"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso". Bertolt Brecht, dramaturgo, ALE, 1889-1956.
Alguns colegas não gostaram da matéria que reproduzi ontem sobre a rentabilidade dos fundos de pensão. Eu acredito que o objetivo deste blog é manter os associados a par do que está acontecendo e abrir discussão sobre alguns assuntos que geram polêmica e outros que facilitam o entendimento sobre como funciona o nosso fundo de pensão - PREVI.
A matéria fala da baixa rentabilidade dos fundos de pensão no geral, citando inclusive o momento de crise pelo qual estamos passando que justifica fortemente o resultado atingido. Esta crise não é a primeira e não será a última. Já vivemos várias, inclusive com relevantes déficits que provocaram muita discussão e muito estresse. Hoje temos um superávit robusto, fruto também dos altos ganhos em renda variável nos últimos anos e que agora começam a se ajustar. O ano de 2009 começou nos dando uma trégua e a Bolsa de Valores tem caminhado de forma a conduzir a uma recuperação paulatina dos números significativos que tínhamos antes da crise, porém não podemos garantir que a crise financeira está acabando, pois alguns analistas afirmam que ela está apenas começando. O momento é de cautela, porém tendo consciência de que a Previ tem investimentos sólidos em grandes empresas que têm fundamentos muito fortes para serem derrubados por qualquer que seja a crise financeira.
Não gosto de passar a ideia de que tudo está negro, até porque me considero uma pessoa otimista, mas também não posso ser leviana e defender uma situação cor de rosa, quando na verdade não é. A discussão do superávit ficou prejudicada, pelo menos por enquanto. Fingir que não existe a Resolução CGPC 26 é impossível. Ela está presente e terá que ser observada caso haja discussão sobre utilização do superávit. O que está suspenso, pelas ações judiciais impetradas por algumas entidades, é o repasse ao patrocinador de recursos do fundo de pensão, em caráter de primeira instância, o que já é alguma coisa, porém não é uma decisão definitiva. E não podemos dizer que a Resolução está pronta para ser jogada no lixo, pois ela acaba com o voto de minerva para as discussões do superávit, o que não dá para ser desprezado, já que o Governo PT gostou e manteve o voto de minerva, implantado pelo governo tucano, até o momento.
O Banco, por sua vez, aproveitou dos normativos existentes e registrou "fato relevante" onde se apropria de recursos do fundo de pensão. Os acionistas adoraram e o mercado também, pois suas ações registraram boa alta nesse período, porém, nós os associados da Previ, não gostamos nem um pouco da atitude arbitrária e unilateral do patrocinador. O que me tranquiliza (por incrível que pareça) é que a própria Resolução, utilizada pelo patrocinador para registrar os valores no seu balanço, diz claramente que as decisões sobre a utilização do superávit têm que ser aprovadas por maioria e não há a possibilidade de utilizar o recurso pelo "voto de minerva" e TENHO CERTEZA que nenhum eleito terá a coragem de assinar com o Banco qualquer acordo de entrega de recursos, a não ser que haja um grande debate e consulta aos associados. Os eleitos estão na gestão para defender os interesses dos associados e vocês têm todo o direito, aliás, o dever, de cobrar deles esta atitude.
Cecília,
ResponderExcluirPostei um comentário dias atrás sobre o quanto vejo confusos todos os acontecimentos recentes relativos a PREVI (resolução, apropriação - ou tentativa - pelo Banco de parte do superávit e por aí vai). Depois da postagem confesso a você que não consigo ver para onde vamos. Aprendi nos últimos tempos de banco que o silêncio do mesmo em relação a alguns acontecimentos nunca se transformou em coisas boas para nós (da ativa ou aposentados/pensionistas). E a sensação agora é a mesma. Sei que vai vir chumbo grosso. Somente não sei como. Penso - analisando sob a forma de estratégia que o banco possa adotar - que deve ser algo que vai gerar mais uma divisão de opiniões fortes entre nós participantes do plano I (ou seja vai ter grupos que vão ter mais vantagens do que outros) e com vantagens significativas para o Banco (5 bilhões é uma "bela" grana). Devido à divisão de opiniões entre nós a proposta acaba sendo aprovada.
Acho que já vi este filme antes.
