Em função de vários comentários sobre a política de Investimentos da Previ, que é elaborada pela Diretoria de Planejamento, área que eu administro, tenho as seguintes observações a compartilhar com vocês.
Realmente tivemos um resultado negativo em 2008 (rentabilidade dos ativos), fruto da crise financeira internacional que se abateu sobre todo o mundo, cujos efeitos se fizeram perceber no Brasil, dentre outros, através da vertiginosa queda do Ibovespa. Entretanto, tal resultado foi pontual e tampouco resultou em déficit técnico (desequilíbrio atuarial) do Plano 1, pois continuamos com superávit acumulado à época. Quanto à nossa capacidade de pagar benefícios em dia, em nenhum momento estivemos ameaçados.
Na ocasião da crise, pedi aos meus funcionários que fizessem um estudo demonstrando o tempo em que poderíamos pagar benefícios apenas com os recursos de renda fixa, de forma a não nos desfazermos de ações em momento inoportuno. Vimos que poderíamos ficar alguns anos nesta situação, o que se mostrou numa decisão bastante acertada e fundamental para os resultados de 2009 que acabamos de divulgar, pois a bolsa se recuperou e não vendemos nenhum de nossos ativos a preço vil.
Como Diretora de Planejamento, um de meus deveres é zelar pelo cumprimento da missão da Previ: pagar benefícios dignos a participantes que contribuíram por toda uma vida.
Assim, venho alertando continuamente os demais diretores sobre a necessidade de se reduzir os riscos de liquidez, concentração e de desequilíbrio do Plano 1. Inclusive, nossa Política de Investimentos é construída com foco em reduzir ao máximo estes riscos. Além disso, faz parte de nossa rotina conversar com a área de investimentos e informá-los sobre a liquidez do plano, alertando-os sobre o que estar por vir.
De forma alguma, portanto, esquivo-me da responsabilidade de zelar pelo controle dos riscos que a Previ incorre na administração dos recursos do Plano 1. Entretanto, embora concorde que temos mais renda variável do que deveríamos, temos que ser prudentes quando vendemos nosso patrimônio. Este processo deve ser pensado, planejado, estruturado e é por este motivo que estou aqui, ocupando a Diretoria de Planejamento.
Precisamos sim vender ações, reduzir riscos, mas não podemos correr o risco de sermos irresponsáveis. Afinal, grande parte dos benefícios adicionais que os participantes tiveram ao longo dos últimos anos foi fruto de decisões que também levaram em conta os riscos associados.
Não tomamos decisões de distribuição de superávit do Plano 1 sem levar em conta nossa capacidade de pagamento, o risco de queda da bolsa, uma longevidade maior dos participantes etc. Enfim, eu e meus funcionários, enquanto aqui estivermos, trabalharemos sempre para garantir o pagamento de benefícios até o último participante, não tenham dúvida disto.
Um Conselheiro Fiscal da Previ apresentou denúncia ao TCU e ao Congresso. Chama-se Francisco de Assis Chaves. Será que ele é o único honesto na Previ? Vocês todos eleitos tem rabo preso? Ou esse Conselheiro é apenas um maluco?
ResponderExcluirTendo ingressado no Banco antes de 1967, o pagamento da minha aposentadoria é uma obrigação contratual tanto da PREVI como do BB. Por isso estou tranquilo. Agora quero saber é se seremos beneficiados pelo Superavit. Esperamos que a PREVI cumpra o que determina a Lei e que deixe de nos enrolar.
ResponderExcluircecilia. Sendo mais objetivo possível, quais as ações efetivas e ágeis, para, divulgado o resultado de 2009, seja distribuido alguma coisa para os associados, mesmo que continuemos discutindo a parte polemica
ResponderExcluirCecília,
ResponderExcluirParabéns pela coragem de abordar esse assunto. Na mesma linha de raciocínio, como é feita a opção de investimentos/desinvestimentos na PREVI? Qual a formação/conhecimento dos profissionais que realizam esses estudos? Como são recrutados? Qual a experiência anterior antes de trabalharem na PREVI? Existe algum assessoramento externo? Agradeço desde já suas respostas.
com 44 bilhoes de superavit dá e sobra para pagar os aposentados.Voces deveriam é trabalhar para distribuir este superavit antes que o Banco abocanhe tudo...
ResponderExcluirSupondo que a Previ nada mais tenha com Bancoop qual a razão de a mesma arriscar numa Cooperativa que nada rende, isto no passado?ao invés de proteger nosso superavit é risco demais ou ajuda política?
ResponderExcluirQuanto ao ultimo item deste Post, distribuir Recursos ( Superavit) para os beneficiários não. E para o BB ? Pode? Porque não defender o direito dos aposentados ? Algum temor de represálias? Esperavamos muito mais dos nossos representantes. Decepção total. A Previ está servindo apenas ao BB e ao Governo.
ResponderExcluirColega Cecília,
ResponderExcluirTenho observado que Você vem recebendo uma série de “cacetadas” de colegas que, como eu, se encontram profundamente indignados e insatisfeitos com o desenrolar dos acontecimentos que dizem respeito ao “PB-1”. Nada obstante continuo mantendo o meu reconhecimento e respeito pelo trabalho desenvolvido aqui no blog, principalmente quando dispúnhamos apenas deste seu canal de comunicação. Sou testemunha de que muitas batalhas foram iniciadas aqui já que sou, de há muito, frequentador assíduo deste espaço. Temos agora também o Previ-Plano “1”, criado pelo nosso colega Marcos Cordeiro, que se destina a lutar, principalmente, pelos interesses e anseios imediatos de todos os associados. Sempre defendi que poderia haver uma sinergia entre esses dois espaços já que são defensores contumazes dos direitos dos aposentados e das pensionistas. Dito isto me permito discordar de duas colocações que foram feitas. A primeira se refere à missão da Previ, que no seu correto entendimento é a de pagar benefícios dignos a participantes que contribuíram por toda uma vida. Entendo que muitos dos benefícios hoje pagos carecem em muito do verdadeiro sentido da palavra dignidade. Um exemplo marcante é a quantidade significativa de colegas que fazem uso do produto empréstimo simples. Se dignos e justos fossem os benefícios de todos poucos recorreriam a essa linha de crédito. Você concorda? A segunda foi a expressão “grande parte dos benefícios adicionais que os participantes tiveram ao longo dos últimos anos”. A última distribuição da reserva especial para revisão do plano de benefícios ocorreu em 2006. De lá para cá só houve suspensão de contribuições e sucessivos saques ao patrimônio do “PB-1”, medidas que todos sabemos do maior interesse do patrocinador. Você está de saída da Diretoria de Planejamento. Com certeza retornará em 2012 concorrendo ao cargo de Diretora de Seguridade. A sua passagem ficaria gravada na lembrança de todos na hipótese de se desenvolverem entendimentos urgentes com o patrocinador que permitam a utilização imediata da reserva especial para revisão do plano de benefícios. Do contrário essa Diretoria ficará marcada pelo fato de que, durante a gestão, o patrocinador realizou sucessivos saques, mesmo que tenham sido de natureza contábil, num patrimônio sagrado cujos legítimos donos são apenas os aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa do “PB-1”.
Que lástima !
ResponderExcluirPerdeu-se uma gestão inteira e esta Diretoria não conseguiu distribuir seus superavit melhorando os "benefícios dignos".
Vai-se esta diretoria. Aguardamos a próxima.
Quiçá os assistidos do Plano 1 tenha mais sorte e menos mortes!
Ao colega Anônimo das 15:13>
ResponderExcluirEm resposta à sua dúvida, veja abaixo comentário postado ontem por mim na página www.previplano1.com.br
'Reporto-me à representação do colega Francisco de Assis Costa Chaves, o nosso "Chicão", junto à Câmara dos Deputados sobre os desmandos contábeis pelos quais o BB vem se apropriando sistemática e ilegalmente de parte do superavit da Previ.
Conheço o Chicão há muito tempo e sou testemunha de sua dedicação às lutas em defesa dos funcionários ativos e aposentados. Eleito para o Conselho Fiscal da Previ, não é pessoa de se esconder em salas refrigeradas, com funcionários à disposição e outras mordomias típicas, pelo contrário, é movido pela ação, coerência e senso de responsabilidade pela delegação que lhe foi confiada pelos participantes. Por isso, não me surpreendi ao ler no sítio da Câmara dos Deputados a contundente denúncia - feita, ao que parece pelas palavras da Diretora Cecília, sem o conhecimento dos demais e ACOMODADOS conselheiros.
Sugiro aqui aos meus colegas tomarem conhecimento do teor da denúncia, aliás, apresentada pelo autor ao Tribunal de Contas da União em fevereiro passado.
PARABÉNS, CHICÃO.'
Eu concordo com todos os 6 comentários anteriores.
ResponderExcluirAté quando voces pensam que poderão, impunimente, continuar a
nos sacanear?
Será que o exemplo do Arruda de
Brasília não os amedronta?
Porque é para lá que voces estão
caminhando.
Raul Avellar
"Precisamos sim vender ações, reduzir riscos, mas não podemos correr o risco de sermos irresponsáveis. Afinal, grande parte dos benefícios adicionais que os participantes tiveram ao longo dos últimos anos foi fruto de decisões que também levaram em conta os riscos associados."(cecíliagarcez)É um resumo positivo do seu pensamento e suas ações na PREVI, mas no meu sentir o que todos aqueles vinculados a PREVI esperam e desejam é que o famoso superávit, não só beneficie O BB, os funcionários na ativa com distribuição do PLR e os grandes acionistas. Nunca uma frase dos meus bons tempos de criança é tão conclusiva : " Ver com os olhos e lamber com a testa". Hoje em São Paulo aconteceu uma reunião do Banco com seus clientes, onde a PREVI apresentou seu resultado. Tudo igual com o mesmo modelo de PODER.
ResponderExcluirE quando é que vamos falar sobre o assunto que realmente nos interessa: a distribuição do superavit?
ResponderExcluirEstão esperando o quê?
Com esse fabuloso patrimônio e com o plano PREVI1 em extinção, não será preciso ter nenhum receio quanto ao pagamento de nossas aposentadorias no futuro. A não ser que, ao arrepio da Lei, o Banco e "OUTROS" continuem a dilapidar o dinheiro que nos pertence para engrossar seus "balanços".
ResponderExcluirCecília, ao final do último ato você muda, radicalmente de comportamento, parecendo que você está dando um recado de que não haverá distribuição, -a quem de direito- de superávit.
ResponderExcluirEsta cautela que você demonstra agora, você não teve quando, certamente, participou do planejamento que permitiu a distribuição do superávit 2006, de forma irresponsável e vergonhosa, ao ponto de alguém receber mais de um milhão de reais. Isto, sim, causa desequilíbrio ao plano.
A ridícula chapa A Semente não germinou porque foi plantada por incompetentes. Não conseguir sequer oitocentas e poucas assinaturas de apoio é prova cabal de incompetência. Pior, inscreveram colega pertencente ao Plano 1, como Conselheiro Consultivo do Plano 2. Dai vê-se que, por preguiça ou desleixo, sequer leram o Edital. Imaginem gente assim administrando a Previ. Sorte nossa não ter vingado a inscrição, pois se em um azar são eleitos, estaríamos em mãos incompetentes.
ResponderExcluirCecilia,
ResponderExcluirEntendo que muitos estão ansiosos por abocanhar o seu renda certa. É justo que cada um lute pelo seu quinhão. Mas cabe a diretoria ter responsabilidade sobre o patrimonio do fundo e garantir que o ultimo aposentado recebe sua ultima remuneração antes de morrer. Como o plano é para uma vida, como alto percentual está em renda variável numa economia altamente volátil, o ideal é ter a maior reserva possivel pára garantir que os futuros aposentados, embora com valores bem menores que os atuais, tenham seu direito garantido. Ademais, previdência é para que na inatividade o cidadão mantenha sua renda, não é um investimento visando o enriquecimento.
Por fim a Previ é um fundo patrocinado por uma empresa pública. Tem dinheiro público.
O certo é que cada um receba a sua aposentadoria calculada com base na sua remuneração na ativa e quando o último participante se for, se houver sobra, que seja destinada de forma a beneficiar toda coletividade.
