INSS: Antecipação de atrasados
Instituto decide antecipar atrasados de quase 70 mil aposentados e pensionistas
O INSS vai antecipar o calendário de pagamento que previa o crédito em conta para 68.945 segurados para o início do próximo mês. Os aposentados e pensionistas, com direito a receber até R$ 6 mil referentes aos atrasados da correção do teto previdenciário, tinham o depósito previsto para o dia 31 de outubro, antes da antecipação.
O pagamento dos retroativos referente ao mês de setembro vai ser realizado entre 3 e 7 de outubro. Quem quiser conferir o valor que será depositado pode acessar o portal da Previdência e escolher a opção "Extrato de pagamentos de benefícios bancários" para visualizar o contracheque. Já a quantia referente aos atrasados aparece no campo "créditos". (Jornal Monitor Mercantil)
Atrasados recebidos no posto têm IR maior
Os segurados do INSS que receberam atrasados de pedido de concessão de benefício ou de revisão no posto estão tendo desconto de Imposto de Renda maior do que o devido.
O motivo é que o instituto ainda não atualizou o seu sistema com a nova regra da Receita Federal, divulgada em fevereiro deste ano.
Pela nova regra, o imposto deve ser cobrado, no caso de uma revisão, sobre o valor do benefício mensal a que o segurado tem direito de receber.
A cobrança pela regra anterior é feita sobre o total da bolada recebida, o que faz com que muitos segurados isentos paguem IR.
O advogado Diego Franco Gonçalves alerta que os segurados que vão receber os atrasados da revisão pelo teto de até R$ 6.000 entre os dias 3 e 7 de outubro também terão desconto maior, conforme mostra o extrato de pagamento do mês de setembro, já disponível no site do Ministério da Previdência (http://www.previdencia.gov.br/) (Carolina Rangel e Juliano Moreira - Agora S.Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste seu comentário