Isto me faz lembrar meus tempos de estudante ginasial. Mantinha um livreto de citações e máximas para uso rebuscado nas ocasiões propícias. Com o tempo me toquei da asneira em que incorria. Falava pela boca dos outros, deixando de ser autêntico e ví que aquilo soava falso. Tudo bem, há quem aprove. No entanto, até se chegar a chamar seus críticos de criminoso há uma longa distância. E denota pouca cultura o uso desses subterfúgios. Ainda bem que a carapuça não me serve. Venho em defesa de outros anônimos, como forma de alerta contra gafes futuras.
ResponderExcluirO problema todo esta no - a nao ser que haja.Ja sinto cheiro de mais enrolaçao.Entao vejamos: o banco ira propor um acordo do tipo -damos R$100,oo de aumento para os aposentados e em troca levamos os cinco bilhoes,hehehehe.
ResponderExcluirA SPC aprova,o Dest tambem e o BB idem.Aguardem!!!!!
Cecilia, e impressao ou voce quer nos convencer que a Resoluçao e boa para nos....quantas vezes voce ja repetiu isso?Eu te pergunto: desde quando o banco cumpre alguma lei,resoluçao ou seja la o que for, que nao seja para beneficio dele?
ResponderExcluirColega anônimo,
ResponderExcluirAcabei de chegar de uma reunião que o Banco organizou com os Diretores da Previ e Conselheiros e sai de lá muito preocupada. Também concordo contigo, acho que vem chumbo grosso por aí. Estarei publicando ainda hoje um resumo de como foi a reunião.
Colega anônimo,
ResponderExcluirNão acho a REsolução boa não. Pelo contrário, acredito que ela descumpre conceitos que estavam presentes na Lei Complementar e o que faz melhor é beneficiar os patrocinadores, porém não posso deixar de registrar que ela tem um lado bom, derruba o voto de minerva para utilização do superávit.
SE O BANCO MANDA E DESMANDA NA PREVI, DE QUE SERVE UM PRESIDENTE NA PREVI. ETA PT ZINHO AS URNAS VEM AI
ResponderExcluirO Sérgio Rosa deu entrevista ao site britânico "Responsible Investor", dizendo da decisão da Diretoria em 2008 de não investir em empresas de armamentos e fumo.
ResponderExcluirLogo, suponho que está vendendo nossos 19,57% da empresa Forjas Taurus !
Colega Cecília,
ResponderExcluirFui um dos que também entendeu que os termos da Resolução 26 não eram de todos ruins. É uma resolução bastante conservadora. Caso entendido e aceito que o objetivo maior de uma EFPC é honrar o compromisso de pagamento de benefícios até o fim de nossas vidas, nada a opor quanto ao conservadorismo da resolução. A derrubada do voto de Minerva para utilização de superávit foi uma medida boa. Entretanto, o “custo” estabelecido pelo CGPC para que isso possa ocorrer é inaceitável. O CGCP adoça a boca dos participantes e assistidos e derruba o voto de minerva. Mas, em contrapartida, quer inovar e permitir que os patrocinadores abocanhem 50% dos recursos destinados à reserva especial para revisão do plano (caso específico da Previ), até então pertencentes exclusivamente aos aposentados, as pensionistas e aos colegas da ativa.
E pensar que votamos Neles! Bem feito para nós. Não concordo com o anônimo que disse: "ao repetírmos citações estamos falando pela boca dos outros", não vamos reinventar a roda, a citação é uma referência universal, senão vira xingamento do tipo: Governo ordinário! Traidor! Jagodes! Marreteiro e outras palavras de rés, apropriadas para a laia que se alojou no poder.
ResponderExcluirH. Honorato
Um chumbo grosso(na linha) é o direito que o Banco tem dos mesmos valores(contribuições)sobre o Benefício Especial Renda Certa, devolvido, apenas, para os associados. Está na resolução CGPC 26, como na LC 109. O banco e todo o governo já sabiam( inclusive com declaração que o fundo não era para enriquecimento de poucos)do tamanho do anzol.
ResponderExcluirJorge,
ResponderExcluirVocê tem total razão, pois o Banco já se apropriou dos 5 bi, pois já impactou positivamente seu balanço, pagará dividendos, onde o principal acionista é o Governo, e, para finalizar... vai correr atrás para que, efetivamente, esses recursos entrem no seu caixa e, aí, novamente o Governo será beneficiado com o pagamento do imposto sobre o valor arrecadado.