Jose Forte
SUPERAVIT - Adiantamento - A PREVI poderia adiantar um provento geral, de imediato, a todos os aposentados, por conta da futura distribuição do Superavit.
ResponderExcluirFica a pergunta Diretora Cecilia sobre a viabilidade de tal medida.
Colega Cecília,
ResponderExcluirNo início de 2009 éramos 123.030 colegas integrando o “PB-1” da Previ, subdivididos em cinco categorias, quais sejam: ativos, aposentados, aposentados externos, ativos externos e pensionistas. Encerramos 2009 com 121.220 associados. O patrocinador vem, já há três semestres consecutivos, abocanhando bilhões de reais dos nossos sagrados recursos, sob a forma de contabilização, caracterizando uma farra que me parece não ter mais fim. Enquanto o BB contabiliza esses bilhões de reais de sua “subsidiária” Previ nós, os aposentados e as pensionistas, só temos a “contabilizar” ao final de cada ano o número de colegas que deixaram de integrar o “PB-1”, alijados de qualquer possibilidade de usufruir os recursos que ajudaram a construir durante toda a vida laboral e até mesmo quando já aposentados. Em tempo, foram 1.810 colegas que nos deixaram em 2009. Penso que esse fatídico número infelizmente tenderá a aumentar a cada ano que passa já que grande parte dos integrantes aposentados do “PB-1” tem DNA(*).
Obs.: os números apresentados foram retirados do site da Previ
(*) – data de nascimento antiga.
Colegas a Dona Cecilia nos ouve, le nossas mensagens.Obrigado.
ResponderExcluirSo nos resta agora pedir que ela como mulher faça mais uma forcinha e diga a esses Representantes, diretores o tamnho da nossa angustia em relaçao ao tratamento dado por Sergio Rosa e Cúpula. Voces havero de pagar. Deus está a nos ouvir.
RENDA CERTA.
ResponderExcluirA PARTE DO SUPERÁVIT QUE A PREVI NOS DEVE E VAI TER QUE PAGAR.
Mais 3 sentenças julgadas procedentes pelo T.J.R.J
Em breve a previ nos chamará para um mega acordo nacional.
2009.001.093263-6
2008.001.295969-2
2008.001.408187-2
Assim foi o desfecho dessas 3 ações. Vejam
" Colhe-se do voto que ´o resultado positivo ou superavitário das contribuições acumuladas durante a vigência dos planos de benefícios das entidades privadas, salvo reserva de contingência de 25 %, devem constituir reserva especial para revisão de plano de benefícios. E tal revisão deve atender a critérios de proporção entre contribuições. Assim, nos termos do art. 20, caput, §§ 1º e 3º, da LC 109/01, o que sobra deve ser repartido entre os Participantes, na proporção de suas contribuições, o que não correu com os apelados.´ ISTO POSTO, JULGO PROCEDENTE O PEDIDO, resolvendo o mérito na forma do artigo 269, I do Código de Processo Civil, para condenar a ré ao pagamento das quantias apuradas referentes ao Plano de Benefício de Renda Certa, que excederem o limite mínimo de 360ª contribuições, a contar da data de aposentadoria até a data da suspensão geral (dezembro/2006), devidamente corrigidas e com juros de 1% ao mês, a contar da citação. Condeno a ré nas custas e honorários de advogado que fixo em 10% sobre o valor atualizado da condenação. P.R.I. Rio de Janeiro, 10 de março de 2010. WILSON DO NASCIMENTO REIS Juiz de Direito "
http://www.tjrj.jus.br/
Marcelo (DF)
Pode demorar um pouco, mas um dia receberemos com certeza.
O nosso já esta perto de ser sentenciado também.
Superavit de 44 bilhões de reais.
ResponderExcluirÓtimo, excelente, fabuloso.
É dever de cada associado manifestar seu agradecimento a colega Cecilia e sua competente equipe pelo trabalho desenvolvido.
A eficiência desse trabalho é a garantia de benefícios dignos a todos nós.
Parabéns a toda a Diretoria de Planejamento.
Só não esqueçam de distribuir o superavit a quem de direito.
Cecília,
ResponderExcluirComo Diretora de Planejamento, é bom começar a pensar, você e sua equipe, em como vai nos pagar, este Superávit é nosso, Demitidos, roubadose fraudados do BB.
Veja link abaixxo pronunciamento Dep. Celso Russomanno.
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/146036-GOVERNO-NAO-LOCALIZA-DOCUMENTO-QUE-TERIA-LESADO-FUNCIONARIOS-DO-BB.html
Cecíííííííília, você não vai nos contar nada sobre os encontros para apresentação dos resultados da PREVI? Ou será que os nossos bravos diretores estão apenas fazendo turismo???
ResponderExcluirCecília, você disse que no Brasil nada se resolve antes do Carnaval ou do Natal?
ResponderExcluirCara Cecília,
ResponderExcluirVejo tantas mensagens desejando, como eu, a distribuição do Superávit. Sutilmente, em determinado assunto postado por você, está escrito que, se respeitado todo o contido na Resolução 26, notadamente na questão do desenquadramento de aplicações em Renda Variável, não haveria Superávit a ser distribuido.
Assim, volto a um assunto que já comentei em outro momento, e que mereceu de você uma resposta, me perdoe, absolutamente não convincente. Minha matéria sugeria pagar aos associados seu respectivo quinhão do Superávit com o endosso de ações -aquelas que provocam o desenquadramento.
Sua resposta: A Lei não permite aos Fundos de Pensão procederem desta forma.
Pois se assim for, meus neurônios entram em conflito total, se não veja: - De um lado a ex-SPC, hoje PREVIC, obstaculizando a distribuição do Superavit com base em um normativo, inconstitucional, diga-se de passagem, por ela arranjado, e de outro, o mesmo órgão opondo-se a solução que facilmente resolveria o assunto desenquadramento. Caso a utilização do Superávit evoluir e a PREVI tiver que ajustar seus desenquadramentos via venda de um volume muito grande de ações em Bolsa, eu terei descoberto a quem o Ricardo Pena, quiz referir-se como casta de "ricos". Serão os oportunistas de Plantão na BOVESPA, aproveitando o momento de grande oferta para baixar os preços do produto. Por favor Cecilia, diga-me onde encontrar a legislação que inviabiliza minha idéia.
Cecília.
ResponderExcluirFrancamente, não estou entendendo a postura dos dirigentes da PREVI. Estão esperando o que, para fazerem uma proposta URGENTE aos milhares de aposentados excluidos ilegalmente pela distribuição do SUPERAVIT. Devem esquecer essa tal Resolução 26 (sob júdice e ilegal). A Lei em vigor deve ser cumprida sob pena de desobediência. A Justiça já está dando várias decisões favoráveis aos aposentados. Por outro lado, a PREVI irá desembolsar milhões para se defender dessas Ações. Não seria mais prudente entrar num acordo com os assistidos. Não seria menos penoso para ambas as partes. Vários colegas de meu conhecimento já estão preparando a documentação para o ingresso na JUSTIÇA. Porque, não isentá-los dessa difícil decisão? A idade também não nos é favorável.
PS. Esta talvez, seja minha última participação em seu blog. CANSEI!
VAI SAIR UM LIVRO:
ResponderExcluirOS ESQUECIDOS DA PREVI
PLANO 1
BREVE
Cecília,
ResponderExcluirJá fostes mais democrática, andas censurando comentários, que são desabafos, muito antes de serem críticas a tua pessoa.
Gostaria de saber o motivo que te levou a esta mudança de postura?
Diretora,
ResponderExcluirE o superavit? Vai pra campanha da
dona Dilma? Aguardamos ansiosamente
noticias!!!!!!!
Cecilia,falando em ES, mais uma vez voce mentiu.Nao houve diferença no saldo devedor na renovaçao do ES como voce respondeu a um colega(sobre a mudança da taxa atuarial)...-Na renovaçao voce vera a diferença.
ResponderExcluirE ainda levaram 10 dias,pois o saldo foi alterado no dia 12 e so podemos renovar hoje,22 ja com o saldo maior.
Me ferraram.
Obrigada.
AUMENTO DOS NOSSOS SALÁRIOS E SO VOCES COPIAREM A VALIA.....SIM PORQUE O SERGIO ROSA AGORA ESTA VIAJANDO DIZENDO QUE A PREVI ESTA BOA SANADA, SIM SEMPRE ESTEVE APESAR DOS FUROES, A PREVI SEMPRE FOI UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE E SO LEVOU AQUELE BAQUE NO ANO PASSADO DEVIDO AS MÁS APLICAÇOES, ENTRETANTO GRAÇAS A DEUS FICOU AGORA UM POUCO MELHOR E SO ESTA COM ESSE DINHEIRO TODO PORQUE OS APOSENTADOS ESTAO L A S C A DO S........SIM ENDIVIDADOS....COOPERFORTE, PREVI, A TERCEIROS....AI O SERGIO ROSA VEM AGORA COM ESSA DE PAVAO .. ORA EU TENHO A IMPRESSAO QUE VOCE VAI SER CHAMADO NO CONGRESSO PARA DAR EXPLICAÇOES PORQUE NAO CUMPRIU O ESTATUTO DA PREVI.
ResponderExcluirColegas,
ResponderExcluirA ANABB já escolheu a sua plataforma para as próximas eleições da PREVI. É só entrar no site da Associação e ver a matéria com o título "ANABB permanece na batalha pela isonomia ". É o número de colegas que votam no SISBB é bem superior aos dos que votam pelo 0800. Até porque no SISBB a gente é lembrado a cada segundo que deve votar.
E tem gente que não entende, porque só pessoas "inteligentes" se perpetuam no poder.
Parabéns Jorge Teixeira, pelo seu comentário.De nada adianta a Cecília se gabar do cargo que ocupou, se a maioria dos aposentados do Plano 1 está indignada com seus administradores.
ResponderExcluirAparecida de Goiânia, 22 de março de 2010.
ResponderExcluirÀ PREVI
Prezados Senhores Diretores
DISTRIBUIÇAO DO SUPERAVIT 2009.
Sirvo-me da presente para levar minhas ponderações e sugestões sobre a distribuição do superavit de 2009.
1) Se houvesse prejuízo, eles seriam cobertos com a contribuição dos associados na proporção dos seus vencimentos;
2) Como houve lucro, acho que o mesmo deveria ser distribuído usando os mesmos critérios, ou seja, proporcional aos vencimentos, ou mesmo do tempo de contribuição, que são condizentes com o nosso tempo de trabalho, e assim, maior justiça na sua distribuição.simplesmente observando o que diz a lei,sob pena de serem processados,pelo não cumprimento da mesma,três exercícios consecutivos sem distribuição.
3) A PREVI já tem as reservas necessárias para a nossa segurança, sendo justo que o excesso seja distribuído imediatamente aos associados, imediatamente, e não somente depois de nossa morte.
4) Cada associado fará uso de sua parte de acordo com suas necessidades, ou conforme a sua vontade, seja ela qual for e não pelos critérios da PREVI.
5) Repetindo, se o dinheiro é nosso, cada um deve gasta-lo ou aplicá-lo de acordo com seus critérios.
6) Já estamos final do mês de março de 2010, e até hoje a PREVI está, a seu critério, aplicando a sobra de 2009, sem socorrer os seus associados, que contribuíram para este lucro.
7) Determinar a Diretoria de Seguridade,a imediata revisão do EMPRÉSTIMO SIMPLES,dilatando o prazo de pagamento e revendo o valor da concessão,imediatamente pois se estão aplicando a minha parte do superávit a minha revelia,que esta seja destinada a melhoria de um produto usado por aposentados e pensionistas do PB-1 de benefícios da previ,esta cobrança se estende ao Conselho Deliberativo da Previ, e Conselho fiscal,sob a forma de DENUNCIA.
Na certeza de que o assunto será levado em consideração, com a justiça que sempre norteou as decisões da PREVI, aguardo o pronunciamento de Vv.sas. quanto ao assunto aqui tratado.
Saudações,
Rosalina de Souza
Pensionista Matricula 18.161.320-4
“ Espero sinceramente que todos os colegas também destinem esta cobrança junto a Previ sob carta registrada,para que realmente esta gente possa ver que estamos nos sentindo lesados e vamos buscar reparação na justiça para tantos desmandos praticados por esta atual Diretoria.”
