quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O circo está instalado

Caros colegas,

A chamada da matéria é sobre o circo que aconteceu ontem e, com certeza, nós, cidadãos, que trabalhamos e pagamos nossos impostos, somos os palhaços desse circo. Aliás, acho que o mais correto seria "filme de terror" onde aparecem como principais protagonistas políticos do que seria o partido dos trabalhadores que, na verdade, de trabalhadores não tem nada. 

Ontem foram presos o líder do PT no Senado, Delcidio Amaral, pego oferecendo fuga do país e propina com a maior cara de pau ao filho do ex-diretor Cerveró para que ele não denuncie seus companheiros, principalmente, Lula e Dilma. "Nunca, antes, na história desse país", um senador foi pego com a boca na botija, como o Senador. O que é pior é que na votação aberta (ainda bem que foi aberta), 9 de 13 Senadores do PT votaram a favor da sua soltura. Ainda bem que os demais usaram a sensatez e mantiveram a prisão. É lógico também que o STF só concordou com a prisão porque também foi envolvido na gravação que foi divulgada, onde o Senador Delcidio deixa claro que conversou com o Ministro Toffoli e Gilmar Mendes. Lamentável! O que salvou foi o texto contendo a posição da Ministra Carmem Lúcia que reproduziu toda a nossa indignação com o ocorrido, porém fica a sensação de que se os Ministros não tivessem sido citados na gravação se o comportamento seria o mesmo, ou seja, se o Senador seria preso.

Além desse bandido que foi preso, também o banqueiro André Esteves do BTG Pactual também estará fazendo companhia, sem falar no pecuarista, amigo do Lula, José Bumlai. Aliás, vários amigos do Lula estão presos, só falta ele para dar um apoio moral aos companheiros.

Vamos lembrar que o Banco BTG Pactual é o maior cotista do Fundo Fip Sondas, onde se lê, Sete Brasil. Em vários investimentos dos fundos de pensão também há a participação desse banco, além de investimentos diretos no Banco, que tem, até o momento, demonstrado boa capacidade financeira e considerado boa instituição pelas agências de rating. Neste ponto, a Diretoria de Planejamento faz uma análise quantitativa e qualitativa bem estruturada de todas as instituições privadas que a Previ pode trabalhar e indica até o limite. 

Como estamos vendo, não é só em Minas e Espírito Santo que a lama está tomando conta de tudo. Essa lama está causando danos ambientais incalculáveis e essa lama da corrupção também está trazendo perdas sociais, morais e éticas, difíceis de serem esquecidas. A população que trabalha e que está sofrendo com a economia despedaçada, também está inconformada e perplexa com tudo que está assistindo. Precisamos dar um basta nessa pouca vergonha!! CHEGA DESSE CIRCO DE HORRORES!!!!

domingo, 22 de novembro de 2015

Resultado Eleições Anabb 2015

Caros colegas,

É com muita satisfação que apresento o resultado final das eleições da Anabb, onde fui a segunda candidata mais bem votada. Gostaria muito de agradecer o apoio dos colegas e a confiança. Estamos convictos que teremos uma mudança na gestão que deverá ser pautada pelos reais interesses dos colegas e que cobraremos uma posição mais concreta em relação aos temas que mais incomodam os associados, como Cassi e Previ. Temos várias pendências e o apoio de uma Anabb mais atuante será fundamental para fortalecemos os associados, através de seus representantes eleitos.

Entenda como funcionará a partir de agora:

1) Os 21 conselheiros deliberativos mais votados tomarão posse no dia 14.12.2015. 
2) Os membros do Conselho Fiscal, Diretores Regionais e Representantes das Dependências do BB tomarão posse no dia 15.01.2016.
3) No dia 14.12, os 21 conselheiros deliberativos eleitos com mais votos (quadro abaixo) escolherão o Presidente do Conselho e a Diretoria (Presidente mais 4 Diretores). 
4) No dia 15.01.2016 tomarão posse também os 5 Conselheiros Deliberativos que foram mais votados após o 21o (22 ao 26), conforme quadro abaixo.

Conselho Deliberativo - 21 mais votados:

Conselho Deliberativo - 22 ao 26 candidatos mais votados, que assumirão após eleita a diretoria executiva.



Conselho Fiscal - os 6 candidatos mais bem votados (3 titulares e 3 suplentes).


Mais uma vez gostaria de agradecer muito o apoio. O momento atual é de reflexão pelo resultado dessa eleição. Alguns grupos superestimaram o seu resultado e saíram em desvantagem, mesmo com toda a máquina a seu favor, mas isso não importa agora, pois o único vitorioso nessa eleição foi o associado que usou do seu poder do voto para escolher seus representantes na maior associação de funcionários da América Latina. Infelizmente, apenas 23.821 (12.896 pelos Correios e 10.925 pela internet) colegas exerceram esse direito de um total de quase 90 mil associados.

sábado, 14 de novembro de 2015

Semana Negra

Caros colegas,

Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer os mais de 3 mil votos recebidos até agora na eleição da Anabb. Ainda é cedo para comemorar porque a apuração dos votos recebidos pelos Correios começará na segunda-feira devendo se estender até sexta-feira. Eu considero uma grande vitória em função da tentativa de difamação do meu nome feita pela turma da Cut. Isso demonstra que os colegas sabem que não podem confiar nessa turma, pois percebem que eles estão acabando com o país e não podemos deixar que eles acabem também com nossas entidades.

A semana foi tomada por vários eventos negativos. A lama que se espalhou por Minas Gerais, na região de Mariana e arredores e que poderá chegar no Espírito Santo através do Rio Doce, em função do rompimento da barragem da empresa Samarco, que matou dezenas de pessoas e que está afetando a vida de milhares de pessoas. Segundo o Greenpeace, "a empresa Samarco (repetimos: controlada pela Vale e pela BHP) vem agindo de forma desproporcional à absoluta gravidade desta tragédia. Tudo indica que não havia plano de contingência para uma situação como esta.

O Greenpeace também reforça que: "(...) para completar este quadro de sobreposição de interesses entre governo e empresas, em 2015 o governo de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei 2946 para acelerar licenças ambientais no setor de mineração. O estado tem mais de 700 barragens de dejetos. Quantas mais terão de arrebentar deixando vítimas no seu caminho para as autoridades se darem conta de que são coniventes com este mar de lama?" 

É muito importante que as empresas envolvidas na tragédia sejam mais presentes e que evitem que essa catástrofe tome proporções muito maiores do que estamos vendo.

Na sexta-feira, dia 13, fomos surpreendidos com os ataques terroristas em Paris onde centenas de inocentes foram cruelmente assassinados, deixando todos boquiabertos com tanta violência, em defesa de um radicalismo cruel onde quem não faz parte e não compartilha as mesmas crenças e doutrinas tem que ser exterminado. Ideologia radical, seja ela qual for, não leva a lugar nenhum.

No mar de lama do Congresso e do Governo, começando com as justificativas do Presidente da Câmara que não diz coisa com coisa (aliás é um grande talento deste governo - ser prolixo e defender o indefensável). Nos lembrando o refrão da música: "Que País é este???". Que tal relembrarmos para chegarmos a conclusão que a letra da música continua tão atual...
Neste final de semana surgem novas denúncias no esquema Lava Jato que também nos deixam boquiabertos. A revista Isto É apresenta matéria intitulada "Os esquemas do ministro motoqueiro", apontando o esquema criado pelo ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, atual secretário especial da pasta. A revista apresenta um organograma produzido pela CPI, mostrando como Gabas aparelhou a PREVIC com pessoas de sua confiança. O número de pessoas envolvidas é tão significativo que acabou sendo introduzido aos esquemas investigados pela Lava Jato.

Segundo a revista, "controlar a Previc é como ter em mãos a chave de um cofre recheado. O órgão é responsável por regular e fiscalizar todos os fundos de pensão existentes no Brasil. Significa que quem comandá-lo pode realizar intervenções e autuações nas fundações conforme sua conveniência." O atual diretor Superintendente, Carlos de Paula, segundo a revista, avançou em novembro de 2014 sobre a Petros, ao indicar interventor para a fundação, com o aval da Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão), cujo vice-presidente José Henrique Sasseron, que é aliado de Gabas desde os tempos de sindicato. Com essa intervenção, houve mudança na gestão da Petros, onde foi indicado para a diretoria de finanças e investimentos, Lício da Costa, que foi diretor da empresa VIS Investimentos e que tinha como sócios: Alexandre Romano, ex-vereador do PT em Americana, conhecido como Chambinho, hoje preso em Curitiba; Eduardo Evangelista, parceiro do petista no escritório de advocacia Oliveira Romano Associados; e Thais Brescia, alçada a gerente de crédito privado da Petros.

O esquema denunciado pelo Ministério Público com o objetivo de desviar mais de R$ 50 milhões em contratos com o Ministério do Planejamento, envolve Alexandre Romano e a empresa Consist Software, especializada na implantação de um sistema de desconto em folha de empréstimos consignados para servidores federais. Segundo a revista, Romano, admitiu (em depoimento) que dividia propinas com o ex-ministro Paulo Bernardo e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari. 

É um esquema tão absurdo e que também nos deixa boquiabertos com a montanha de recursos que foram manipulados, sem nenhuma interferência efetiva do órgão regulador. A falta de independência desses órgãos que deveriam fiscalizar e cuidar para que o patrimônio dos participantes fosse conservado nos deixam reféns de políticas partidárias e prejudiciais às famílias que dependem desses recursos para viverem suas vidas com dignidade. É revoltante tomar conhecimento desse tipo de situação e perceber que as tentativas do Governo de abafar as denúncias e não punir os verdadeiros culpados, sejam eles quem forem, acaba por criar um clima de descrédito e desconfiança em tudo que acontece nessas fundações.