quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Uma mensagem aos colegas...

... Procure um lugar próximo à janela e desfrute cada paisagem que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza sua primeira viagem. Não se apavore com os abismos, nem com as curvas que acabam desviando o olhar e não deixando você ver os lindos caminhos que estão por vir.


Procure curtir a viagem da vida, observando cada detalhe, cada arbusto, cada riacho, cada florzinha que apareça nos beirais de estrada e os tons que vão se modificando na paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros.

Preste atenção em cada parada e fique atento ao apito da partida. E quando resolver descer na estação onde a esperança lhe acenou – não hesite: desembarque nela os seus sonhos... e não tenha medo de ser feliz...

Desejo que a sua viagem em 2008 seja de PRIMEIRA CLASSE, com muito amor e carinho pelo caminho”.
Feliz 2008 !!


Cecilia Garcez e família

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A Novela da utilização do Superávit está chegando ao fim

A SPC liberou o ofício aprovando as medidas de utilização do superávit acordadas com o Banco do Brasil, com exceção da aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres.

Segundo a Diretoria de Seguridade, os créditos serão feitos na folha de janeiro e não há condições de fazer adiantamento dos valores este mês.

Desse processo tumultuado e que estressou todos nós pela demora e a burocracia enfrentada, temos que tirar algumas lições:

1) Não aprovar nenhuma medida em separado, mesmo que sejam medidas que não necessitem resposta dos órgãos estatais e reguladores.

2) Procurar propostas que beneficiem todos os associados.

3) Não aceitar "doar" valores para o Banco, principalmente pagar "contas" de responsabilidade da patrocinadora, lembrando que esses recursos são dos associados.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Plano 1 - Superávit

Em resposta a vários e-mails recebidos sobre a questão da retroatividade dos valores dos benefícios acordados a janeiro/2007, podem ficar tranqüilos. Todas as etapas burocráticas já foram cumpridas e só falta a SPC despachar o ofício, já que as alterações solicitadas pelo órgão foram feitas, porém, infelizmente, a burocracia da nossa estrutura estatal não é nada ágil.
Mesmo que os valores sejam creditados em janeiro/2008, serão retroativos à janeiro/2007.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

E agora José????

O Governo teve uma grande derrota com a não aprovação da CPMF, pois é uma redução violenta na arrecadação dos cofres públicos. Mas não podemos achar que é uma vitória da população ter menos um imposto, pois, com certeza, quem vai pagar esta conta somos nós, assalariados. Reduzir o gasto público é que o governo não fará, também não vai reduzir programas sociais. Já estão falando em aumentar a alíquota do IOF e é lógico que esse aumento será repassado para a sociedade.
O absurdo é que temos uma das cargas tributárias maiores do mundo e com um dos piores serviços.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Plano Previ Futuro

Como o assunto da pauta tem sido a discussão do superávit da Previ, muitas vezes acabamos focando muito no plano 1, mas existem várias propostas de melhoria para os colegas do Plano Previ Futuro.
Os colegas do plano Previ Futuro já é maioria entre o pessoal da ativa. Principalmente depois do Programa de Afastamento Antecipado - PAA, lançado pelo Banco neste ano. A expectativa é que os recursos do plano aumentem muito e foi pensando nisso que em breve será lançado o empréstimo imobiliário para os novos colegas. As regras não devem mudar muito em relação ao Plano 1 e os colegas admitidos em 1998 devem ser os primeiros a serem chamados no ano que vem. Os juros não podem ser inferior à taxa atuarial (INPC + 5,75% a.a.), por exigência legal, e o prazo deverá ser de 20 anos. Assim que for aprovado, estarei divulgando no blog.
Outro ponto que foi aprovado recentemente é o aumento dos investimentos em renda variável do plano - de 10% passou para 30%. E ano que vem deverá ser implantado o direito dos associados escolherem como querem que seja investido seus recursos, optando entre os perfis - conservador, moderado e agressivo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Erro na informação do dia 06.12.07

Na quinta-feira, dia 06.12.07, divulguei matéria sobre as medidas que serão implementadas referentes à utilização do superávit da Previ e um dado está incorreto. Peço desculpas aos colegas e comunico que o pagamento do benefício para os que contribuiram por mais de 30 anos não será pago de uma vez (como informado) e sim como renda certa em 120 meses e no caso da parcela mensal resultar em valor inferior a 10% da PP, na data da implantação, o saldo será pago em parcela única.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Superávit da Previ

Como existem vários comentários que levantam pontos referentes a última notícia que divulguei, faço alguns esclarecimentos:

As questões que foram alteradas no regulamento que tinha sido apresentado à SPC foram exatamente às solicitadas por esse órgão, logo, o trâmite por ele novamente é somente para cumprir a burocracia. Acho que vocês conhecem bem nossa casa (Banco do Brasil e Previ). De qualquer forma, não tem mais nenhuma observação a ser feita e a SPC deve devolver rapidamente.