Nisso que deu as reuni~]oes do superavit da Previ, as resposta da Cecília ficaram escassas.Imaginem a celeuma da distribuição do Superavit.
ResponderExcluirAproveitando o Blog visitem Nazaré-ba (das farinhas ) na Semana Santa e sua Feira de caxixis(pequenas cerâmicas de barro).
Concordamos com o Carlos Mariano:
ResponderExcluirO Plano 1 de Beneficios poderia adiantar um benefício-extra aos assistidos, para tomarmos um fôlego nas contas !
Poderiam beneficiar também àqueles 13 mil "ricos assistidos do certa certa", que estão consumindo os R$ 270 milhões à eles distribuídos em 2007 e 2008 (Muitos gulosos já devem ter consumido tudo! -e querem mais-)
Wilson,
ResponderExcluirEu participei de duas apresentações até o momento - Rio de Janeiro, para entidades e São Paulo (capital). A apresentação segue o mesmo modelo que as anteriores. Geralmente, o Presidente Sergio Rosa faz a apresentação e nas perguntas os demais diretores participam, até porque muitas vezes, o posicionamento de cada diretor é bem diferente da posição do Presidente.
Nesta quarta-feira, a apresentação será na AABB Rio e semana que vem acontecerá em várias capitais.
A agenda é bem apertada e assim que termina a apresentação, todos voltam às suas atividades. Ninguém está fazendo turismo, como o colega sugeriu.
Colega anônimo,
ResponderExcluirEu não vou publicar comentários maldosos que não tenham idenficação. Se você quer ver todos os seus comentários publicados, identifique-se. Eu não deixo de publicar comentários que estejam identificados com matrícula e nome. Se você ler as regras do blog, verá que estou seguindo essas regras, que existem em todos os blogs, inclusive alguns impedem comentários de pessoas que não se identificam. Eu decidi não bloquear em função de ter pessoas que querem ter o direito de desabafar sem se identificar, até porque muitas vezes estão na ativa e podem sofrer represálias.
Agora, esse espaço não pode ser usado para alguns que querem se esconder no anominato para ofender ou denegrir a imagem de outros, sejam eles quem forem.
Colega anônimo sobre ES,
ResponderExcluirEu não menti em relação ao desconto da taxa cobrada, pois ela será descontada quando há o reajuste no saldo devedor, que acontece anualmente, contado do data que a pessoa fez o empréstimo.
Cecilia,
ResponderExcluirVolto a te perguntar se a tua posição mudou a respeito do assunto que postei na matéria divulgada sob o título "Entrevista com Aldemir Bendine na CBN"
" Cecília,
Sabias ou não que por ocasião da distribuição do último superávit os colegas que contribuiram sobre 136% do VP+AN, ficariam de fora das melhorias nos benefícios ?
Além disto vi você e o Sasseron defendendo novamente o aumento do teto de 90% para 100% (para o próximo superávit a ser distribuido), será que depois de tudo, vocês ainda não sabem que os colegas citados anteriormente não serão beneficiados com esta medida. Em quem nossos representantes estão pensando?
Acho que poderia responder este questionamento, pois o mesmo envolve milhares de colegas que não viram um centavo de aumento em seus benefícios."
Não, não, não. Você disse que o reajuste seria quando da renovação! Que vergonha!!! Claro que não vai publicar...
ResponderExcluirColega anônimo,
ResponderExcluirEu nunca defendi a proposta de aumento de 90% para 100%, conforme você afirma. Seria bom você pesquisar meu posicionamento aqui no blog que sempre foi a defesa de benefícios que atinjam TODOS os associados, sem exceção.
Cecilia,voce mentiu e continua mentindo.Eu perguntei na epoca, explicando tim tim por tim tim...
ResponderExcluir-Renovei meu ES em Outubro/09 e agora em Março poderemos renovar novamente(6 meses),a taxa sera alterada?
Voce respondeu que sim,que na epoca da renovaçao eu iria ver a diferença da taxa(5.75 para 5.5), e NAO HOUVE ALTERAÇAO!!!!!
PASMEM... olhem o que o Funcef deu. E a PREVI? Considerem que a Previ é o 45º fundo do mundo e o FUNCEF é o 177º. O patrimônio da PREVI é $50.365, do FUNCEF é $14.011. O Funcef concedeu de 2006 a 2010, acima de 27% de aumento real a fim de recuperar o poder aquisitivo dos benefícios. Somados os reajustes regulamentares, o percentual sobe para 52%, contra uma inflação de aproximadamente 19% no mesmo período.
ResponderExcluirEm contrapartida a Previ concedeu exatamente a metade, ou seja, 26,030% de reajustes acumulados somados os reajustes regulamentares, para o mesmo período, incluindo-se aí o Benefício Especial de Proporcionalidade, sem contudo considerar o reajuste de 2010 que ainda está por vir.
Sinceramente eu não sou burro, mas não consigo entender a matemática de determinados diretores e presidentes. O que será que acontece com a nossa PREVI com relação ao Superávit? Tem algo errado. Será que alguém poderia explicar-me, porque eu não consigo entender. Pessoal, temos que chegar justiça neles porque senão............. Voces já podem adivinhar quando é que iremos ver nosso superávit, né?
Cecilia,
ResponderExcluirVoce é a única entre todos os diretores que se importa conosco procurando nos informar sobre as novedades. Antes não tinhamos a menor idéia do que estava acontecendo, por isso votamos num RENDA CERTA e em outros pacotes sem termos conhecimento do que estava por trás.Infelizmente alguns colegas não entendem que voce não pode fazer o que eles querem, que voce também tem seus superiores, mas, impacientes que estão com tudo que tem sofrido começam a descontar em voce todas as frustações e injustiças que tem passado.
Espero que voce pondere o momento e continue nos informando sobre tudo que está acontecendo aí na PREVI, principalmente a respeito da distribuição do SUPERAVIT.
Um abraço, Antonia
Já que foi criada a PREVIC, órgão para fiscalizar, supervisionar e proteger os fundos de pensão, pergunto:
ResponderExcluirA diretoria da PREVI denunciou, formalmente, àquele órgão as contabilizações ilegais que o Banco do Brasil fez com recursos da PREVI ?
Cláudio-Piracicaba-SP
Cecilia. Por favor, você poderia resumir/atualizar qual sua visão para a distribuição do Superavit.
ResponderExcluirGrato.
Cecília,o seu companheiro de diretoria Sergio Rosa,disse que para haver discusão do superavit teria primeiro que ter o balanço de 2009 nas mãos,pois bem já sabemos o tamanho do superavit 2009,falto exatamente o que para haver este discussão?sabemos que após a proposta há um longo caminho a ser percorrido,porque estas discussões não se iniciam?porque entidades como a ANABB,que pleiteou a discusão antes da crise não se pronuncia a respeito? qual a metodologia de trabalho que estão usando,pois temos pressa e muitos não podem esperar muito tempo mais,a idade já se faz presente, a quem recorrer para ver atendidos nossos anseios,anseios de 30,35 anos de trabaho junto ao eminente patrocinador,não esta faltando ética aos nossos dirigentes,mesmo com a sua saida para daqui 60 ou mais dias ainda da tempo de fazer pedidos,reclamar,protocolar sugestões fara esta farra com os recursos garantidores da nossa aposentadoria.
ResponderExcluirVou ter o prazer de protocolar uma ação de reparação contra a previ,por descumprir o estatuto,ao meu ver voces estão legislando em causa propria,pois sabemos que concentram altos salarios e por este motivo,não precizam de empréstimos,cdc pois crédito é garantido pelas muitas propriedades que certamente muitos os tem de sobra,para que ajudar um monte de gente que esta agonizando,pela crueldade imposta nesta atual gestão.
COM CERTEZA IREMOS LEMBRAR DO NOME DE VOCES,NUM FUTURO PRÓXIMO.
Espero que não me sensure,isso é apenas um desabafo de um avo,cansado que queria ter um final de vida tranquilo aqui na minha "BAHIA" linda e maravilhosa
Amadeu Tamandaré
CECILIA QUANDO COMEÇA DI VERDADE A DISCUSÃO SOBRE O SUPERAVIT 2009 DA PREVI,OU A ATUAL DIRETORIA ESPERA O BANCO TOMAR ESTA DECISÃO?
ResponderExcluirQUEM DE FATO ESTA AUTORIZADO A FALAR SOBRE O ASSUNTO, ANABB,CONTRAF CUT OU SINDICATOS ? PRECIZAMOS SABER PARA COMEÇARMOS A COBRANÇA DESSAS AUTORIDADES.
POR ÚLTIMO QUAL CHAPA VOCE APOIA,PARA ESTAS ELEIÇÕES ? E COMO APOSENTADA QUE UM DIA SERÁ, QUEM GOSTARIA QUE CONTINUASSE A GESTÃO DO SERGIO ROSA?
"VOCE COMO FORMADORA DE OPINIÃO DARIA UMA LUZ PARA MUITOS QUE ESTÃO SEM SABER O QUE FAZER".
Gente, quando leio o blog da Cecília tenho a impressão que a maioria que tece comentários ganham salário mínimo. E como vocês sabem, por pior que seja o provento de um aposentado, do banco, não eh tão ruim assim. Não que eu esteja bem, que seja um dos que receberam o tal renda certa, nada disso só estou sendo realista, nada mais. Vamos com calma, a Cecília foi a única que colocou a cara prá bater durante este tempo todo. Cadê o Sasseron que eh do meio sindical, o Sergio Rosa e outros? nos temos que bater firme, mas com respeito são neste que quando estavam nos sindicatos só falavam "bravatas"
ResponderExcluirNada melhor que o tempo para colocar as devidas coisas no lugar. Não adianta marcar reuniões para algum mês distante deste 2010, pois já estamos quase em abril, daqui a pouco estamos em dezembro.
Abraços, muita calma a todos nós!
Cecília,na sua gestão na pasta do planejamento ficou evidente que teve a intensão de baratear os emprestimos e financiamentos aos assistidos do PB-1.pois bem,não seria um ato heroico da sua parte,buscar solução via anabb,junto com seu amigo William Bento e Valmir Camilo,para que o conselho deliberativo formulasse novo pedido de aumento de prazo de pagamento bem como limite de concessão,pois foi atraves do pedido feito que todos buscaram os LOUROS na última revisão?
ResponderExcluirSeria uma jogada de mestre da ANABB,que estaria buscando uma reparação a todos os colegas que se encontram em situação desesperadora,por motivos obvios os credores são implacaveis na busca do lucro facil em outras palavras agiotagem mesmo.
Busque este intendimento,tenho certeza que é capaz de aticular essa ação com apoio de nomes importantes como :
" ISA MUSA DE NORONHA,ROMILDO GOUVEIA,VALMIR CAMILO,MIRRIAN FOCHI,JOSÉ RICARDO SASSERON,WILLIAN BENTO,FABIO MOZER,E SERGIO ROSA".
Cecília o superavit existe? porquê como vocês apresentam parece que ele é ficção,ou apenas contabil.
ResponderExcluirVou ser bem objetiva:
Quanto em CASH,tem hoje nos cofres da Previ.
Em 2010 teremos que vender patrimônio para pagar as aposentadorias e as pensões,si for positica quanto em bilhões.
e por último,como se tornou um pedido de muitos,a revisão do Empréstimo Simples,a Diretoria de Seguridade tem algum normativo interno sobre o tema,nos diversos canais onde frequento com milhares de colegas esta é sem sombra de dúvidas maior reclmações depois do Superavit,por fundo menores que o nosso ter prazos mais dilatados e valores superiores aos praticados pela previ,mas a justificativa da previ é que o nosso se comparado com o mercado ainda é o mais barato,em termos de taxas praticadas.
Não seria a hora de rever este pensamento,pois tenho sentido a revolta de muitos,como uma bandeira de luta pela sobrevivência,esperam muitos de pessoas que talvez não possa atendelos,talvez essa matéria merecia uma consideração a mais da sua parte e um possível esclarecimento dos envolvidos,como por exemplo como funciona isso na prática,quem deve formular o pedido para uma revisão,se Sindicatos,Associações,Contraf Cut,se isso deveria ser levado a mesa temática discutida com o patrocinador,já que ele tem três votos tanto no Conselho Deliberativo como na Diretoria Executiva.
