meio da confusão”. Como não o vi publicado estou reenviado-o já que algum desencontro pode ter acontecido. Fico na expectativa de que não tenha sido exercido o seu pleno direito de censurá-lo. Trata-se de assunto do meu maior interesse e entendo como super importante a sua manifestação a respeito.

    Colega Cecília,
    Primeiramente gostaria de demonstrar a minha satisfação pelo seu retorno ao nosso convívio. Em seguida esperar que Você esteja totalmente livre dos óbices que o cargo lhe impunham e que a impediam de emitir determinados pontos de vista sobre assuntos importantes para os associados do nosso “PB-1”. Nessa linha de raciocínio digo que li matéria estampada em diversos jornais que tratam de assuntos econômicos sobre a substituição, “por atacado”, ocorrida na diretoria da Previ. Todos dizem que nada aconteceu por acaso. No que concerne especificamente aos interesses dos aposentados e das pensionistas, falou-se que a nova diretoria assume com o principal objetivo de resolver os graves problemas existentes gerados pela edição da resolução 26 do CGPC. À vista do exposto agradeceria se Você analisasse se realmente há possibilidade, ainda no ano em curso, de haver discussões maduras entre o patrocinador e os representantes dos associados com vistas a uma possível distribuição da pujante reserva especial para revisão do plano de benefícios que se encontra já há três anos consecutivos engessada para os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  34. Colega Cecília,
    Tenho observado que nos últimos dias vêm crescendo significativamente as manifestações de aposentados e pensionistas integrantes do “PB-1”, nos espaços semelhantes a este seu, no sentido de que sejam adotadas providências urgentes com vistas ao realinhamento de valor e prazo de pagamento do produto empréstimo simples Previ. Entendo que com a posse dos novos dirigentes eleitos essa medida deveria se tornar prioritária para discussão quando da primeira reunião de Diretoria que houver. O reajuste regulamentar dos benefícios, agora em junho/2010, não deverá ultrapassar o ridículo patamar de 5,5%. Não vejo a menor perspectiva de iniciarem-se discussões com o patrocinador objetivando a distribuição sem demora da reserva especial para revisão do plano, não obstante o que estabelece a lei complementar 109 no que concerne à utilização dos recursos decorridos três anos consecutivos sem nenhuma melhoria real nos benefícios. Nessa ótica de raciocínio entendo também que possíveis, imediatas e significativas melhorias deverão, invariavelmente, passar pelo aumento do teto do ES sem que seja majorado o valor da prestação atual. Num breve ensaio que fiz, dever-se-ía aumentar o prazo de pagamento para cento e vinte meses. Como exemplo vou citar a prestação de R$1.425,96, que é o valor pago para o teto de R$75.000,00. Esses mesmos R$1.425,96, se o prazo de pagamento for estendido para 120 meses, permitiriam um novo teto que seria em torno de R$100.000,00. Uma eventual preocupação com o endividamento é problema pessoal de cada um dos associados. A Diretoria de Seguridade, responsável pela análise do pleito, deveria se limitar a atender o desejo da grande maioria, já que todos sabemos da pujança do nosso fundo no que concerne à capacidade de emprestar valores dessa natureza sem que haja qualquer tipo de comprometimento na saúde financeira da instituição Previ. Os aposentados e as pensionistas irão agradecer muito o seu engajamento nesse processo de realinhamento, fundamental para que possamos obter êxito nesse nosso pleito. Não esqueço as manifestações havidas quando do último realinhamento em set/2009, iniciadas aqui neste blog. As maiores entidades representativas, responsáveis pela vitória da chapa “3”, têm a obrigação imediata de tornar realidade esse nosso pleito já que se trata de promessa de campanha que as elegeu.

    ResponderExcluir
  35. Olá Cecilia,
    Gostaríamos de saber em qual das 3 Gerências (GEPOC,RISCO ou GEGAP ?)da sua Diretoria de Planejamento, foi gerenciada por Vitor Paulo, e em que período lá atuou o nosso atual Diretor DIPLA ?

    ResponderExcluir
  36. Se me permitir Colega Cecília.

    Aos Colegas Sindicalistas, e as 121 mil famílias do PB-1 Previ.

    O processo de evolução é o que todos buscamos. Consciente ou inconscientemente, não importa. Este é o caminho. Dependendo do meio em que vivemos ou nascemos fica mais fácil ou se torna mais complicado aprendermos a caminhar pelas nossas próprias pernas.

    É óbvio que isso não é por um acaso. Tudo em nossa vida foi atraído por nós. Mas, como isso acontece? Vou lhes dar alguns pontos para serem analisados e que desta forma poderão se tornar suas "pistas". Contudo, cabe a cada um escolher seguir, ou simplesmente abandonar sua pista.