Em relação a um outro comentário referente à proposta de aposentadoria aos 45 anos para mulheres é uma questão de justiça, não é nenhum privilégio, pois os homens já tem esse benefício aos 50 anos (3 anos antes de terem idade para a aposentadoria) e as mulheres não são beneficiadas, pois aos 50 anos elas podem se aposentar normalmente. A proposta faria com que elas tivessem o mesmo benefício que os homens - sair 3 anos antes de terem idade para a aposentadoria - no caso 48 anos mulheres e 53 anos homens. Esse benefício não custa nada aos cofres da fundação, pois o benefício seria proporcional ao seu tempo de contribuição. É bom lembrar que houve uma negociação onde aprovamos um acordo que continha também essa proposta e a consulta que foi feita aos associados, incluindo as mulheres incluía essa proposta.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Utilização do Superávit

Hoje em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo para análise das propostas para utilização do superávit, o BB utilizou da prerrogativa do "voto de minerva" para aprovar a matéria. Os conselheiros eleitos reprovaram a matéria, considerando que as propostas já tinham sido aprovadas anteriormente, incluindo a aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres e que o Banco excluiu esse ponto alegando que não houve a concordância do Ministério.
É bom lembrar que as negociações ocorridas incluiam a questão das mulheres e os conselheiros eleitos julgaram que seria injustiça a aprovação do novo regulamento, sem este ponto. Particularmente, eu concordo com eles por encarar como um absurdo o Banco negociar um acordo e depois não cumpri-lo.

De qualquer forma, apesar da insatisfação dos eleitos em relação à mudança de posição do Banco do Brasil, o novo regulamento foi aprovado e as alterações são as seguintes:
- aumento do teto de 75% para 90% (retroativo a janeiro/2007);
- alteração da fórmula do cálculo da aposentadoria proporcional (pessoas que se aposentaram antes de completar o período exigido pelo INSS) - retroativo a janeiro/2007;
- pagamento de benefício para os que contribuiram por mais de 30 anos (será pago de uma vez);
- alteração da tábua de mortalidade.
Segundo a área responsável (Seguridade), a expectativa é que os valores sejam creditados ainda este mês.

Em relação ao ponto pendente - aposentadoria antecipada aos 45 anos para mulheres - a Anabb entrará com ação judicial exigindo que seja cumprido o acordo e o encaminhamento é não iniciar novas negociações antes de rever este ponto. Como o Banco tem muito interesse no superávit deste ano que aumentará (e muito) o valor da reserva especial para revisão do plano, é bom que ele se mobilize junto ao governo para aprovar a matéria. Contamos com os colegas para que a justiça seja feita. O Banco não pode negociar uma coisa e depois mudar a sua posição.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Até que enfim!!!!!!!

Até que enfim mesmo... A SPC aprovou as medidas acordadas entre a Previ e o Banco do Brasil para utilização do superávit. Hoje o assunto deve circular na reunião da diretoria e deve ser encaminhado para o Conselho Deliberativo.

A Vitória da Democracia

Venezuela
Não dá para não comemorar a derrota de Chavez nas eleições. O resultado surpreendeu a todos, inclusive ele próprio, que manipulou o tempo todo as regras antes das eleições. As bocas de urnas diziam que ele venceria com folga o referendum.
Os truques são velhos conhecidos nossos - embrulham o interesse principal com algumas medidas populares, numa forma de enganar o povo. Foram utilizadas todos os meios de impedir que o povo se manifestasse: reprimiu estudantes que não concordavam com suas propostas, demitiu funcionários públicos que discordavam de suas idéias, para ele, os que são contra são traidores da pátria. Mesmo com tudo isso, perdeu. A democracia venceu e agora vai ter que acatar o resultado. Só não sabemos até quando... O que ele vai inventar no futuro para aprovar suas propostas. Com certeza, algo virá.
O importante é que a sociedade ganhou esta batalha e é um bom exemplo para que no Brasil também não venham com essa idéia de um novo mandato ao Presidente da República.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Frase da Semana

Um banco é um estabelecimento que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol e nos pede de volta quando começa a chover. Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens Twain)

A SPC ainda não liberou o processo de utilização do superávit. A expectativa era que na semana passada o assunto fosse aprovado pela Secretaria, porém ela solicitou alguns esclarecimentos e alterações redacionais no regulamento. Hoje, o Diretor de Seguridade foi pessoalmente entregar as alterações solicitadas com o objetivo de agilizar o processo.
Como falei anteriormente, a novela não tem fim e vamos ver se após termos as propostas aprovadas pelas SPC se a Previ vai demorar muito para implementá-las. A alegação de adequações operacionais para a implantação não é justificativa, tendo em vista que os ajustes já poderiam ter sido feitos independente da aprovação final.
Estarei divulgando cada passo desse trajeto para o acompanhamento dos colegas. Infelizmente, em relação à aposentadoria aos 45 anos para mulheres, a SPC já se manifestou desfavorável, considerando a decisão do Ministério. A Anabb já anunciou que entrará na Justiça a fim de cobrar o que foi aprovado no plebiscito. Pelo visto, só na justiça mesmo.