(Fonte: Sindicatos dos Bancários de Brasília - DF)
12/11/2008
O mandado de segurança ajuizado pelo Sindicato na Justiça Federal, em Brasília, buscando, em liminar, a suspensão e, ao final, a declaração de nulidade da Resolução 26 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC) já deu resultado. O juiz proferiu despacho determinando a intimação do presidente do CGPC, ministro da Previdência Social José Barroso Pimentel, para prestar esclarecimentos sobre a edição da resolução. Após essa manifestação do presidente, o juiz irá decidir se concede a liminar de suspensão dos efeitos da resolução.A resolução 26 permite a devolução de parte do superávit dos fundos de pensão às patrocinadoras. O objetivo do mandado de segurança ajuizado pelo Sindicato, em 24 de outubro, é impedir a reversão dos valores superavitários às patrocinadoras. Ao editar a Resolução 26, o CGPC extrapolou os poderes que lhes foram conferidos de fiscalizar e gerir o funcionamento das entidades de previdência complementar. “A Resolução 26 deve ser revogada porque, além de ilegal, prevê a devolução de parte do superávit à patrocinadora. Esse dinheiro é dos participantes”, afirma Mirian Fochi, diretora do Sindicato e conselheira deliberativa eleita da Previ.
estou acompanhando o desenrolar destes fatos, e gostaria que se chegasse num consenço e seja repassado algum valor a todos nos aposentados. o pessoal da ativa, o que e muito justo, recebeu o bonus 200 anos e estaremos torcendo que a reuniao de 21 de nov, seja abençoada e o Sr. Bento consiga pelo menos dilatar o prazo do ES, e aumentar o prazo de pagamento do mesmo. aposentado de cambe-pr. abraços. e cecilia,força e muita luz em sua vida.
ResponderExcluirPessoal, a justiça sera feita,nao falei que iria aparecer um JUIZ com carater e que nao se venderia?
ResponderExcluirVamos rezar muito para que de tudo certo.BOA SORTE PARA NOS TODOS!!!!
Cecília,
ResponderExcluirSou seu fâ. Leu todos os seus comentários. Fui informado pela PREVI que só poderão fazer/renovar o ES respeitando a carência prevista. Na reunião de 21/11, poderia pautar a possibilidade de estender a todos, independente da carência, o novo ES?
Cecília,
ResponderExcluirA ANABB ainda esta estudando como vai ajuizar a ação contra a Resolução CGPC 26 ?
Os associados da ANABB deveriam se desligar dessa Associação, pois a omissão da mesma neste momento é lamentável.
Fernando
Cecilia,
ResponderExcluirtem que urgente saber, de que planeta chegou esse juiz, pq ele pensa diferente dos outros, muito provavelmente não é daki.....
seria muito azar nosso ( aposentados) só existirem neste país juizes pensando da mesma forma a respeito do que é legal ou não em uma lei que parece bem clara, a respeito do q pode ser feito ou não pelo presidente da tal CGPC.
Agora é aguardar , pq se ele chamou pra ouvir, é pq muito provavelmente não concorda com o que está na resolução 26.
E a nós, só resta novamente rezar, para que esse juiz seja iluminado e tenha a mente bem aberta ao analisar o pleito do sindicato, outra coisa a se fazer eu acho dificil.
sergioinocencio
Cecilia,
ResponderExcluiracho que a preocupação de grande parte do pessoal com a margem consignavel é infundada, pq eu tenho o tal adiantamento de 13. da cooperforte e mesmo assim, minha margem aumentou em 40 reais.
acho que a preocupação se mostrou infundada.
sergioinocencio
Mirian Fochi. Vamos guardar esse nome, colegas. Ainda existem pessoas sérias que cumprem o seu papel nesse balaio de gatos que é nosso país. Assim como ela existem outras e outras. Agora nos resta juntá-las para unir suas forças contra esse bando de espertos que fingem nos representar.