Bom esse é meu pensamento,talvez um estudo mais aprofundado sobre o tema, que involve muito do cotidiano dos colegas do PB-1 da previ.
Acho que envolveria planejamento sua área,pois acredito que como é um investimento alto,pois envolve cifras de mais de 3 bilhões de reais em emprestimo e financiamentos a participantes,creio ter solução simples e eficaz para atender a demanda por esta linha de crédito,talvez a criação de um fundo garantidor que possa elevar até mesmo os atuais 80 anos para concessão.talvez essa ideia possa ser amadurecida,quem sabe né.
Cordialmente
Sandra Rebeca
Cecilia,
ResponderExcluirse os benefícios especiais,por conta do superavit serão para TODOS, então excluam aqueles que já ganharam "Proporcionalidade","Remuneração" e o famigerado"Renda Certa" e, POR FAVOR, INCLUAM nós que contribuimos com 136% do VP+AN e (até agora) só nos beneficiamos com a interrupção do pagamento das contribuições (esta foi prá favorecer o BB e os da Ativa!).
REPITO: se é para TODOS OS ASSISTIDOS DO PLANO 1, queremos agora o nosso benefício especial.
Dinheiro tem, falta voces da Diretoria agirem com equidade...
Já que foi criada a PREVIC, órgão para fiscalizar, supervisionar e proteger os fundos de pensão, pergunto:
ResponderExcluirA diretoria da PREVI denunciou, formalmente, àquele órgão as contabilizações ilegais que o Banco do Brasil fez com recursos da PREVI ?
Cláudio-Piracicaba-SP
Quanto sera Que a campanha da dilma está recebendo do daniel dantas em função do caso resolvido pela arbitragem...
ResponderExcluirCecilia,
ResponderExcluirFiz a pesquisa em seu blog e achei em 10.01.2008 sob Título "Superávit Previ" a sua defesa naquela ocasião, do aumento do teto de 75% para 90%. Até entendo que você não tenha publicado meu comentário, mas gostaria que ao discutirem o próximo resultado (se isto vier a acontecer) , que nossos representantes estejam bem embasados daquilo que defendem para não virem a prejudicar milhares de pessoas, que votam em mudanças de estatutos/regulamentos, sem nem saber que existem dois tetos de contribuição dentro da PREVI. A culpa é de quem vota, mas os representantes eleitos por esse pessoal, tem o dever de esclarecer quem seria ou não beneficiado por estas mudanças. Avisastes aqueles que representas? É neste sentido que na minha opinião falhastes como nossa representante.
AO ANONIMO DE 24/03/2010 das 05:24
ResponderExcluirSanta ingenuidade desse comentarista. O pessoal da ativa que ficaram 06 anos sem aumento salarial e que tiveram que aposentar logo após esse período tiveram seus benefícios bem reduzidos. Voce deve ter aposentado antes disso e, ainda, teve um aumento em seu benefício de mais de 30% por volta de 2003, não me lembro efetivamente da data, já que eu não estava aposentado. E nós estavamos a ver navios. É fácil criticar quando se é sindicalista e que gozou de todas as regalias possíveis, com direito ou sem direito. Por favor, seja honesto consigo mesmo pelo menos uma vez na vida. Se não gostou desse comentário e, se responder, vai dizer que não é sindicalista e não tirou proveito nenhum, que eu estou muito enganado. Tudo bem, você por acaso pensou na situação dessas pessoas que estão incluidas nesse tempo acima mencionado. Você um dia pensou que esse pessoal perdeu e muito com a falta de reajuste por 06 anos, sofreram com a falta desse reajuste, passaram por problemas financeiros e quando da aposentadoria sentiram ainda mais o efeito com o valor do beneficio da Previ reduzido por falta desse reajuste que você ignorou. Que DEUS tenha pena de você.
Colega Cecília,
ResponderExcluirEntendo que vários frequentadores daqui e do blog Previ-Plano 1 estão cobertos de razão ao terem a expectativa, como eu também tenho, de que mais uma vez este ano não haverá qualquer tipo de distribuição da reserva especial para revisão do plano de benefícios que contemple os aposentados e as pensionistas do “PB-1”. É comum o sentimento de que não acontecerá absolutamente nada nas negociações entre Contraf-Cut e patrocinador, objeto de mesa temática específica sobre esse assunto. Assim, muitos têm sido os pleitos para novo realinhamento do ES já agora no início do ano. Enveredando também por este mesmo caminho fiz pequenos cálculos para demonstrar até que novo valor o ES poderia chegar, pagando-se a mesma prestação do teto de hoje que é de R$75.000,00. Caso houvesse boa vontade do todo poderoso diretor de seguridade da Previ o novo teto atingiria R$103.705,38, com a mesma prestação atual de R$1.425,96, bastando para tanto que o prazo de pagamento fosse dilatado para 120 meses. Vale registrar que não se trata de nenhum absurdo e nem tampouco novidade já que a Fundação CEEE (*) pratica esse prazo de 120 meses em linha de crédito para os seus associados. Tendo em vista que se trata de matéria do maior interesse para inúmeros aposentados e pensionistas do “PB-1”, agradeceria muito se Você empunhasse essa bandeira e manifestasse interesse em cuidar pessoalmente desse pleito.
(*) – matéria completa de 05.03.2010 se encontra no site da Anapar, cujo presidente é o diretor de seguridade da Previ, intitulada “Fundação CEEE: Opções de juros para empréstimos”.
CECIL QUE VOCE VAI SAIR DA PREVI PORQUE NAO PODE MAIS SE REELEGER, SE VOCE E FILIADA A ALGUM PARTIDO, CANDIDATE-SE E AI SENHORES BLOGUEIROS VAMOS VOTAR NA CECILIA...PARA DEPUTADA DISTRITAL,
ResponderExcluirAI A LUTA CONTINUA. ABS.
Cecilia, já que vocês criaram tantos beneficios de forma equivocada e que a maioria não foi beneficiada, estou, neste momento, sugerindo que você defenda um beneficio especial para os funcionários que ficaram 06 anos sem reajustes, que com isso reduziu o valor do beneficio quando aposentaram. Para quem teve a coragem de fazer a famigerada RENDA CERTA, essa sugestão de recuperar as perdas provocadas durante o governo FHC não custa nada e com isso se faz justiça.
ResponderExcluirTEM razão da Prev aumento nao dar aumento real, tem no seu comando um Jornalista e não um Economista, queriam o que?
ResponderExcluirA FUNCEF deu aumento real, preocupa-se com seus ASSOCIADOS, a Previ está se gabando por todo o Pais do Superavit acumulado mais está se esquecendo de como estão os aposentados.
Eu penso que ela quer é que morramos pois ai ela so vai pagar 60%, mais olhem bem olho gordo fura, e se o Sergio e Cia pensam que fazendo o mal não cai sobre sua cabeça, está enganado, é so ler o livro dos livros.
PELO AMOR DE DEUS NOS DEEM AUMENTO REAL E NAO UM REAL.
cecilia,
ResponderExcluirvou ser direto:qual a razão (caso seja verdade) de Funcef, Petros darem aumento aos seus beneficiários acima do INPS e a Previ não.
Se isto for verdade o por quê a Previ não copia?
Copiar o que é bom sempre é mais do que bom. Domini
Eu acredito que é muito difícil conseguir revisão de limite do ES antes do 2º semestre, pois o mesmo foi revisado no final do passado.
ResponderExcluirNa minha opinião, temos que brigar por melhoria de benefícios, considerando todo esse superávit da Previ, os nossos associados, nada!!
Cecilia, dificil é se nao tentarmos, creio muito que se o atual presidente Sergio Mau Rosa,não o fizer, outro o fará porque vá ser ruim assim pra lá, todos os Fundos de Pensão ajudam os associados a PREVI, nos esquece.
ResponderExcluirEu não voto no PT e acredito que muitos seguirão essa linha. Eta SERGIO RUIM
Cecília,
ResponderExcluirDesta vez melhoria de benefícios para todos os associados, né.
É Cecilia, e porque você não da provas de que está lutando pela revisão (superavit) dos benefícios dos aposentados e pensionistas.
ResponderExcluirTambém concordo que a melhoria de benefícios, para todos, num percentual condizente com os Superávits apresentados, seria a solução adequada e justa para resolver esta pendência.
ResponderExcluirContudo, toda vez que se propõe à Previ, ela diz que as dúvidas apontadas pela Resolução 26 e as liminares judiciais, impossibilitam qualquer medida neste sentido.
Só que, assim que a Resolução 26 foi aprovada, a própria Previ elencou todas as dúvidas e solicitou esclarecimentos. Será que até o presente momento ela, Previ, não conseguiu clarear as dúvidas?
Quanto a pendência judicial, poderia melhorar os benefícios com os 50% do Superávit e, assim que houver a decisão final, distribuiria o restante, de acordo com o veredito.
Está faltando empenho, neste sentido, por parte dos dirigentes da Previ.
Final do ano passado Cecília,foi dia 15 de setembro de 2009.
ResponderExcluirportanto já são decorridos 06 meses da sua implantação inclusive da fizemos até a renovação do mesmo.a proxima renovação se da justamente setembro de 2010.
Suas justificativas são infundadas,não tem o minimo de bom senso,não acredito que com tamanha concentração politica existente entre os diretores não se possa revisar um simples ES. antes do prazo pretentendido.
Como voce mesma disse,como fazer a revisão dos benefícios,se nem mesmo um simples ato tomado tão somente pela diretoria é dificil e complicado?
fica ai mais uma vez a frustação dos aposentados e das pensionistas do plano numero 1 de beneficios da previ, como muitos dizem a maior da america latina.
Se for possÍvel publique-se
Cecília,eu fico me perguntando,porquê você não leva esse pleito dos aposentados e das pensionistas da Previ ao Diretor de Seguridade,e coloca a batata dele pra assar?ele é responsável por esta aberração que aí está,tanta gente chorando um simples realinhamento de ES.
ResponderExcluirVocês,digo vocês porquê você quando revisou o empréstimo simples disse que foi contra o prazo de pagamento extendido somente em 12 parcelas,mais disse que não votou contra a proposta porque poderia invibializar a tal proposta, e foi voto vencido.lembra?
Ocorre que a capacidade de endividamento dos colegas estão estrapolados,conheço casos de colegas que estão devendo: cdc funci bb, cdc veiculo funci,cooperforte,emprestimo simples,cheque especial e cartão de credito e até desvincularam seus proventos para ter acesso ao emprestimo inss.
Temos que pensar nestas pessoas colega Cecília,se a previ fizer um estudo possibilitando melhorias significativas principalmente do que diz respeito ao prazo de pagamento,muitos poderão liquidar estas malfadadas dívidas,consequentemente seu perfil de dívida melhora,é como uma empresa falida,que entra em recuperação judicial e começa a ter sobra de caixa para novos investimentos.
No banco temos muitos casos assim,com empresas,produtores rurais etc...
Não tem como o aposentado ou a pensionista da previ resolver este imblório,pois suas dívidas estão atreladas ao pagamento,estas pessoas não tornam devedores contumaz,pois o aporvisionamento é feito na medida do pagamento,impossibilitando assim um reescalonamento.
Nada tem sido feito via banco para um ajuste desses pagamentos que estão estrapolados perante a lei,pois se computamor dívidas de patrocinador junto com o empréstimo simples estas duas passarão de 60% dos proventos dos aposentados e das pensionistas,dai a necessidade de mudanças,porque ai entra a previ.
Se ela oferece melhores condições muitos colegas vão pagar menos cheque especial,menos cartão de credito enfim menos juros,por este motivo é que a o diretor de seguridade coloca que o ES é o mais barato na prática é desmentido,por estas razões que explicitei acima.
Temos que pensar numa maneira de resolver esta situação e o mais rápido possível.
Em Belo Horizonte, no último dia 12 de março, a FAABB promoveu seu primeiro Encontro de Associações de aposentados e Pensionistas do BB em 2010, AFABB UBERABA – Romildo Cândido Ribeiro enfatizou sobre o ES: falou-se em flexibilização do Empréstimo Simples da Previ, aumentando valores, número de parcelas e revendo o tempo de carência.