    Uma coisa é certa: um dia irá ter que prestar atenção em si mesmo.
    O que realmente faz a diferença em uma vida são os valores que considero verdadeiros para a caminhada.
    Para nos tornarmos efetivamente seres lúcidos, precisamos levar em consideração alguns pontos, os quais destaco:

    “Dinheiro”. Pode ser a causa ou a consequência de minha vida. Como o encaro ou o que faço com ele pode determinar o meu sucesso ou a minha derrota?

    Desequilíbrio Financeiro. Será que sou vítima dos outros ou de mim mesma?

    Ser. Como me comporto frente a esta verdade? O que realmente significa SER?

    Religiões. O que são e como me comporto com referência a elas vai me permitir ver, ser lúcido ou apenas um seguidor cheio de bengalas?

    Filosofia de Vida. Será suficiente para mim? Tenho que me apegar a mais coisas ou o que até aqui sei e como me comporto já basta?

    Causa e Efeito. Será verdadeiro que minha vida é mesmo causa e efeito de meus valores e do que penso?

    Fazer por agradar. Será que devo ser um ator no meu dia-a-dia e faço o que os outros querem que eu faça, ou anseio que me aceitem como sou?

    Quando você tiver respondido a todas estas perguntas, irá descobrir quem é e o que está fazendo neste planeta e ainda qual o seu grau de evolução...
    Se existirem muitas perguntas as quais não consegue responder é óbvio que você ainda segue alguém...

    Filie-se a nossa “AAPPREVI”,terás a chance de fazer parte do novo pensamento.

    Cuide-se

    Ainda temos tempo de mudar este final de história.

    A união faz a força.

    Cordialmente

    Rosalina de Souza

    Diretora de Pensionistas da AAPPREVI.

    ResponderExcluir
  37. Que curioso! Só mensagens com elogios? Ninguém faz crítica por aqui? Ou faz e não são publicadas? Muuuuuuuuuuuuito interessante! Ao se ler o blog, cogita-se em Prêmio Nobel para Cecília, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  38. Qual a verdadeira cuasa de a Cassi estar promovendo uma pesquisa sobre ressarcimento de medicamentos genéricos.Se for verdade outra tentativa, e na certa terá êxito de diminuição da participação dela em ressarcimento.É incrivel como tentam de todas as maneiras possíveis diminuir nossos benefícios e por cima depois da vergonhoso re3ajuste que está por fim aquentemos uma explicação da Previ que seus aumentos estão acima do concedido pelo INSS.O pior ainda ninguém protesta, todos dizem amém e nossas associações somente prometem nas vésperas da eleições.Só queria ver se Anabb aquentaria tais reajustes.

    ResponderExcluir
  39. Cecilia, ajuda os m necessitados e luta pelo aumento (valor e prazo ) do ES; modificando também a carência.

    ResponderExcluir
  40. Olá, d. Cecilia,

    Já que houve algumas mudanças no seu PERFIL, não é a hora de refaze-lo? Precisamos saber quem é voce agora. Outra coisa, em todos os lugares do mundo onde há previdencia privada, pelo que eu saiba, o dinheiro das contribuiçoes são investidos em obras publicas, também. Não há nada de estranho nisso, pois o investimento tem retorno garantido pelo governo, já que é difícil obras do vulto de uma hidrelétrica, p. ex., darem prejuizo, principalmente no Brasil. Lembro que os investimentos desastrosos citados por colegas foram feitos na época do governo fhc. Durante esses 07 anos do governo Lula não vi, pelo menos nos jornais, nenhuma notícia contrária a meu pensamento. Outra coisa, por favor não procure politizar suas opiniões. A PREVI, instituição, não deveria ser pichada com insunuações partidárias. Existem colegas extremamente influenciáveis e, agindo assim, podem despertar pensamentos negativos contra nossa caixa de previdencia. Acho que, caso queira polemizar, o que lhe é pertinente e de direito, já que esteve intimamente ligada a PREVI, deveria dar o nome aos bois. Agradeço pelo espaço.

    ResponderExcluir
  41. Caros colegas,
    Em primeiro lugar, quero agradecer as mensagens que me dão muita energia para continuar nossa luta.

    Entrando no assunto que mais nos incomoda é o fato dessa mudança tão radical na Previ e também a postura que a nova diretoria adotou nas mensagens indiretas no ato da posse. Teremos um grande desafio pela frente que será ficarmos de olhos bem abertos e atentos a tudo que está acontecendo. Nossos representantes eleitos terão um trabalho bem árduo para administrar.

