sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Recesso

Caros colegas,

Estarei ausente por alguns dias com acesso restrito à internet. Conto com a compreensão de vocês. Retornarei ao blog após o carnaval. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O ano ainda não começou...

Caros colegas,

Janeiro no Brasil é um mês parado, onde tudo fica na expectativa do início do ano que realmente acontece após o carnaval. Até lá, ficam as notícias requentadas, pois o recesso, não só parlamentar, acontece em todas as esferas. Brasília, por exemplo, fica esvaziada. Um bom período para curtir a capital federal sem estresse. 

No Rio de Janeiro, apesar de muitos cariocas também aproveitarem as férias escolares para viajar, a cidade fica lotada de turistas e os preços impraticáveis. Comer fora de casa ficou bem mais caro este ano por conta do aumento da inflação dos alimentos, ainda mais no Rio, que com o incremento dos turistas, o pessoal resolveu ganhar agora para o ano inteiro. Como se fosse o último suspiro, o que dá agonia, pois sabemos que no fundo o que está por traz é a crise que se agravará este ano. 

Nosso benefício de aposentadoria será reajustado, a partir deste mês, em 11,28%, porém logo em seguida os aposentados e pensionistas já perderão para a inflação que continua galopante e ainda enfrentaremos a piora do consumo que, consequentemente, agrava a crise econômica que, consequentemente, agrava a crise política. Se bem que para agravar a crise política não precisa muito.

Outro dia estava ouvindo uma entrevista no Programa do Jô, com o ator Carlos Vereza, onde ele faz uma análise muito interessante do governo petista e sua relação com o poder, e, analisando o que está acontecendo com as denúncias da Operação Lava-Jato, fala dos 40 ladrões denunciados pela operação e que está faltando, como na história, o Ali Babá... Será que esse dia vai chegar? Ou como na história o Ali Babá fugirá e conseguirá se livrar e ser perdoado pelo que fez???
Felizmente, estamos falando da vida real e com o roubo de recursos de empresas que pertencem a toda uma população de brasileiros que trabalham muito para ganhar o seu pão de cada dia. Esperamos que, diferente da história, a polícia federal faça seu papel e limpe essa lama que se instalou no país. Os cidadãos de bem merecem!!!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O ano de 2016 promete...

Caros colegas, 

O ano de 2015 encerrou de forma drástica para os associados da Previ. O Ibovespa fechou o ano com 43.348 pontos, o que significa um impacto negativo significativo no nosso resultado. Além do desempenho péssimo da Bolsa, ainda estamos assistindo o envolvimento da Vale, em função de ter 50% da empresa Samarco, no maior desastre ambiental da história brasileira, que piorou mais ainda o nosso resultado. 

2015 foi um ano muito ruim para todos nós. Enquanto a lama da barragem está contaminando rios, mares, cidades inteiras, a lama na política está inundando e deixando os cidadãos de bem, trabalhadores totalmente contaminados. Alta do desemprego, queda do poder aquisitivo, alta da inflação, perda da confiança e um desânimo tremendo em função de que pessoas não estão vendo saída para essa lama toda. 

Infelizmente, o ano de 2016 não será fácil. Teremos grandes desafios pela frente, visto que os recursos da nossa reserva de contingência foram consumidos integralmente em 2015 em função de um cenário econômico e político catastrófico. 

A boa notícia e que poderá aliviar um pouco o bolso dos colegas, é o índice de reajuste das aposentadorias e pensões que deverá ficar por volta dos 11,27%, segundo variação do INPC divulgada hoje pelo IBGE (http://www.portaldefinancas.com/inpc_ibge.htm). 

"Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado..." (Lucas 14:11)