Por tudo isto Cecília,há sim respaldo para esta antecipação da revisão do empréstimo simples.não podemos esperar mais para tomar medidas que justifique esta diretoria perante os verdadeiros donos deste patrimônio fabuloso.
Se você acha que estamos errado que faça uma explanação justa,de a essa gente que acredita em você,alguma esperança para se agarrar,será que é tão dificil pegar um telefone e articular esta revisão,faça a sua parte,depois nao reclama quando a sorte não bater na sua porta,como você mesma disse,já passou dificuldades em sua vida, não deixe que pessoa que acreditam no seu trabalho PERCA AS ESPERANÇAS.
Um cordial abraço da sua admiradora,Sandra Rebeca
Cecília,
ResponderExcluirO colega que postou em 25/03 às 17:24 está totalmente certo. Durante esse período de 06 anos quando eu ainda estava na ativa, a situação ficou muito difícil, tive que vender folgas, licença prêmio e tudo que tinha direito (antes nunca havia precisado), recorrer a todos os tipos de empréstimos e até hoje sofro os reflexos daquela época. Realmente, a Previ poderia de alguma forma procurar compensar o benefício daqueles que nada tiveram de aumento naquela época, para equipar aos colegas que já estavam aposentados e que no mesmo período tiveram aumentos. Seria uma forma da Previ fazer justiça. Por favor ponha essa proposição em sua agenda para a próxima reunião. Agradeço sua atenção.
cvj
Sra. Cecilia,
ResponderExcluirA Constituiçao Fedral em seu art. 5. e incisos, diz claramente sobre a igualdade de direitos, e se os Fundos de Pensoes sao regulados praticamente por uma Norma estabelecida pelo Governo que por sua vez indica os Presidentes das Estatais e ai vem a PREVI do BB, sim do BB porque foram os funcionários que a criaram, assim como os Funcionarios do BACEN,FUNCEF,BNDES, VALIA e eles tem um tratamento HUMANO,DIFERENCIADO, AUMENTEO REAL EMPRESTIMOS ELÁSTICOS E SEUS REPRESENTANTES EXERCEM COM RIGOR EM BENEFICOS DOS FUNCIONARIOS E APOSENTADOS, POR ISSO NAO É SO O AUMENTOS QUEREMOS O ATÉ AGORA ESTAO NOS NEGANDO POR DIREITO, VOCES ESTAO QUERENDO EH PAGAR SUCUMBENCIAS, POIS AS AÇOES JUDICIAIS ESTAO A FAVOR DOS APOSENTADOS.
Cecilia, por favor, publique essa mensagem, por que ela esta dentro dos critérios adotados por esse blog.
ResponderExcluirPOR FAVOR LEIAM ESSA MATERIA.
VOLTANDO AOS ERROS DA RENDA CERTA;
Os normativos da Previ, reza que o associado passar a ter o direito de aposentar desde que cumpra as seguintes exigências: integralmente: 360 ou mais contribuiçoes e 55 anos de idade. Proporcionalmente: 180 contribuições e 50 anos de idade.
Aquirido o direito o associado pode postergar a aposentadoria, mas cumprindo os normativos sobre o recolhimento das contribuições. Nada consta a respeito de que a partir da 360ª contribuição ela seria suspensa até a data da aposentadoria. Também, não reza que o valor do beneficio seria calculado quando chegasse ao efetivo recolhimento das 360 contribuições. E que esse beneficio seria recebido, com as devidas correções com os mesmos mesmos índices que corrigem as aposentadorias anualmente, e esse beneficio passaria a ser recebido quando da aposentadoria. Também, que o valor das contribuições recolhidas em excesso (acima da 360ª) seriam devolvidas pela Previ, com seus valores, também, corrigidos.
O valor do benefício de quem aposentou com mais de 360 contribuições foram calculadas sobre o período efetivamente recolhido. Então por que devolver esse valor se a compensação de permanecer, além das 360, existiu, pois o cálculo do benefício foram efetuados em cima dos valores que serviram de base para os recolhimentos, em seus úlimos 36 meses. Não houve perda alguma.
Quanto a RENDA CERTA dos aposentados. Nos normativos constam que a contribuição continua a ser recolhida do aposentado e do patrocinador. Agora fica a pergunta como devolver um recolhimento que é obrigatório?
Como atropelar os normativos que regem a matéria?
Como devolver a contribuição se essa obrigação não foi extinta.
Para proceder sua devolução esse recolhimento teria que estar extinto e que fosse prevista
a sua retroativida até a data da aposentadoria.
Por que não consultar um especialista nesta área.
Alguém tem que pagar por tamanha arbitrariedade e ao não cumprimento dos normativos que deveriam ser observados pela diretoria da Previ e pelo Conselho Fiscal que referendou essa ação arbitrária.
Se os aposentados querem justiça, que se faça justiça. E como será feita essa justiça? Punindo os responsáveis por tamanha irregularidade e exigir a devolução do dinheiro que foi pago indevidamente. Isso sim é que justiça.
Novos fatos assim poderam sobrevir, como acontece no Brasil, a impunidade estimula o crime. Não podemos deixar isso continuar na PREVI. Basta. Vamos levar esse caso à justiça.
A maioria esta entrando na justiça também para participar dessa arbitrariedade, com isso estão apoiando essa irregularidade e depois como vão reclamar dos mandos e desmandos de qualquer facção que tomar conta da PREVI. Se erraram vamos nos aproveitar dos erros também para levarmos vantagens, mesmo que irregulares? Estamos referedando a má administração e não corrigindo seus erros. E assim começa a contaminação e, depois, a quem recorrer.
Cecília,
ResponderExcluirPor gentileza, dê seu entendimento sobre a notícia abaixo:
¨CMN autoriza fundos de pensão a dar garantias para projetos de infraestrutura
Aval foi permitido para Sociedades de Propósito Específico (SPEs).
'Muita coisa de infraestrutura está no PAC', diz secretário.Para evitar que os projetos de infraestrutura constituídos por meio das chamadas Sociedades de Propósito Específico (SPEs) fossem prejudicados, o Conselho Monetário Nacional (CMN) passou a autorizar que os fundos de pensão possam dar garantias a esses projetos, disse nesta quinta-feira (25) o secretário-adjunto de Política Econômica, Dyogo de Oliveira¨ O restante desta notícia está em
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1544898-9356,00.html
Os avais concedidos não poderão contaminar as reservas da PREVI, caso ocorram insucessos nos empreendimentos? Quais os montantes desses avais que estariam a espera dessa deliberação do CMN no âmbito da PREVI?
olá pessoal
ResponderExcluirpelo que já li nos comentários acima descritos e já que há pesoas querendo colocar a sardinha no próprio prato.
Peço aos membros da previ que ao efetuarem qualquer distribuição de superávit 2009 não deixem de reajustar o percentual da pensionistas do BB visto que quando elas(es) mais precisam do dinheiro os mesmos são ceifados em 40% do que o aposentado recebia antes.
É justo que as pensionistas recebam sim, no mínimo 80% do salário do aposentado.
Até mesmo por que na hora do aperto são elas, exclusivamente, que vão enfrentar a barra sozinhas e que barra pesada viu....
O reajuste dos aposentados e pensionistas de junho de 2010 será no percentual de no máximo 2%.
Isso também terá que ser discutido visto que muitos de nos poderão ficar com a remuneração totalmente desada e ínfima.
http://www.escgaspar.com.br/igpm.htm
Alô dirigentes.
Cecilia,
ResponderExcluirde acordo com os números apresentados pelo colega JORGE TEIXEIRA em seu comentário 14:26 a justificativa da PREVI em não ampliar o prazo e valor do ES para não endividar o associado cai por terra, tendo em vista que para o valor de 105 mil NO PRAZO DE 120 MESES, a parcela fica pratimante a mesma que estamos pagando atualmente, sem contar o beneficio que esta mudança proporciona ao associado, que teria condições de aguardar com mais tranquilidade a decisão judicial sobre a Res. 26- outra desculpa para travar a distribuição do superavit.
Os aumentos anuais que estão sendo autorizados para o ES são tão pequenos em relação ao quadro de endividamento que estamos passando que praticamente não consegue alterá-lo. Seria necessário um valor mais substancial não para resolver, mas, aliviar a situalção atual. Para resolver só a distribuiçao do SUPERAVIT.
Com essas atitudes totalmente desprovidas de transparência a PREVI só deixa uma certeza, O NOSSO SUPERAVIT ESTÁ SENDO PRESERVADO PARA OUTROS FINS. Talvez até, conforme foi suspeitado nas eleições passadas, para suprir o Caixa 2 de alguma campanha eleitoral. Por esses motivos vale alertar àqueles que tem condições de reverter esse quadro direcionando os nossos recursos para melhorar os nossos beneficios e enquanto não for possivel a utilização do superavit realinhar o ES, QUE O TIRO PODERÁ SAIR PELA CULATRA e em PROTESTO fazermos uma mobilização geral para não votar no candidato apoiado por eles. Façam as contas que as perdas não serão pequenas (ASSOCIADOS + FAMILIARES + EMPREGADOS + AMIGOS ETC ETC.
O RECADO ESTÁ DADO, QUEM VIVER VERÁ
Diante de um superavit tão expressivo, falar de novo em aumento do empréstimo simples só pode ser fruto de desespero e resignação.
ResponderExcluirVamos elevar nossa voz, um dia alguém nos ouvirá.
Colega Cecília,
ResponderExcluirO blog dos eleitos contempla, já há quase trinta dias, matéria cujo título é “Mudança no fator previdenciário: este é o momento”. Até agora, 12:25hs de 28.03.2010, nenhum comentário foi postado. O assunto disponibilizado é importante mas entendo que, pelo menos neste momento, o foco deveria ser outro. Por outro lado o blog Unidade BB tem como principal objetivo apresentar e debater temas pertinentes ao Banco do Brasil e seu funcionalismo. Foi criado por militantes sindicais e militantes políticos ligados à Articulação Sindical. Encontra-se em discussão o tema “Mesa temática de previdência com BB começa com reivindicações pendentes”. Vale lembrar que essa mesa temática é a responsável pelas tratativas em curso entre a Contraf-Cut e o Patrocinador referentes a uma possível distribuição da reserva especial para revisão do nosso plano de benefícios. Penso, s.m.j., que se poderia dar uma fugidinha rápida até o Unidade BB e manifestar também as nossas insatisfação e indignação diretamente aos militantes sindicais, no que concerne aos acontecimentos que temos tomado conhecimento referentes ao “PB-1”. Pelo andar da carruagem até mesmo demonstraríamos, no caso dos colegas que eventualmente possam ter o pensamento igual ao meu, a nossa expectativa de que este ano também não haverá qualquer tipo de distribuição de recursos que alcance os aposentados e as pensionistas do “PB-1”.
Cecília,
ResponderExcluirVocê vê possibilidades de termos aumento real nos benefícios. Caso positivo, já existe alguma previsão, ou já foi discutido alguma coisa neste sentido.
cvj
Colega Cecília,
ResponderExcluirA matéria cujo título é “CMN MUDA REGRAS PARA FUNDOS APLICAREM EM INFRAESTRUTURA” foi publicada em 26.03.2010 no site Diário dos Fundos de Pensão. Essa medida, conforme constante no texto, deve viabilizar muitos dos projetos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lançar na segunda-feira. Agradeceria caso Você respondesse se esse tipo de investimento é interessante para a Previ, na medida em que permite às entidades prestar garantias em financiamentos bancários concedidos para Sociedades de Propósito Específico (SPE). A propósito, a Previ já participa de alguma SPE?
Como ainda não obtive resposta, pela 3ª vez:
ResponderExcluirJá que foi criada a PREVIC, órgão para fiscalizar, supervisionar e proteger os fundos de pensão, pergunto:
A diretoria da PREVI denunciou, formalmente, àquele órgão as contabilizações ilegais que o Banco do Brasil fez com recursos da PREVI ?