    ResponderExcluir
  42. Caro Ivan,
    Realmente houve mudanças na diretoria da Anabb. Valmir Camilo foi para a Presidência do Conselho Deliberativo, o Sr. Emilio Santiago assumiu a Presidência, o Sr. Douglas (ex-Diretor da Cassi) assumiu uma outra diretoria e a Elaine Michel assumiu a Diretoria de Relações Funcionais.
    Eu continuo como Conselheira Deliberativa da Anabb.

    ResponderExcluir
  43. Colega anônimo,
    Em relação ao que fizeram os diretores indicados pelo BB, o que eu sei é o que saiu na mídia e que você também deve ter lido. São bons técnicos do quadro do Banco. Posso acrescentar que o Sr. Paulo Assunção, eleito pelos associados foi GAREF e também Conselheiro eleito da Previ.

    ResponderExcluir
  44. Colegas,

    Quando digo que atualmente tenho mais liberdade para falar o que sinto sem me preocupar com processos administrativos é porque a Previ tem regras, como qualquer empresa, como código de ética. Por várias vezes ouvi alguns comentários que inclusive ameaçavam exigir que acabasse com o blog. Para vocês verem, nós incomodamos bastante e isso para mim, é um elogio.

    ResponderExcluir
  45. Oi JOrge Teixeira,
    Já estava com saudades das suas colocações sempre muito bem feitas.
    Com certeza, existe margem para aumentar o ES e os eleitos têm que implantar isso, já que a alçada é da Diretoria, porém vamos dar um voto de confiança e esperarmos um pouco, pois o pessoal acabou de assumir...

    ResponderExcluir
  46. Oi Colega Anônimo,
    O Diretor Vitor Paulo foi Gerente da GEPOC na minha gestão. A área é responsável pelas análises macroeconômicas, em formular as diretrizes setoriais e em organizar a elaboração da política de investimentos da Previ.

    ResponderExcluir
  47. Oi Rosalina,
    Que bom ver você de volta ao blog também. Gosto muito dos seus comentários e torço para que, juntos, nós, as entidades representativas, consigamos um acordo decente para todos os associados.

    ResponderExcluir
  48. Caro Chico,
    Eu acho que há um mal entendido aqui. Eu dificilmente me manifesto politicamente, até porque concordo plenamente contigo e não gostaria de ser uma influência para as pessoas. Tento ser o mais imparcial possível em se tratando de política, porém não dá para comentar alguns devaneios que vem acontecendo por aí...

    ResponderExcluir
  49. Cecília,

    Continuas a mesma.

    ResponderExcluir
  50. Olá Cecilia,
    Das 6 Diretorias da PREVI, manteve-se apenas o Sr. Sasseron, na "Seguridade".

    Pergunto:Qual o nome do gerente/administrador desta Diretoria que poderia melhorar nossos benefícios do PB1, iniciando-se por estudos e negociações do superavit e/ou dos reajustes anuais e/ou mais benefícios ? seria do GEBEN?
    Creio que a GESOP deve melhorar nossos nossos empréstimos ! Qual o nome deste Gerente ?

    Agradecemos sua resposta e pretendemos segmentar os responsáveis por cada um dos produtos que solicitamos melhorias.

    ResponderExcluir
  51. Jorge Teixeira,voce esta com muita pressa,de tempo para os eleitos tomarem posse,depois do Natal quem sabe?Ou sera depois do carnaval?

    ResponderExcluir
  52. Caro Chico Silva,
    "Não querendo politizar"? Voce já politizou. Voce se esquece que quem baixou essa maldita resolução foi "seu Colega Pimentel". Ademais, se voce é favoravel à aplicação de recursos da Previ em obras públicas, não se esqueça que voce está falando por voce, e acredito que os demais querem o que lhes pertence, já que a Reserva Especial, segundo a lei, tem destinação específica.

    ResponderExcluir
  53. Jane Torres de Melo8 de junho de 2010 às 07:48

    Querida Cecília,

    De volta ao Blog. Mais um canal de comunicação.
    Jorge Teixeira, a Previ já liberou o ES-Reingresso para o Previ Futuro.
    Acredito que o realinhamento sairá pois, como sabemos, não tem motivos para ser diferente.Condições existem.
    Sem contar que foi promessa de Campanha da Chapa Vencedora.
    Hoje, 3a., é dia de Reunião. Vamos aguardar !!
    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  54. APOSENTADO VIROU PONTO DE CORTE, SEJA APOSENTOU...MORREU...

    ResponderExcluir
  55. Cecília,

    Por certo vc tem profundo conhecimento sobre tudo que diga respeito à PREVI e as injustiças sofridas por aqueles que foram desligados do plano antes de 1997. Pergunto se vc vê alguma possibilidade dessas injustiças serem reparadas.