ResponderExcluircara Cecília, graças a Deus tivemos uma notícia razoalvemente boa, e fiquei feliz pq achava que o SINDICATO DOS BANCARIOS nao se envolvia nas lutas em prol dos aposentados, e creio que com a ajuda dedeus veremos essa Resolução cair por terra e brevemente poderemos estar negociando o nosso tão esperado SUPERAVIT. grata por essa e muitas informações que nos tem dados, boas ou ruins, porém corretas e isso e que faz de voce uma grande guereira. Fica com Deus, um grande abraço.
ResponderExcluirCorrupção. Previ/Anabb; apesar do seu poder que temos visto, apesar de continuarem a pensar que podem tudo e só detonam seus associados, brevemente teremos alguém que realmente conduza e dirija a Previ e Anabb. Fora estes imcompetentes que estão aí.
ResponderExcluircvj
A iniciativa privada, pode tudo desde que não seja ilegal. O Poder público só fará o que estiver na Constituição.
ResponderExcluirCVJ
Pessoal, ja viram o contra-cheque de Novembro?A Previ deixou a margem consignavel normal,diferente do ano passado que foi honerada por causa do 13.
ResponderExcluirBOA NOTICIA!
A informação que tenho, repassada pelo Diretor da área, Sasseron, é que todos poderiam renovar o ES, a partir desta renovação é que seria considerada a nova carência de 12 meses. Por enquanto, valem as regras anteriores.
ResponderExcluirCecília,
ResponderExcluirUma curiosidade.
O Sr. Sasseron é leitor do seu blog?
Ainda é cedo para acreditar que a justiça sera feita.Seria correto acreditarmos no Poder Judiciario,mas nem sempre ele é justo e quase sempre pende para o lado do Governo.
ResponderExcluirVamor torcer para que esse Juiz seja uma exceção.
Cecilia, uma perguntinha:Qual o horario da reuniao(se voce ja sabe)do tao aguardado dia 21 e peço aos colegas que cada um na sua religiao,crença, faça pensamento positivo,vamos nos unir com uma energia positiva para que DEUS ilumine os conselheiros e que tenhamos
ResponderExcluirsucesso no que desejamos.
Muita PAZ todos.
Colega Cecília,
ResponderExcluirRefiro-me à resposta que Você deu a um colega, com base em informação repassada pelo Diretor Sasseron, de que a partir desta renovação do ES é que seria considerada a nova carência de 12 meses. Aproveitando o gancho peço, se possível, que Você sugira ao conselheiro William Bento, ao invés de sessenta mil reais e oitenta meses, a extensão do prazo de pagamento para 84 meses, correspondentes há exatos sete anos. Relativamente à carência para renovação, que permanecesse nos quatro meses hoje vigentes ou, no máximo, seis meses. Ficarei no aguardo da sua manifestação, que agradeceria muito se fosse com brevidade, já que a reunião do Conselho Deliberativo está marcada para a próxima sexta-feira, dia 21.11.2008. Tão logo terminada a reunião estaremos aguardando ansiosos os seus informes sobre o que foi decidido.
Gasampa,
ResponderExcluirQualquer um pode acessar o blog. Eu acredito que ele ou alguém da área dele com certeza acessa o blog.
Eh isso mesmo, vamos Pedir a DEUS que possa iluminar e que eses Diretores tenham compaixao dos Aposentados que estao na pior.
ResponderExcluirO PRAZO de 84 meses eh o ideal e a carencia tem que obedecer aos parametros das demais instituiçoes, e é muito facil porque o dinheiro emprestado aos socios eh seguro. CECILIA,em Nome de DEUS NOS AJUDE, eh todos pedindo para voce porque eh a fonte privilegiada e quem sabe enviada por DEUS Para salvar os aposentados.
Cecilia,
ResponderExcluirvou responder ao Gasampa, a gente só pode se defender daquilo que conhece, e para conhecer tem que pesquisar, portanto, se em algum momento ele se sentir ofendido e resolver tomar alguma atitude tem que saber o que rola, com certeza. alguem le e repassa pra ele o que nós temos feito de elogios a sua pessoa.
sergioinocencio
Cecilia, tinha muita fé que as coisas mudariam se VOCÊ ou o Caliari vencesse as eleições da ANABB, mas com o Camilo minhas esperanças acabaram. Já sei o resultado de tudo que está sendo pleiteado por nós, isto é, o que ganharemos.. NADA.
ResponderExcluirAdemar, sei que e dificil(com o governo que temos)acreditar em alguma coisa a nosso favor, mas a hora e de otimismo e pensamentos bons.Ainda temos seres humanos dignos Graças a Deus.E seremos vencedores!!!!
ResponderExcluirACORDA PESSOAL!!! Se dependermos da ANABB para a defesa de nossos direitos ESTAMOS F... E MAL PAGOS. Ainda bem que apareceu o Sindicato prá entrar com a ação!
ResponderExcluirAgora, como é que podemos esperar qua a Anabb cumpra com rigos os objetivos para os quais foi criada se em todas as eleições nós reconduzimos os mesmos nomes ???
Vejam a lista dos eleitos divulgada recentemente...
De preferência também que haja consenso na devolução dos 2/3 dos PDVistas de 1995, retidos indevidamente no superávit da PREVI, a exemplo do que ocorreu a partir de dezembro de 1997, onde o funcionário desligado recebeu por 10 anos a devolução de 80% do total de seu fundo de pensão, incluindo contribuições pessoais e patronais.
ResponderExcluirCecilia,voce ainda nao sabe o horario da reuniao do dia 21?Ou ela sera adiada?
ResponderExcluirCecilia,
ResponderExcluirParabéns pela votação, embora, por tudo o que você tem feito, achei ingratidão você não ter sido a mais votada, com ampla margem de votos.
Com relação a "problemática" do superávit, resolução 26, etc... acho que a "solucionática" seria a PREVI voltar a cumprir tão somente sua missão precípua de complementar benefícios de aposentadoria.
Ainda com relação a resolução 26, pergunto como o Banco faria a contabilização desse "crédito", como deveria ser tributado pelo IR, pelo recebimento desse "lucro"?
Se entre nós houver um especialista, por favor, se manifeste.
Obrigado.
Langoni
Quero aproveitar essa janela para tecer meus comentários sobre o desenrolar do Superavit x ANABB.
ResponderExcluirSerá que vamos morrer de sede na frente do mar? Tanto trabalho por nada? Não entendo o porquê da ANABB não estar cumprindo literalmente o papel de defensora dos direitos dos Associados. O que impede ela de entrar com esse Mandado judicial contra a CGPC? Outras associações já entraram!
Colega anonimo,nao somos nos que reconduzimos os mesmos nomes,como eu ja escrevi,o Valmir cumpre muito bem as ordens do BB e da Previ.Quem escolhe e o Conselho,entendeu?No inicio ele ate brigou pelos associados, agora NAO NAO NAO!!
ResponderExcluirLangoni,
ResponderExcluirVale a pena ler a entrevista com o Secretário da SPC sobre a Resolução CGPC 26 que acabei de publicar no blog. Esclarece alguns pontos e nos dá uma clara visão dos objetivos da SPC.
Colega Anônimo,
ResponderExcluirA reunião está acontecendo neste momento (são 12 horas) e deve acabar lá pelas 14 horas.
São 9 horas e nenhuma linha sobre as deliberações da reunião de sexta-feira passada, mas seria esperar demais de uma entidade que levou um ano e 20 dias para distribuir o superavit de 31.12.2006.
ResponderExcluirQue pouco caso....No dia 14 perguntei para a Cecilia o horario da reuniao do dia 21,no dia 18reiterei e a resposta veio no dia,na hora da reuniao-a reuniao esta acontecendo agora 12:00 e deve terminar as 14:00.Assim...
ResponderExcluirMais uma vez sinto cheiro de enrolaçao.Sera que foi mesmo realizada a tal da reuniao no dia 21?Que falta de informaçao e essa minha gente?Por onde anda o Sr.Bento e suas tres propostas?De tantas....mais uma FALTA DE RESPEITO com os aposentados!!!!!!
ResponderExcluirAcho que eu acertei,nao aconteceu a reuniao no dia 21.Vejam a resposta da Cecilia se desculpando e corrigindo a informaçao.....a reuniao deve ter sido hoje,25.
ResponderExcluir