Cláudio-Piracicaba-SP
Prezada Cecilia,
ResponderExcluirA propósito, da dificuldade que você vê em aumentar o empréstimo simples, não sei porque razão, uma vez que o mesmo depende apenas da boa vontade da diretoria, eis que o mesmo não está atrelado em nenhum indíce inflacionário. Então o seu posicionamento indica a má vontade da diretoria da previ em atender aos seus associados. Concordo plenamente com você, que o que precisa é melhorar benefícios, mas como a Previ está impossibilidade em fazê-lo, segundo informações da própria previ, o que não acredito pois outros fundos tem feito o uso do seu superavit, gostaria que você indicasse outra forma de comtemplar os associados, de forma mais rápida, no sentido de proporcionar uma dignidade financeira aos associados de modo que pudessem pelo menos amenizar a sua situação financeira crítida. Na verdade continuo acreditar que essa Diretoria não que fazer nada que atenda aos interesses dos seus associados. A preocupação é mostrar resultados, sem o mínimo interesse em resolver a situação da maioria dos seus associados. em . Continuem fazendo esse marketing pelo Brasil afora mostrando a robutez da Previ, mas que mostrem também a fragilidade financeira dos associados da Previ, que parecem que vocês fingem desconhecer. Não entendo essa satisfação de vocês mostrarem números estrondosos, parece que vocês querem é humilhar ainda mais os seus associados.
Prezada Cecília,
ResponderExcluirO que voce me diz disto:
Caixa paga mais de R$ 1 milhão a aposentados
Em acordo celebrado na Câmara
Permanente de Conciliação, a Caixa
Econômica Federal concordou em
pagar, numa parcela única, o auxílioalimentação
incorporado na
remuneração dos aposentados e
pensionistas do banco. Só na sextafeira,
19/03, mais de um milhão de
reais foram revertidos em favor dos
autores das ações. A expectativa da
Câmara é de que outro tanto seja
pago nos próximos dias aos
aposentados que aderiram ao
programa.
Para Otamar Meireles, de 76 anos,
o dinheiro chegou em boa hora. “É bom porque vem quando a gente menos espera”,
disse o gerente aposentado que optou em receber de uma só vez um total aproximado de
R$ 50 mil, do que continuar com o carnê-alimentação de R$ 366 mensais. Cada
aposentado e pensionista está recebendo um valor que varia de R$ 30 mil a R$ 60 mil.
Juíza Narayana Hannas, servidor Ludovico
Júnior e aposentados da Caixa Econômica Federal. Matéria publicada na AApreviplano1.
Jesus Cristo disse a seus seguidores que veio à terra,não para que se lhe ministrasse,mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos.
ResponderExcluirMateus (20:28)
Cecília, faça isso por nós ai na diretoria,mostre aos demais colegas que necessitamos deste realinhamento de ES agora,já estamos com corda no pescoço,temos dívidas muitas urgentes.
Pelo seu carater eu lhe imploro,faça alguma coisa por nós,examine a sua conciência,não perca a alegria que DEUS te deu,a força que te move e ajudenós a continuar caminhando.
Vai ser a última vez que te peço humildemente,faça alguma coisa por nós,não deixe que os demais integrantes desta diretoria lhe tire o brilho que DEUS,DEUS te deu.
Já desvinculei meu beneficio inss para ter acesso ao emprestimo consgnado,não tenho mais a quem recorrer,to com 69 anos e não tenho como pagar as minhas dividas.
Atensiosamente
Amadeu Tamandaré
Prezada Cecília,
ResponderExcluirPelo acompanhamento dos vários sites de associações e informações de associados, as reuniões realizadas por essa Previ sobre superavit não acrescenta em nada aos associados da Previ. Os questionamento efetuados respondidos de forma vaga e sempre há justificativas. Mais uma vez os associados estão sendo iludidos por essa Previ.
Cecília, será que esta Diretoria não tem nenhuma sensibilidade?Aposentados, pedindo com muita humildade,rogando a Deus que vocês lhe joguem uma migalha.
ResponderExcluirCom muito respeito aos colegas, eu estou comparando essas atitudes, tal qual cães vira-latas que enfiam o rabo em baixo das pernas e com aquele olhar de "pidão", imploram por um naco de comida.
Tenham, pelo menos, compaixão daqueles que lhes imploram.
O mundo dá voltas; hoje são eles, amanhã podem ser vocês.
CECILIA, HOJE 29/03/2010 E ATÉ AGORA NÕA TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE LER NADA SOBRE AS REUNIÕES PROGRAMADAS PELA PREVI. HOUVE ALGUMA MANIFESTAÇÃO POR PARTE DE ASSOCOADOS? ELES FIZERAM ALGUMA PERGUNTA E OBTIVERAM RESPOSTA PLAUZIVEL DA DIRETORIA DA PREVI? OLGO COMO AS DISTRIBUIÇÃO DO SUPERAVIT? POR FAVOR NOS INFORME. MORO NO INTERIOR E NÃO TIVE CONDIÇÕES DA IR AS RUNIÕES PORQUE NÃO TENHO DINHEIRO DE SOBRA PARA AS DESPESAS , SOMENTE DÍVIDAS.
ResponderExcluirQUEM SABE VOCE POSSA NOS DAR ALGUMA ALEGRIA.
ABRAÇOS DO AIRTON
ARRE EGUA,
ResponderExcluirEU NUNCA PENSEI
NUNCA PENSEI
ARRE EGUA
É UMA PREVI CADA VEZ MAIS
FICANDO RICA
E SEUS ASSOCIADOS MAIS POBRE,
ARRE EGUA
TEM MUITA GENTE RECEBENDO
RENDA CENTA E A MAIOR
RENDA INCERTA
ARRE EGUA
ATE QUANDO VAO ENGANAR TANTA GENTE
QUE SE APOSENTOU PENSANDO QUE A PREVI AGIA CERTO
ARRE EGUA
E TANTOS SOCIOS PENSANDO QUE ELA
MELHORAR, MAIS NINGUEM DÁ UM ALENTO
ARRE EGUA,
PEÇO SOCORRO A TODOS OS DIRETORES NOS OUÇAM,
ARRE EGUA
ARRE EGUA
joel do Maranhao
Cara Cecília,
ResponderExcluirEstamos há um ano discutindo a distribuição do Superavit da PREVI, para melhoria dos benefícios, e sinceramente não percebo VONTADE da diretoria da PREVI em resolver a questão. Torcem para que o tempo passe e esqueçamos deste assunto, para não terem de responder a questionamentos dos participantes. E aí vão continuando aplicando em Bancoop, BrOi, Infraestrutura, PAC 2, etc, e acham que se der prejuizo, paciência, não tiveram culpa e não serão responsabilizados.
Sabe, Cecília, talves você acredita que possa fazer pouco pois é minoria, mas é a única dessa estrutura de poder que nos ouve, sabe de nossas angústias e apertos financeiros. Dia 23.03, pedi a renovação do ES,foi creditado dia 25, R$ 2.011,00, não deu nem para liquidar as contas que eu tinha pendentes. O saldo devedor não foi reduzido e nem será pois não vou esperar 12 meses para renovar,acho errado também continuar cobrando tx de abertura de crédito, no meu caso R$ 130,00, pois este dinheiro que a PREVI empresta já é nosso mesmo e os Bancos que fazem esprestímo consignado para aposentados do INSS deixaram de cobrar esta taxa há tempos.
Vou me juntar aos colegas Amadeu Tamandaré, Antonia, e outros que vêem no realinhamento do Empréstimo Simples a solução imediata para nossos problemas urgentes. Sem perder de vista a distribuição do Superavit com correção de injustiças existentes.Por favor, brigue por nós.
Abraços,
Lázara Rabelo
aposentada
Goiânia (GO)
Colegas,
ResponderExcluirPor enquanto não existe nenhuma proposta na mesa, até porque antes de qualquer discussão, tem que se decidir se vamos concordar com a Resolução CGPC 26, pois se a resposta é positiva, estamos concordando que o Banco tenha direito sempre aos 50% da reserva especial, sem nenhuma negociação.
Cecilia, vamos concordar para que o Banco tenha direito aos seus 50% ( o que já tem), e os nossos 50% (aposentados e pensionistas) a Previ, utilize na melhoria dos nossos benefícios.Urgente, outros fundos menores já estão fazendo.
ResponderExcluirE a Cesta Alimentação, porque a Previ não faz o mesmo que a CEF fez.?
PROPOSTA DE MUDANÇA DE NOME DA PREVI -
ResponderExcluirDe hoje em diante a CAIXA DE PREVIDENCIA DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL passa a se chamar
CAIXA DE PREVIDENCIA DO BANCO DO BRASIL.
Por favor votem a favor da mudança.
Colega Cecilia,
ResponderExcluirRESPONDA, POR FAVOR;
Voce acha que uma simples Resolução, baixada por um Conselho, tem força para alterar uma Lei votada pelo CONGRESSO NACIONAL, E SANCIONADA PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA ?
Ademais, a Lei é tão clara que não se pode contestar que a hora é agora.
Leia, por favor, e responda:
Art. 20. O resultado superavitário dos planos de benefícios das entidades fechadas, ao final do exercício, satisfeitas as exigências regulamentares relativas aos mencionados planos, será destinado à constituição de reserva de contingência, para garantia de benefícios, até o limite de vinte e cinco por cento do valor das reservas matemáticas.
§ 1o - Constituída a reserva de contingência, com os valores excedentes será constituída reserva especial para revisão do plano de benefícios.
§ 2o - A não utilização da reserva especial por três exercícios consecutivos determinará a revisão obrigatória do plano de benefícios da entidade
Como voce pode ver, não existe obstaculo à Revisão do Plano.
A Resolução não tem a assinatura do Presidente da República, pois teve um único objetivo: "mudar as regras do jogo, em pleno campeonato" tanto que os seus efeitos etão suspensos.
Você ainda tem alguma dúvida se vamos concordar ou não com a partilha?
ResponderExcluirSe fizer uma votação todos ou a grande maioria vai dicidir pelo "sim" pela divisão com o eminente patrocinador.
Pense Cecília se os tomadores de Empréstimo Simples que são mais ou menos 60 mil votarem já quase fala por si só se queremos ou não dividir o bolo.
Ao contrário dos membros da atual diretoria não somos gananciosos,queremos é ter melhores condições de vida,mesmo porque a previ não foi feita para nos enrricar da noite para o dia e sim para nós pagar em dia e igualitariamente as contribuições de cada um ao plano.
Quanto ao realinhamento ele é possível,cabível e necessário, o que não pode é continuar o massacre dos Aposentados e das Pensionistas engordando numeros,ele só fica inviável se os balanços da previ estão forjados,maqueados e se não temos dinheiro em caixa para reduzir as desigualdades via Empréstimo Simples.
Esta medida se não se lembra foi objeto de apreciação do orgão máximo da previ ( conselho deliberativo )que deu últimato a diretoria da seguridade para resolver a questão em agosto de 2009.
Creio que todos si lembram?
O Governo Federal não fez o PAC 2,intão distribui já atráves do novo realinhamento do ES já não precizamos esperar a politicagem nojenta da diretoria para depois das eleições é perfeitamente cabivel já mesmo porque o novo presidente vai sair da atual diretoria.
E bom passeio pelo Brasil,olhe e encare cada aposentado ou pensionista que la está vendo a arrogância e a prepotência que vocês estão fazendo eles passar.
Espero que não censure porque é a mais absoluta realidade que estamos vivendo hoje como pode você ver tantos colegas implorando e nem se quer responde a eles,ai dentro de você tem coração?será que realmente já passou tantas dificuldades assim como diz,ou é maketing apenas.
Zé MARIA ainda na ativa agência 3421.
Cecília não importa resolução ou não o Banco do Brasil sempre se deu bem em todas.
ResponderExcluirVamos para com esta história de resolução,todas as vezes que o banco quer alguma coisa sempre vai haver alguém PT PSDB PSOL PSTU qualquer um edita o que quiser e pronto a roubalheira ta feita.
A DISCUSÃO DEVER A SEGUINTE :
PRECIZAMOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE CONSTRUIRAM PARA ESSE PATRIMONIO,COM OU SEM RESOLUÇÃO.
A COMEÇAR JÁ PELA JUSTA REVISÃO DO EMPRESTIMO SIMPLES.
Faço uma sugestão a colega:
PORQUE NÃO IMPRIME TODOS OS COMENTARIOS DOS COLEGAS E ENTREGUE COPIAS TANTO AOS CONSELHEIROS QUANTO AOS DIRETORES.
E DEIXE QUE ELES TOMEM A SEGUINTE DECISÃO:
Não vamos revisar nada agora pelo menos terá feito a sua parte.