    ResponderExcluir
  56. Ao anônimo das 04:08 de 06/06/2010, digo que ela abriu e mantém um espaço para as manifestações de opiniões sobre a Previ..., e o Sr.? contribui como? com deboche? veja a diferença, o Sr. sequer tem um nome...

    ResponderExcluir
  57. Investigando sobre a suposta enquete da Previ cheguei a conclusão que a mesma por enganop de colegas não se trata de pesquisa e sim de uma opção pelo recebimento de medicamentos diretamente.Portanto estornem o meu comentário anterior .Desculpém

    ResponderExcluir
  58. Oi José Otávio,
    Na verdade, são várias as equipes envolvidas nessa discussão, justamente por ser uma discussão política. Os técnicos apenas apresentam os cálculos que são solicitados. O Gerente da área de Atuária é o mais demandado nesse processo. Logo, nem a GEBEN nem a GESOP e sim a GECAT.

    ResponderExcluir
  59. Caro Edson,
    Algumas injustiças que foram cometidas, principalmente os 8 anos sem reajuste que sofremos na ativa no Plano 1 e outras mudanças de estatuto e regulamento, dificilmente serão acertadas pela Previ, pois tratou-se de uma política equivocada que o Banco assumiu e que prejudicou milhares de colegas, porém tenho certeza que com os recursos do superávit podemos melhorar muito a vida das pessoas, não resolver as injustiças, mas minimizá-las.

    ResponderExcluir
  60. Cecília, eu me refiro aos que foram desligados do plano antes de 1997, ou que aderiram ao PDV, PAQ, etc e que resgataram apenas as contribuições pessoais. Vc. vê alguma possibilidade da PREVI reparar essas injustiças? Considero sua opinião importante, pelo seu grau de conhecimento e isenção. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  61. Caro Edson,
    Na minha opinião, pelo que conheço da Previ, acredito que é muito difícil que a PREVI repare essas injustiças, simplesmente porque esses colegas não mais pertencem à Previ. Se houver alguma chance de reparação, deverá acontecer através da Justiça, pois dificilmente a Previ ou mesmo o Banco vão fazer algo pelos colegas.

    ResponderExcluir
  62. Cecília,
    Bem, ao menos vc reconhece as injustiças contra os pedevistas. Se a PREVI nada fará em benefício desses colegas, muito menos o judiciário que, nas estancias superiores, costuma ser servil a instituições ricas e poderosas como a PREVI. Me permita, agora, uma observação sobre a conduta dos representantes dos associados na direção da PREVI: se vcs, mesmo não podendo mudar as coisas, tivessem assumido atitude de inconformismo contra as injustiças sofridas pelos que foram desligados sem receber suas reservas, estariam agora muito mais legitimados para defender os interesses dos participantes na disputa do SUPERAVIT. A violência que hj atinge nossa sociedade teve origem na indiferença contra a condição miserável daqueles q nunca tiveram direito a nada. Pecar por omissão também é grave.Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  63. Ola Edson,
    Vendo agora o filme de trás prá frente é fácil concluir que todos nós pedevistas foram enganados.
    Hoje todos lamentam, não entendendo como aceitamos tamanha pressão para sairmos no PDV, sem processos administrativos, sem nada, deixando o BB sob pressão de gerentes inescrupulosos e colegas acovardados, visto que ingressamos no BANCO através de concurso público, tomamos posse e seguiamos nossas carreiras trabalhando como todos os demais !
    Agora vemos: FOI MUITA INGENUIDADE SAIR DO BANCO DAQUELA FORMA...
    (Foi Burrice, mesmo...)Nunca o BB fará isso de novo.

    ResponderExcluir
  64. Marisa,
    Cada um teve seus motivos para aderir ao PDV. Muitos, de fato, foram coagidos e eu pessoalmente testemunhei alguns desses casos, mas outros, entre os quais me incluo, queriam mesmo buscar outras alternativas. Mesmo tendo sofrido duas bancarrotas, não me arrependo da opção que fiz. Muitos colegas q permaneceram no BB não tiveram melhor sorte (as queixas q vemos neste blog são prova disso), mas alguns (sem querer generalizar) se conformam por ver a ruína dos q ousaram sair. O certo, porém, é que, enganados, ou não, os pedevistas desligados antes de 1997 que optaram por resgatar suas reservas foram tremendamente injustiçados porque só receberam parte das suas contribuições. E o q me deixa admirado é a indiferença dos representantes eleitos na diretoria da PREVI que, conhecendo melhor do que ninguém a injustiça praticada, não emitiram um único sinal de solidariedade para com os companheiros prejudicados.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário