sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Texto para Reflexão

Eu recebi este texto e achei muito interessante e gostaria de compartilhá-lo com vocês. Bom Final de Semana para todos!


O SONHO DOS RATOS
(nova velha fábula)
Rubem Alves


Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade. Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam irmanados em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade...


Bem pertinho é modo de dizer. Na verdade, o queijo estava imensamente longe, porque entre ele e os ratos estava um gato... O gato era malvado, tinha dentes afiados e não dormia nunca. Por vezes fingia dormir. Mas bastava que um ratinho mais corajoso se aventurasse para fora do buraco para que o gato desse um pulo e... Era uma vez um ratinho!
Os ratos odiavam o gato. Quanto mais o odiavam, mais irmãos se sentiam. O ódio a um inimigo comum os tornava cúmplices de um mesmo desejo: queriam que o gato morresse ou sonhavam com um cachorro...


Como nada pudessem fazer, reuniram-se para conversar. Faziam discursos, denunciavam o comportamento do gato (não se sabe bem para quem), e chegaram mesmo a escrever livros com a crítica filosófica dos gatos. Diziam que um dia chegaria em que os gatos seriam abolidos e todos seriam iguais.


"Quando se estabelecer a ditadura dos ratos", diziam os camundongos, “então todos serão felizes"...
- O queijo é grande o bastante para todos, dizia um.
- Socializaremos o queijo, dizia outro.


Todos batiam palmas e cantavam as mesmas canções. Era comovente ver tanta fraternidade. Como seria bonito quando o gato morresse! Sonhavam... Nos seus sonhos comiam o queijo.
E, quanto mais o comiam, mais ele crescia. Porque esta é uma das propriedades dos queijos sonhados: não diminuem; crescem sempre. E marchavam juntos, rabos entrelaçados, gritando:
"Ao queijo, já!...”


Sem que ninguém pudesse explicar como, o fato é que, ao acordarem, numa bela manhã, o gato tinha sumido. O queijo continuava lá, mais belo do que nunca. Bastaria dar uns poucos passos para fora do buraco. Olharam cuidadosamente ao redor. Aquilo poderia ser um truque do gato. Mas não era. O gato havia desaparecido mesmo. Chegara o dia glorioso, e dos ratos surgiu um brado retumbante de alegria.


Todos se lançaram ao queijo, irmanados numa fome comum. E foi então que a transformação aconteceu. Bastou a primeira mordida. Compreenderam, repentinamente, que os queijos de verdade são diferentes dos queijos sonhados. Quando comidos, em vez de crescer, diminuem.
Assim, quanto maior o número dos ratos a comer o queijo, menor o naco para cada um.
Os ratos começaram a olhar uns para os outros como se fossem inimigos. Olharam, cada um para a boca dos outros, para ver quanto do queijo haviam comido. E os olhares se enfureceram. Arreganharam os dentes. Esqueceram-se do gato. Eram seus próprios inimigos. A briga começou. Os mais fortes expulsaram os mais fracos a dentadas. E, ato contínuo, começaram a brigar entre si. Alguns ameaçaram chamar o gato, alegando que só assim se restabeleceria a ordem.


O projeto de socialização do queijo foi aprovado nos seguintes termos:
"Qualquer pedaço de queijo poderá ser tomado dos seus proprietários para ser dado aos ratos magros, desde que este pedaço tenha sido abandonado pelo dono".


Mas como rato algum jamais abandonou um queijo, os ratos magros foram condenados a ficar esperando...


Os ratinhos magros, de dentro do buraco escuro, não podiam compreender o que havia acontecido. O mais inexplicável era a transformação que se operara no focinho dos ratos fortes, agora donos do queijo. Tinham todo o jeito do gato, o olhar malvado, os dentes à mostra. Os ratos magros nem mais conseguiam perceber a diferença entre o gato de antes e os ratos de agora.


E compreenderam, então, que não havia diferença alguma. Pois todo rato que fica dono do queijo vira gato. Não é por acidente que os nomes são tão parecidos.

Frase da Semana

"Quando pensamos positivamente, aniquilamos nossas ansiedades da mesma forma que uma grande onda aniquila ondas menores". Herbert José de Souza (Betinho), sociólogo, MG, 1935-1997.

Contec e Contraf-Cut iniciaram as reuniões com a Fenaban para a Campanha Salarial 2008 para tratar da pauta de reivindicações.

A primeira rodada de negociação da Contec com a Federação aconteceu nesta terça-feira (26/08), em São Paulo. A Contec propôs o seguinte calendário de negociação: 03.09.08 - Reunião para debater Cláusulas Sociais e Sindicais; 10.09.08 - Reunião para debater Cláusulas Saúde e Educação e Comissões Temáticas; 17.09.08 - Reunião para debater Cláusulas Econômicas; e 24.09.08 – Apresentação de proposta para assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho.
A Fenaban vai garantir a data-base com a prorrogação das cláusulas da CCT e a efetiva negociação até o dia 30 de agosto.

Já a reunião com a Contraf-Cut foi realizada nesta quarta (27/8). O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban acertaram o calendário de discussões, que terá mais quatro rodadas:
02.09.08 - Conclusão das questões pendentes e ativação das comissões temáticas que discutirão saúde e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e segurança bancária; 09.09.08 - Emprego, questões sociais e cláusulas renováveis da Convenção Coletiva dos Bancários; 16 e 23.09.08 - Remuneração total.

Fonte: www.anabb.org.br

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Superávit Previ - Prorrogado prazo para votação das propostas

Repasso mensagem recebida pela Anabb sobre a votação nas propostas consolidadas pelo Grupo de Trabalho na utilização do superávit Previ 2007.

"Associados terão 48 horas após recebimento para devolver o voto

Tendo em vista o atraso dos Correios no envio da cédula de votação sobre o superávit da Previ, o prazo para devolução foi estendido. Os associados terão até 48 horas após o recebimento para devolver o voto.

A correspondência foi enviada a todas as residências dos associados do Plano de Benefícios 1 e conta com cédula de votação e um manual explicativo sobre cada proposta. As propostas foram criadas por um grupo de trabalho formado pela ANABB e entidades de aposentados do BB e servirão como base de discussão com o Banco do Brasil."

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os colegas que aderiram ao PDV e outros Programas de demissão ou aposentadoria voluntária estão organizando uma Associação Nacional de Demitidos com o objetivo de discutir assuntos de interesse do grupo, inclusive discutir o superávit e a reintegração aos quadros do Banco. Os assuntos estão sendo discutidos no blog do colega Leandro Schmaedk. Para maiores informações, acessem:

blog: http://demitidosdobb.blog.terra.com.br/

Outros blogs interessantes: http://superavitprevi.blogspot.com/ (do colega Ary).

O importante é estarmos bem informados e não termos dúvida em relação ao que estamos votando e, antes de decidirmos a respeito das propostas, olharmos o blog dos colegas que, por motivos diversos, não estão na ativa ou aposentados pela Previ. Antes de qualquer decisão, vamos conhecer suas agonias e suas reinvindicações para depois decidirmos.


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Entenda as Propostas 09 e 10

A demora de alguns dias em divulgar as Propostas 09 e 10 foi proposital, pois sabia que a Proposta 8 criaria muita discussão.

Ontem, terça-feira, recebi pelo Correio o material para a votação das propostas de utilização do superávit Previ promovida pela Anabb. Quem ainda não recebeu, deverá receber ainda esta semana. Estou a disposição para responder quaisquer questionamentos sobre as propostas apresentadas. É muito importante que saibamos o que estamos votando.

Proposta 09 - Resgate do valor pago pela Patrocinadora pelos Funcionários que saíram do Banco
- Viabilizar aos participantes o resgate da parte patronal vertida para o Plano. Seria criado um benefício de renda certa ou por meio de um Plano de Contribuição Definida.
Os colegas que saíram do Banco por planos de demissão voluntária entre 95 e 97 (PDV) não receberam a parte patronal. Atualmente, após a mudança do estatuto em 97, os colegas que aderem a esses programas, a parte patronal é transformada em renda certa, fato que não existia no estatuto anterior. Os colegas que aderiram ao PDV foram tremendamente prejudicados com o não recebimento desta parte que ficou no Plano.

Proposta 10 - Distribuição do saldo remanescente da Reserva Especial.
- Distribuir o saldo remanescente da reserva especial para revisão do plano de forma diretamente proporcional aos benefícios individuais pagos pela Previ, após atendidas as propostas de 1 a 9.
É uma proposta que será considerada se, após contempladas as propostas anteriores, sobrar recursos na Reserva Especial.

No material que vocês estão recebendo para votar, existe a Proposta 11. Eu não abri espaço para ela porque entendo que ela não se refere a um benefício. É uma proposta de representação política, que no meu entendimento não haveria o que esclarecer. A idéia é que o associado escolha três entidades para representá-lo dentre as selecionadas pelo Grupo de Trabalho: AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF/CUT, FAABB.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vamos entender a proposta 8

Hoje vamos esclarecer a proposta 8. Como ela é a mais complexa, vou dedicar o espaço de hoje para ela apenas. Utilizei como fonte a revista que vocês devem começar a receber esta semana, produzida pela Anabb, com algumas inclusões com o intuito de clarear bem as propostas para que saibamos o que estaremos votando.

Proposta 8 - Benefícios para quem têm mais de 360 meses de contribuição
- A lógica do Plano 1 é que os associados que contribuem por 30 anos, têm direito ao benefício integral (360/360) e os que contribuem por menos tempo, têm direito a um benefício proporcional (tempo de contribuição/360 do teto do benefício).
Segundo análise feita pela Anabb e constante no material que vocês receberão a partir desta semana, o plano 1 tem vários grupamentos, conforme abaixo:
1) funcionários com 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo de contribuição como aposentado;
2) funcionários com menos de 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo de contribuição como aposentado;
3) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na ativa e mais um tempo como aposentado;
4) funcionários com menos de 360 meses de contribuição na ativa e nenhum tempo de contribuição como aposentado, visto que as contribuições estão suspensas desde 2007;
5) funcionários com mais de 360 meses de contribuição na ativa e nenhum tempo de contribuição como aposentado.

Considerando que a situação atual, independente do tempo de contribuição, todos os associados e a patrocinadora deixaram de contribuir para o plano, a Anabb observou um grande desequilíbrio na concessão do benefício de isenção de contribuições:
- início das contribuições para a Previ: abril de 1967;
- fim das contribuições para a Previ: janeiro de 2007;
- Associados admitidos em abril de 1967, ou antes, com mais de 480 meses de contribuições;
- Associados admitidos antes de dezembro de 1997, com pouco mais de 144 meses de contribuições; e,
- Associados com mais ou menos 360 meses de contribuições, dependendo da data de admissão;

Buscando equilibrar esses diversos grupos de associados, foram apresentadas as seguintes propostas:

1) Equiparar o tempo de contribuição na ativa, com o tempo de contribuição como aposentado (período entre abril de 1967 e dezembro de 2008), não se confundindo com tempo de trabalho. Seria considerado até 2008, pelo fato que as contribuições foram suspensas, porém continuam sendo vertidas para o plano com os recursos do superávit.

2) Benefício integral para todos que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano 1.
- Todos os associados que contribuíram por mais de 360 meses, considerando a proposta anterior, que somaria o tempo de contribuição da ativa e tempo de contribuição como aposentado, teriam direito ao recálculo do benefício e receberiam o valor integral. Os aposentados que têm menos de 360 meses de contribuição (somados tempo na ativa e como aposentado), seria recalculado o benefício até o limite. Por exemplo: o associado contribuiu por 300 meses na ativa e com 30 meses como aposentado (visto que as contribuições estão suspensas a partir de 2007), ele teria direito a recalcular o benefício em 330/360 ao invés de 300/360, como foi seu cálculo.

3) Benefício Adicional de Renda Certa, para todos os associados que contribuíram por mais de 360 meses para o Plano.
- Considerando o tempo de contribuição o período de abril de 1967 a dezembro de 2008.
- Seria pago mediante a formação de um fundo, calculado com base na reserva matemática de cada um dos associados, considerando 1/360 da reserva para cada mês de contribuição após os 360 meses de contribuição. Exemplo: um associado com 400 meses de contribuição terá um fundo pessoal correspondente a 40/360 da reserva matemática;
- Todos os associados que já foram contemplados com o benefício de renda certa, na discussão do superávit de 2006, onde foi calculado tempo de trabalho como tempo de contribuição, terão descontada, dos valores apurados por esta proposta, a parcela já recebida. No caso de haver recebido parcela superior, nada receberão pela utilização do superávit de 2007 e terão seus cálculos revistos como forma de identificar possíveis irregularidades.
- O benefício de renda certa será pago em até 120 meses, podendo ser reduzido considerando o valor mínimo da parcela de um salário mínimo ou a idade do beneficiário.

4) Constituição de fundo para garantir as contribuições, pessoais e patronais, dos associados da ativa que ainda não completaram 360 meses de contribuição
- Este fundo seria formado com os recursos do superávit para garantir as contribuições pessoais e patronais futuras, dos associados da ativa, com menos de 360 meses de contribuição.

5) Suspensão definitiva das Contribuições a partir do 360o mês.
- Os associados e o patrocinador só serão chamados a contribuir caso o Plano 1 entre em desequilíbrio. Neste caso, serão chamados à contribuição, primeiramente, os associados que não haviam completado o período mínimo de 360 meses de contribuição e foram beneficiados pela criação do fundo com o superávit de 2007. A contribuição de cada um será proporcional ao tempo que restava para completar o período de 360 meses de contribuição. Caso essas contribuições não sejam suficientes, e somente neste caso, serão retomadas as contribuições dos associados com mais de 360 meses de contribuição.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Vamos entender as Propostas 4, 5, 6 e 7

Dando prosseguimento às explicações sobre as propostas apresentadas, vamos discutir as propostas 4, 5, 6 e 7.

Proposta 4 - Aumento do Benefício Mínimo para 10% do teto de contribuição.

- O valor mínimo a ser pago pela Previ não pode ser inferior a 10% do teto de benefício. Hoje esse teto está em R$ 22.000,00, aproximadamente. 10% desse valor, o benefício mínimo passaria a ser R$ 2.205,00 aproximadamente. Seriam beneficiados os associados que recebem ou vão receber na sua aposentadoria benefícios inferiores a R$ 2.200,00.

Proposta 5 - Aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos.
- Essa proposta, como vocês lembram, foi aprovada pela Previ e Banco, porém o Ministério da Previdência vetou. A novidade é que foi feito um estudo de implantar a proposta sem aumento de custo, logo, não seria necessária a aprovação pelo Ministério, podendo ser decidida dentro da alçada do Conselho Deliberativo da Previ. Esta proposta eliminaria uma injustiça no plano em relação à aposentadoria antecipada aos 50 anos, tendo em vista que os homens tem um desconto de 3 anos (53 - 3 = 50) para aderir ao benefício e as mulheres, com 50 anos já têm a exigibilidade para requerer o benefício do INSS, logo, não se beneficiam da medida.

Proposta 6 - Readequação da Parcela Previ e Pagamento da Diferença
- A Previ calculava o benefício do associado com base no teto do INSS antes do estatuto de 97. Calculava o valor do benefício e descontava o teto do INSS apurando o valor do complemento. Com a criação da PP, houve a desvinculação do INSS e a Previ passou a não complementar mais o benefício do INSS e sim suplementá-lo. No início, o valor descontado era exatamente o valor do teto do INSS e não houve perda, porém como os índices de correção dos benefícios eram diferentes (INSS - INPC e Previ - IGPDI) houve um descasamento de índices e os associados começaram a acumular perdas com esse descasamento. Em 2006 foi reduzido o valor da PP e ela passou a não prejudicar os associados. Esta proposta tem como objetivo recalcular os benefícios de quem se aposentou na época, considerando a média dos benefícios pagos pelo INSS. Serão beneficiados aposentados a partir de 24.12.97.

Proposta 07 - Criação de Plano de Contribuição Definida para Funcionários da Ativa.
- Converter 10% da Reserva Matemática existente em 10.01.08 de cada associado em Contribuição Definida individualizada, para os associados ativos. Esta proposta seria uma forma de que os colegas da ativa também tivessem direito aos 10% de reajuste que os colegas aposentados receberiam, caso fosse aprovada a proposta. Os associados ativos teriam direito a receber um benefício maior calculado levando em consideração esses valores. O Plano 1 já permite que haja contribuições adicionais. Dessa forma, fica mais fácil de ser implementado.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Vamos entender as propostas - n. 1, 2 e 3.

Esta semana estarei esclarecendo as propostas apresentadas no GT Anabb para que os colegas saibam no que estarão votando. As dúvidas que persistirem, é só vocês fazerem os comentários e tentarei clarear o máximo.

Proposta 1 - Reajuste de 10% nos benefícios
- Esta proposta beneficia todos os associados, inclusive pensionistas e não interfere no reajuste anual (INPC + 5,75%). Além do reajuste anual, os colegas teriam um acréscimo de 10% sobre seus benefícios recebidos pela Previ.

Proposta 2 - Aumento do teto do benefício para 100%
- Existem três fórmulas para calcular o benefício quando o associado se aposenta após a aprovação do estatuto de 97:

1) 90% da remuneração, excluídos os valores referentes a vendas de abonos-assiduidade, licenças-prêmio, folgas, férias, a título de diárias, nem aqueles tidos como de caráter indenizatório, reembolsos, auxílios e demais verbas de caráter não salariais.
2) 136% da remuneração do cargo efetivo do associado (VP + anuênio), enquanto o tempo de filiação à Previ for inferior a 30 anos. Atingido este tempo, esse limite será majorado em 9% da remuneração, limitado ao salário que o associado recebe na ativa.
3) Uma Parcela Previ (PP), que hoje o valor equivale a R$ 1.596,97.
Mensalmente, a área de Seguridade calcula em que faixa o associado se enquadra. Geralmente, os comissionados caem na faixa "1" e os demais, na faixa "2". Só serão beneficiados com esta proposta, os associados que se encaixam na faixa "1".

Proposta 3 - Aumento das Pensões para, no mínimo, 80% do benefício.
- Atualmente, as(os) pensionistas recebem 60% do benefício recebido pelo(a) esposo(a). Com esta proposta, o benefício das(os) pensionistas passaria para 80%.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Vamos priorizar as propostas do GT Anabb? A votação começará semana que vem.

Vamos começar a discutir as propostas que foram fechadas no Grupo de Trabalho organizado pela Anabb e entidades? Vejam um resumo e preparem-se para votar. Participem com comentários e tirem todas as suas dúvidas.

1) Reajuste de 10% nos benefícios de todos os aposentados e pensionistas – elevar em 10% a partir de 01.01.08, independente do reajuste dos benefícios ocorrido em 01.06.08.

2) Aumento do Teto do benefício para 100% - implantar aumento da base de contribuição e teto de benefícios para 100% dos rendimentos brutos, incluídas todas as verbas remuneratórias, com cálculos retroativos a 24.12.97. Só serão beneficiados os aposentados após 97, geralmente os comissionados.

3) Aumento das pensões para, no mínimo, 80% do benefício.

4) Aumento do benefício mínimo para 10% do teto de contribuição – O teto de contribuição é aproximadamente R$ 22.000,00. Logo, o benefício mínimo iria para R$ 2.200,00.

5) Aposentadoria antecipada para as mulheres aos 45 anos.

6) Readequação da Parcela Previ e pagamento da diferença – recalcular os benefícios concedidos a partir de 24.12.97 mediante readequação da PP, conforme a média de benefícios do INSS, pagando a diferença, apurada mês a mês, devidamente atualizada e corrigida monetariamente.

7) Criação de Plano de Contribuição Definida para funcionários da ativa – destinar 10% da reserva matemática de cada associado existente em 01.01.08, na forma de Contribuição Definida individualizada, aos associados ativos do Plano 1, limitados à Reserva Especial.

8) Benefícios para quem tem mais de 360 meses de contribuição ou menos – Esse benefício serviria tanto para os associados que se aposentaram antes de completar os 360 meses de contribuição tanto para aqueles que contribuíram por mais de 360 meses, considerando as contribuições do período de aposentadoria.

9) Resgate do valor pago pela patrocinadora aos funcionários que saíram do Banco (ex. PDV).

10) Distribuição do saldo remanescente da reserva especial.

11) Comissão de representação dos associados – o associado escolherá três entidades para representá-lo.

Essas propostas serão colocadas em votação para que os associados escolham as que deverão ser priorizadas na negociação. A Anabb estará enviando, via correio, as orientações de como será a votação. É muito importante que todos participem. É o nosso patrimônio que está em jogo. Se houver alguma dúvida sobre as propostas, é só entrar em contato que a gente esclarece melhor.

Reunião para discussão do superávit Previ

Quinta-feira, dia 07.08, foi realizada reunião entre representantes dos associados e o Banco do Brasil sobre a utilização do superávit. Participaram da reunião, Valmir Camilo, Presidente da Anabb, o diretor da Anabb, Emílio Ribas, o coordenador da Comissão de Empresa, Marcel, como representantes dos associados e, pelo Banco, Juraci Masiero, Isabela Campos e José Marcelo.
O Presidente da Anabb antecipou as propostas formuladas pelo Grupo de Trabalho, esclarecendo que essas propostas seriam submetidas à consulta aos associados.
Segundo Valmir, o Banco quer resolver isso com urgência e marcaram uma nova reunião para o dia 03.09.
Semana que vem, os associados receberão material impresso com todas as propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho e uma cédula de votação. Os associados deverão votar nas propostas que julgar mais adequadas e escolherá também as entidades que deverão compor a mesa de negociação com o BB e a Previ. A votação será via correio e a Anabb divulgará o resultado.
(fonte www.anabb.org.br)

Como vocês podem verificar, o Banco vai pressionar para que o superávit seja discutido e resolvido ainda este ano. É muito importante que todos participem, pois é a partir dessa participação que poderemos defender os interesses dos associados com mais segurança. Como escrevi anteriormente, a discussão fica para o segundo semestre, porque o Banco tem todo o interesse de melhorar seus números para o balanço deste ano.