Cecília você tem tanto apoio político é da ANABB tem força para se quiser elevar o ES para 200 mil em 240 meses as garantias oferecidas a previ sai da sua pasta "PLANEJAMENTO".se precizo for eleve a contribuição para as garantias,proponha um fundo de aval,como faz a cooperforte retendo um percentual do valor liberado para garantias.
Ta vendo quando se tem boa vontade tudo é possivel?
Berenice Alcantará Brasília DF
OOOO CECILIA BATE A REAL AI ?
ResponderExcluirO QUE TEM HAVER RESOLUÇÃO COM EMPRESTIMO SIMPLES ?
QUAL FOI A RESOLUÇÃO QUE A ATUAL DIRETORA FEZ PARA NAO ATENDER SEUS LEGITIMOS DONOS.
JÁ QUE NÃO É POSSÍVEL A PREVI ELEVAR O LIMITE E O PRAZO DO ES PORQUE A PREVI NÃO BUSCA ALTERNATIVAS NO MERCADO OU SEJA PORQUE NAO FAZ UM LEILÃO DOS DEVEDORES DO EMPRESTIMO SIMPLES TRAFERINDO PARA ALGUÉM QUE POSSA MELHOR ATENDER NOSSOS ANSEIOS ATRAVES DE UM CONVENIO COM DESCONTO EM FOLHA,GANHARIA AQUELE QUE MELHOR NOS ATENDESSE COM PRAZOS E LIMITES.
O QUE A SENHORA ACHA DA IDEIA,LEVE ELA AOS SEUS PARES QUEM SABE ELES NÃO APROVAM, AFINAL SOMOS UM GRUPO DE 120 MIL PESSOAS.
MARIO AFONSO DE LUCA
Cecilia e pessoal do blog,
ResponderExcluirCom a alteração feita pelo CMN me rendo e acredito que, infelizmente, não veremos nenhum rastro do superávit. Porque?
1º - os desembolsos em dinheiro que iriam para pagamento de melhoria nos benefícios vão ser necessários para pagar os investimentos que a PREVI fará em infra-estrutura (nenhum projeto poderá ir adiante com dinheiro virtual - é preciso dinheiro vivo)
2º - a "tal" liminar continuará engavetada pelo judiciário e será apreciada, se for um dia, daqui há muitos anos. E o sindicato de Brasília não vai retirar a ação.
3º - o superávit de 2010 será incorpado pelo de 2009 (que não será distribuído) e em janeiro de 2011 o BB fará mas uma "ESTUPENDA" contabilização no lucro, com base na sua susposta parte no superávit de 2010. Para a apuração do superávit de 2010 o resultado já sai com R$ 25,9 bilhões que não serão distribuidos (reserva especial).
Vocês estam conseguindo enterder como funciona a sequência dos fatos.
Vocês conhecem aquele ditado que diz: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". No nosso caso não estamos tendo nem a possibilidade de correr, logo somos presa fácil.
Colegas,
ResponderExcluirAcho que o Banco não tem direito aos 50%, porém já os apropriou. Por quê a PREVI não toma para si a responsabilidade de distribuir os outros 50% (sob forma de adiantamento) e não vai ela PREVI discutir na Justiça a Resolução 26? Ah por favor não me chamem de ingênuo, babaca, é só um sonho....
Colega anônimo,
ResponderExcluirEu também concordo que a LC 108 é clara em relação à distribuição do superávit, mas o governo atual quis clarear a questão da revisão de benefícios que era omissa e aí impuseram essa REsolução que exorbita a LC 108 e 109, porém temos que lembrar que qualquer movimentação que seja feita com o superávit tem que ser aprovada pela SPC e pelo Ministério da FAzenda, Planejamento...
O Governo atual criticou tanto as medidas das LC 108 e 109 e cria um monstrengo pior ainda...
Cecilia, antes da tua saída, deixa um marco de alegria para nos aposentados e pensionistas. Mostra que está lutando pela distribuição do Superavit ou pelo aumento do ES.
ResponderExcluirA PREVI ÉPRIVADA OU ESTATAL? O GOVERNO CRITICOU? ORA VIVEMOS DE ACORDO COM OS ARTIGOS DA LEI E O QUE A DIRETORIA DA PREVI TEM QUE FAZER É LER O ESTATUTO, LER O ESTATUTO E CUMPRI-LO.
ResponderExcluirVEJAM OS SENHORES A ATUAL DIRETORIA ESTA COLOCANDO A PREVI PARA EM UM FUTURO PROXIMO PAGAR MILHOES EM SUCUMBENCIAS E AI VAI SAR MAIS DINHEIRO, PORTANTO, O CPC, CODIGO DE PROCESSO CIVIL, PODE E DEVE ATRAVÉ DOS SINDICATOS ACIONAR A DIRETORIA ANTERIOR POR DESCASO COM A APLICABILIDADE DO ESTATUTO.
O APOSENTADO NAO TEM DIREITO A NADA, A DIRETORIA ESQUECEU-NOS É UMA PENA....
A FUNCEF ESTA A MIL NA NOSSA FRENTE, ISTO PORQUE SE PREOCUPA COM OS APOSENTADOS....... O LULA VAI SE ARREPENDER.....ORA SE VAI...
Caro anônimo de 30/03 às 8:06 hs:
ResponderExcluirLamentável que um comentário bem elaborado sirva apenas para o esmorecimento da categoria. Este comentário, tomara que involuntariamente, mas, por vias transversas, enaltece a "esperteza" do patrocinador e incita à desistência pela luta em defesa dos legítimos direitos de todos nós, ou de quase todos, pois alguns já se apropriaram do que era de todos.
Cecília,
ResponderExcluirEstá quando chegando a hora de ires para casa, e descansar desta árdua missão que cumpriste nestes últimos anos nos representando na PREVI.
Boa Sorte!
A pesquisa da Brand Finance avaliou que a "marca Banco do Brasil vale R$ ll,6 bilhões"(3ª mais valiosa do Brasil).
ResponderExcluirNo início dos anos 90, lembro-me que uns babacas da Diretoria do BB queriam "trocar a marca para Banco Brasil"(?)e após privatizá-lo.
Participamos da grita geral e tal desatino foi devidamente arquivado(mas não esquecido...).
Bons tempos aqueles ! Hoje não participamos nem de votações na nossa PREVI (antiga "Capre"),não é mesmo ?
Cecilia,
ResponderExcluirVoces da diretoria tem medo do quê?
O Governo o BB, mandam e desmandam e esta tudo certo, NÃO HÁ LEI NESTE PAÍS!!!...
Resolução de araque vale mais que LEI, quando? onde? isso é uma violência com os idosos cansados, doentes, indefesos e é sôbre nós
que voces querem ter vantagem? voces não tem pai? não tem avós aposentados? é assim que devemos ser tratados com total falta de respeito.
Colega menciona no site (www.previplano1.com.br)que na apresentação da Previ em P.Alegre, o Sr Rosa desrespeitando as sentenças favoráveis dos Juízes em relação a Cesta Alimentação disse que resistirá até as últimas consequências para não pagar esse direito aos aposentados, MEU DEUS!
Ele coloca-se abertamente contra nós, que construímos para o superávit que temos hoje e fomos excluídos.
Iludem o Plano PreviFuturo que o que sobrar do PB1 irá ser acoplado ao Plano Previ Futuro, mentiras quando chegar a vez deles inventam outra coisa.
Sra Cecilia diz que não concorda em dar 50% do superávit para o BB, mais por diversas vezes aqui no blog citou: que vale mais um pássaro na mão que dois voando.
Claro que com o número de aposentados e pensionistas que estão tomando ES e pedindo para o mesmo ser realinhado com aumento de valor e prazo, querem os 50% que sobram do que o BB tomou, tomem as medidas cabíveis para se começar uma negociação, ou são os aposentados que tem que sair de muletas, bengalas, soros pendurados e pedir negociação?
Prezada Cecília,
ResponderExcluirNa verdade ninguém quer resolver nada, é fim de mandato. Se não fizeram nada durante o mandato para os associados, a não ser a famosa renda certa, cuja metodologia ninguém entende, não é agora que vão fazer alguma coisa. Não vejo interesse de ninguém dessa diretoria em propor alguma coisa. O Pior que tem alguns associados iludidos que ainda vão a famosa reunião para mostrar o superavit grandioso da Previ.
OS APOSENTADOS QUE COM AFINCO CONTRUIRAM P MAIOR FUNDO DE PENSAO DA AMERICA LATINA SAO COMPARADOS A UM PUNHADO DE PIABAS COLOCADAS EM UMA FRIGIDEIRA;
ResponderExcluirSE A DIRETORIA QUISESSE FARIAM ALGUMA COISA, MAIS PARECE QUE VAO SAIR ASSIM COMO PASSARAM OS QUASE OITO ANOS SO VENDO A BANDA PASSAR
A CEF É 90MIL E O PRAZO É 96 MESES
VIU CECILIA LEVA ISSO Para o todo poderoso
Diretora Cecília.
ResponderExcluirHá informações não confirmadas de que na última reunião do Conselho ficou decidido um aumento do ES para vigorar a partir de maio/2010 até o limite de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Você confirma essa informação? Queira Deus que seja real.
Colegas,
ResponderExcluirSe fossemos bem representados, razões é que não faltam para impetrar ações contra a Previ.
Falta-nos representatividade. O Patrocinador, com a conivencia de outras instituições, "entra" no Caixa da Previ, tira o que quer, faz uma comunicação à CVM de "fato relevante"( que não é mais relevante e sim rotineiro) e a Diretoria da Previ cruza os braços, e só observa. Tudo isso ao arrepio da lei. (LC 109/2001 - § 2º do artigo 20 ). Graças a Deus que o "Boris Karloff" da Previdencia deixou o cargo. Isso mesmo. É o Sr. Pimentel que criou esse Frankenstein chamado de Resolução 26, que tem um pedaço de cada um, e que está suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça, cuja suspensão está sendo abertamente desrespeitada.
E nossos governantes gostam muito de pronunciar: "estado democrático de direito".
Aos amigos, tudo! Aos inimigos, o rigor da lei! ( autor desconhecido)
Lei! Ora,a lei! (Getulio Vargas)
SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ, ESSE ANO COMPLETOU 17 ANOS DESDE A MINHA POSSE, SEM CONTAR QUE EM UM PDV DE DE 1991) 8 ANOS CONTRIBUINDO A previ, RECEBI 1/3 SEM CORREÇÃO NENHUMA, E AS VANTAGENS QUE O BB NOS DEU NAQUELA ÉPOCA DA ADESÃO AO PDV, DEVOLVI AO SER READMITIDO. HOJE RECEBO EM TORNO DE 1.000,00. AINDA NAO ENTENDI QUE CÁLCULO É ESSE SE O INSS ME PAGA 1.900,00. hÁ MUITA COISA ERRADA NESSA PREVI E SEI QUE SÓ ATRAVÉZ DA JUSTIÇA É QUE PODEREMOS CONSEGUIR O QUE TEMOS DE DIREITO. TODOS OS CANDIDATOS QUE SE ELEGERAM, CONSEGUIRAM COM O NOSSO VOTO, HJ VEMOS E CONTEMPLAMOS QUE OS ELEGEMOS NÃO PARA O TRABALHAR EM PROLEM DEFESAS DOS NOSSOS DIREITOS MAIS EM DEFESA SIM DAQUELES QUE USURPAM DE MANEIRA VORAZ, ABOCANHANDO DESCARADAMENTE OS DIREITOS E AS NECESSIDADES QUE FAZEMOS JUS. CREIO QUE HÁ UM SER SUPREMO E DO SEU TRONO CELESTIAL ELE TEM O DOM DE TRANSFORMAR E DESTRUIR. ( ESTÁ ESCRITO NA SUA PALAVRA: EU CRIO O BEM E O MAL, A BENÇÃO E A MALDIÇÃO) E A SUA PALAVRA É FIEL E VERDADEIRA E CREIO QUE UM DIA SEREMOS VITORIOSOS. VAMOS BATALHAR E CRER QUE VAMOS VENCER, O JUIZ DOS JUÍZES JULGARÁ AS NOSSAS PETIÇÕES E OS HOMENS QUEIRAM OU NÃO SÃO E SERÃO SEMPRE DOMINADOS POR ELE. a SAÍDA DE TODOS VOCEIS ESTÃO P´ROXIMA E TAMBEM AS ELEIÇÕES ESTÃO A PORTA NEM SÓ NA CASSI E PREVI, OUTROS GOVERNOS VIRÃO E AS LEIS E RESOLUÇÕES MUDAM. A ÚNICA COISA QUE NÃO MUDARÁ SÃO AS BENÇÕES DE DEUS NA NOSSA VIDA. BOA SORTE DESEJO PARA VOCEIS TODOS, SE UM DIA VOSSOS CORAÇÕES ARDEREM PELO QUE NÃO FIZERAM, CERTAMENTE NÃO PODERÃO VOLTAR ATRÁZ. HOJE VOCES RIEM DE NÓS, MAS ESSE MUNDO É UMA RODA GIGANTE E ESSA RODA NÓS ESTAMOS NELA E UM DIA ESTAREMOS NO TOPO, COM FÉ EM DEUS. CHEGA DE LAMENTO E CHORO COLEGAS VAMOS AGRADECER OR ESTARMOS VIVOS E DE PÉ PARA PODERMOS BATALHAR E SERMOS VENCEDORES. ABRAÇOS A TDS.
ResponderExcluirAmigos.
ResponderExcluirEsse papo do sergio rosa dizer que vai levar até as últimas consequências as decisões judiciais no sentido de não pagar os valores devidos quaisquer sejam determinados pela justiça é na verdade uma demonstração evidente de que ele já não pode mais fazer nada com relação ao nossos direitos das ações renda certa de alimentação.
ELE JÁ JOGOU A TOALHA BRANCA e sabe que as ações no judiciário já cristalizaram o entendimento favorável ao pleito dos associados.
A segunda instância do TJDF está rápida e as ações de renda certa que são julgadas lá em grau de recurso 'TODAS' estão sendo a favor dos associados. O que pode demorar um pouco é quanto subirem para brasília. Eu acredito que será muito difícil reverter o entendimento no STJ.
Se a previ propuser um mega acordo com os demandantes sairá muito mais barato e menos sacrificante para o patrimônio líquido do plano. Isso é lógico pois só os juros pelo tempo pode dobrar o capital executado.
Ele não pode fazer nada. Senão cumprir com os pagamentos determinados pelos juízes, caso contrário, isso configura desobediência e obstrução ao cumprimento de decisões judiciais, passível de cadeia pelo descumprimeto.
Quero ver até onde ele resistirá pois as grades o esperam, assim como acontece com alguns políticos brasil afora.
Em pouco tempo também ele não será mais o presidente e com certeza que o substituir terá que assumir esse monstruoso passivo dos processos que foi deixado pela gestão passada em virtude de decisõs e noemas ilegais e impensadas. Que o patrimônio desses dirigentes respondam também por esse infelizes decisões.
Sergio já jogou a toalha e agora vem com esse terrorismo no final de sua gestão.
Ao anônimo do dia 31 de março - 05:21
ResponderExcluirA minha intenção não foi esmorrecer o anônimo daqueles que estam na luta ou que almejam melhorias "justas" com base nos superávits frequentes da PREVI. Tive como objetivo somente relatar a realidade que vejo para que não ocorra o fortalecimento de esperanças por parte, principalmente, dos aposentados e pensionistas mais necessitados quando os fatos atuais caminham em direção totalmente contrária.
Fortalecendo a minha opinião veja o resultado do balancete de janeiro de 2010 da PREVI. Não foi abatido o superávit de 2009. Ele se soma na apuração de superávit ou déficit para 2010. LOGO no início de 2011 o BB vai fazer nova contabilização (possivelmente 50%) do superávit apurando em 2010 onde está incluso o de 2009. Exemplificando melhor: superávit de 2009: R$ 44 b - reserva p/revisão de plano: R$ 25,9 b - BB contabiliza R$ 12,45 b (que é praticamente o que foi contabilizado até agora: 2008, 2009/1 e 2009/2). Supondo que ao final de 2010 o superávit seja de R$ 50 b e reserva p/revisão de plano R$ 28 b. O BB contabiliza R$ 14 b. Fica claro o porquê o BB não quer distribuir os outros chamados "50%" que ele acha que temos direito.
A solução: se esperar até meados de dezembro de 2010. Se até lá não ter evoluído a utilizada dos R$ 25,9 b acionar judicialmente para que os R$ 25,9 fiquem bloqueados e que sejam distribuídos a luz da Lei ou no mínimo à luz da resolução 26. Caso não seja feito isto vira uma bola de neve e penso (aqui posso estar efetivamente agindo de forma negativa) que não vá aparecer um juiz que determine ao BB estornar as contabilizações. Perceba que a gravidade da situação.
Fico imaginando o que se escreve neste blog. Penso: para que serve. Qual a sua utilidade e sua repercussão junto a diretoria da Previ e da Cecília, proprietária do blog.
ResponderExcluirPode ter alguma utilidade para somente demonstrar nosso descontentamento nada mais, pois, repercussão não existe.
Tentar sensibilizar Petistas e Sindicalista. Pura perda de tempo. Eles são ditatoriais. Não aceitam sugestões, não toleram que sejam contrariados e não admitem oposição. Administram apenas em busca de interesses pessoais e estão em todos órgãos do funcionalismo do BB. Cassi, Previ, Anabb, Coopanabb, AnabbPrevi, associações de aposentados do BB, federações, etc, etc, etc.
Eles estão acima da lei.
Nós escrevemos neste blog e o que escrevemos aqui deve provocar gargalhadas nas reuniões da diretoria da Previ. Na parede, logo acima do lugar onde deve estar localizada a cadeira do Sergio Rosa, deve ter a fotografia do LULA e abaixo dessa fotografia a celebre frase criada por Duda Mendonça; Brasil um país de tolo. Por nós mais conhecida como: Brasil um país de todos.
Para reivindicarmos os mais elementares direito só temos um caminho: o judiciário. Fora disso não existe opção. É bater em ferro frio.
Colegas,
ResponderExcluirSe apropriar do que é dos outros tem nome. Fazer de conta que nos representam, também.
Então estamos nas mãos dos tipos acima citados, enquanto isso viajam pelo Brasil, mentindo para os associados, com o dinheiro dos mesmos.
Deus nos livre!
A cesta alimentação é praticamente um fato consumado. Só já não recebe pessoas como eu que demorei a entrar com ação judicial. Já há decisão em tribunal favorável ao funcionário, aliás em vários tribunais, sei o da Paraíba. O Sr. Sérgio Rosa diz que vai lutar até as últimas consequências, muito bonito se o dinheiro para pagamento de sucumbência saísse do bolso dele. Acho que já está na hora desse cidadão, esbanjador, estroina e desobediente aos atos da justiça tomar um corretivo dado pela própria justiça.
ResponderExcluirQUE TAL SE MOVER UMA AÇÃO PEDINDO PARA QUE ELE ARQUE COM AS SUCUMBÊNCIAS QUE ADVIRÃO POR CONTA DE SEUS CAPRICHOS E ESPÍRITO MALDOSO.
Prezado anônimo de 01.04.10 das 11:16hs
ResponderExcluirDá gosto tratar de assuntos, às vêzes nem tão óbvios, com pessoas educadas e inteligentes. Muito obrigado pelas informações acrescentadas. Com efeito, sob esta ótica, parcialmente, passo a concordar com seu ponto de vista.
Abraços.
CAIXA 2 POPULARIZADO - Faz tempo que conheço o que era fonte de recursos para alguns poucos politicos e que atualmente está altamente popularizada, inclusive nas nossas associações, os recursos originários dos honorários e sucumbencias devidos por ação ganha na justiça. Vejo colegas falando na esperança de ver o superavit utilizado na forma legal. Ledo engano isso vai demandar ações bilionaris, eis pois que a nossa PREVI e nossas entidades representativas tem alto interesses nessas ações pois dai é que, legalmente, saem remunerações milionárias que são sabiamente repartidos pelos nossos representantes. Não tenho mais ilusões a respeito pois, também, a própria justiça fomenta tal estado de tirar dos mais pobres para o mais rico (é o que eu chamo de imposto do judiciário).
ResponderExcluirAgradeço a Deus por não estar em situação tão ruim como de muitos colegas que aqui falam mas, não vejo - com eleições ou sem elas - perspectivas de mudança pois eis, que mudam os principes, mas o sistema continua o mesmo. Precisamos de uma democracia real, onde todos os poderes sejam realmente democraticos (dos tres o judiciário nunca o foi) e, também, não tão centralizados.
Volto a perguntar a Diretora Cecilia porque a PREVI não da um adiantamento de um beneficio para todos, para acerto quando da distribuição do superavit, acredito que tal medida é da alçada da diretoria, eis que se iguala ao ES.
Colegas,
ResponderExcluirA Justiça tem que tomar providencias. O BB está desrespeitando a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que suspendeu a Resolução 26 - Processo - AgRg 2009/0069908-7, impedindo a distribuição do Superavit, e concedendo a tutela ao Sindicato dos Bancários de Brasilia. É só entrar no site www.stj.jus.br e verificar a decisão.
Até quando a Justiça não vai ser respeitada?
Carlos Mariano,
ResponderExcluirQualquer medida de valor efetivo é considerada como utilização de Superávit, uma vez que os valores terão que sair da conta Reserva Especial para Revisão do Plano.
Cara Cecilia.
ResponderExcluirEu estou falando de um adiantamento no valor de um beneficio - técnicamente é um emprestimo. O que, como o ES, acredito estar na alçada da diretoria.
Perguntar não ofende:
ResponderExcluirSe
"Qualquer medida de valor efetivo é considerada como utilização de Superávit, uma vez que os valores terão que sair da conta Reserva Especial para Revisão do Plano."
Então o Bancó esta utilizando a Reserva Especial. Não dá para pagar dividendos "virtualmente"; também não é possivel distribuir PLRs "virtualmenmte": tampouco pagar dividendos" virtualmente".
Colega Cecilia, vamos esquecer o mundo virtual e entrar no real.
A diretoria da Previ está interpretando tão bem, como um grupo de polichinelos. Uma verdadeira comedia italiana.
Publique, por favor.
Colega Cecilia,
ResponderExcluirDe quem seria a iniciativa para se iniciar uma negociação da Reserva Especial? A lei obriga a revisão, mas não esclarece de quem seria a iniciativa.
Como os recursos são da Previ, e não do BB, até prova em contrário, a responsabilidade é do Conselho Deliberativo. Correto?
Se o BB se negar a negociar, terá que alegar qual a razão. Não poderá se referir à Resolução 26 ( suspensa). Pimentel já se foi, deixando um legado dos piores, para os beneficiarios do PB1. A SPC não existe mais. Seria um grande teste à tão alardeada independencia da PREVIC, custeada com recursos dos Fundos.
Alguém tem que iniciar o debate. E isso é de responsabilidade do Conselho Deliberativo. É uma questão de atitude, dos nossos representantes.
"Ser ou não ser. Eis a questão: é mais nobre sofrer na alma as pedradas e flechadas de um destino ultrajante ou pegar em armas contra um mar de problemas e, enfrentando todos, acabar com eles?"
Hamlet (William Shakespeare)
Caros Colegas,
ResponderExcluirAnalisando a resposta do Sr. Sergio Rosa,dia 07.04 na apresentação em Brasilia(DF)dos resultados da Previ, quando indagado sobre a distribuição do Superavit, conclui não devemos alimentar esperanças,pois essa distribuição não ocorrerá e o que é muito pior, o Banco com o voto de Minerva é sr. absoluto da Previ, depois vem os outros orgão governamentais e por ultimo os verdadeiros donos, que não mandam em nada, apenas são consultados para dizer amém as propostas do Banco. Não se iludam que com as eleições haverá uma possibilidade de melhorar, se com o PT esta ruim, podem ter certeza que com o PSDB estará muito pior. QUE DEUS OLHE POR NÓS
Eu desejaria saber quando eu receberei o valor que me é devido pela previ, no que se relaciona ao processo 2005.01.1.008259-9 encabeçado por Amélia Nogueira souza de Santana? Poderiam me responder? Tenho chançes para ainda esta ano de 2010?
ResponderExcluir