Eu não tenho dúvida que o Banco vai querer reabrir as negociações e vai correr para que a utilização do superávit seja feita ainda este ano. O que não entendo e divido com vocês minhas dúvidas, é como ele fará isso, se a mesma resolução que ele utilizou determina que sejam adotadas medidas que engolem os recursos da conta reserva especial e também se considerarmos que existem decisões judiciais, mesmo que em primeira instância, que suspendem a utilização da Resolução.
A verdade é essa. O Banco já resolveu (sozinho) que 5 bilhões dos recursos da Previ são dele e ponto final. E, segundo o MInistro PImentel, eles derrubarão todas as ações judiciais que forem propostas. E aí, meus amigos, a conta fecha direitinho.
O MINISTRO PIMENTELNAO EH DONO DA RAZAO. O QUE EU MEERGUNTO, EH SE EH ILEGAL PORQUE O GOVERNO EMITE UM CGPC 26 EFICA COMO O GOVERNO QUER, NAO ESTAMOS MAIS EM DITADURA ONDE IMPERAVA A LEIDO MAIS FORTES,HOJE TEMOS INSTITUIÇOES CONSOLIDADAS, MAIS COMO JAH DISSE SE NAO DERMOOS FATOS, NUNCA,MAIS NUNCA MESMO NOS DARAO O DIREITO,
ResponderExcluirAS SLEIÇOES VEM AHI...VAMOS DAR O TROCO
vamos
ResponderExcluiracordar o valmir da anabb
Agora está chegando a hora !
ResponderExcluirQuero ver o BB "ganhar na mão grande" os R$ 5 Bi que estão lançados exclusivamente para revisão dos nossos benefícios !
Temos 6 membros do Conselho Deliberativo, que já manifestaram seu voto em NÃO autorizar tal negócio, extremamente prejudicial aos assistidos do Plano 1 da nossa PREVI.
Além do Deliberativo, há uma Diretoria, eleita, para manter os ativos da PREVI saudáveis até o fim de nossos dias (+- uns 50 anos)
Não confiamos no pessoal do BB.
Não confiamos no Pimentel e SPC
Temos que confiar na nossa gente que aí está na PREVI.
Votem a favor da PREVI !
Estamos confiantes na JUSTIÇA.
Boas lutas - Agora é a Hora !
Cecilia, ontem, 11/02, voce publicou um comentario sobre uma reuniao entre o Banco e a Previ, dizendo que publicaria um resumo. Até agora nao vi esse resumo. Ou estou enganado?
ResponderExcluirCecília estamos aguardando o resumo da reunião convocada pelo Banco com os diretores da Previ, cfe vc noticiou dia 11/02/09.
ResponderExcluirAlcides Maurício
Com que sutileza a Cecilia nos informa que ja esta tudo certo para o banco......e tambem que nao sabe como ele(o banco) ira faze-lo.
ResponderExcluirColegas, que tal a gente falar para ela como sera.Ah!A negociaçao sera AINDA em 2009(parece que ja estamos no final do ano,so faltam alguns dias para acabar).Cecilia,so para lembrar,ainda estamos em Fevereiro.
E impressionante!!!!!!!!!
Colegas,a Cecilia nao vai publicar nada do que disse.Ela ja confirmou que o banco vai ficar com o nosso dinheiro e pronto.O que voces querem saber mais???????
ResponderExcluirColega Alcides,o que voce quer saber sobre a reuniao a Cecilia nao vai dizer.Ela nao vai passar para nos que os Conselheiros,Diretores,autorizaram o repasse dos R$5...... para o banco.Fique somente com a informaçao dada por ela de que o banco vai sim ficar com o dinheiro e pronto.
ResponderExcluirQuanta covardia desse colega Anônimo! Aproveitar-se do anonimato para destilar veneno é um ato de tremenda covardia e injustiça. Se não fosse esse blog, nada saberíamos a respeito dos nossos interesses. Sabemos que a nossa luta é desleal, mas não podemos desistir. E por causa de pessoas como você é que, cada vez mais, ficamos sem notícias sobre esses assuntos. Se não quiser colaborar, por favor, não atrapalhe.
ResponderExcluirColega Jose Figueiredo,nao sou covarde,so nao sou idiota.Eu te pergunto: colaborar com o que?
ResponderExcluirColaborar com a mentirada,com a enrolaçao?????????Acorda!
Colega Paulo Beno, voce que nao acredita no BB e na SPC mas acredita no Conselho Deliberativo e na Diretoria.....o que tem a dizer agora?
ResponderExcluir