terça-feira, 27 de novembro de 2007

Frase da Semana

"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galilei)

Foi aprovado o aumento do limite e prazo do empréstimo simples na Previ a partir de dezembro/07. No Plano 1, o limite máximo passa a ser R$ 35 mil e o prazo passa para 60 meses. A mudança faz com que os associados consigam renovar o empréstimo por um valor maior. Também foi aprovada a redução da taxa do Fundo de LIquidez (de 0,5% para 0,1%a.a.).

No Plano Previ Futuro, foi reduzida a taxa do fundo de quitação por morte (FQM), de 1% para 0,1% a.a., aliada à redução da taxa do Fundo de Liquidez de 0,5% para 0,1% a.a. A medida torna as prestações menores. Não foi aumentado o limite pela argumentação da área que não há demanda para tal, tendo em vista que o valor médio do empréstimo fica na casa dos R$ 7 mil.

Para o pessoal do Previ Futuro, a boa novidade é que estamos fechando proposta para financiamento imobiliário, porém alguns ajustes terão que ser feitos na proposta para que seja aprovada pela diretoria.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Frase da Semana

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." Luis Fernando Veríssimo

Capítulo 2000000... da novela - "Destinação do Superávit da Previ" - parte 111... Esta novela enrola mais do que as novelas da Globo. Infelizmente, o processo está ainda na SPC. Segundo informações, as medidas serão liberadas semana que vem, porém sem os "45 anos de aposentadoria antecipada para as mulheres".

A única novidade é que o limite do empréstimo simples vai aumentar um pouco e o prazo para pagamento também e será reduzido a taxa de juros. Essas alterações devem ser implementadas nas próximas duas semanas. Se vocês estiverem pensando em renovar o empréstimo simples, recomendo que esperem um pouco até que essas medidas sejam divulgadas oficialmente.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Frase da Semana

"Sonhar mas um sonho impossível. Lutar quando é fácil ceder. Vencer o inimigo invencível. Lutar quando a regra é vender..." (Chico Buarque)

Eu tenho recebido vários e-mails perguntando sobre a aposentadoria antecipada aos 45 anos para mulheres, reclamando pela falta de informações. Infelizmente, não há novas informações sobre essa questão. A Previ está estudando junto com o Banco uma forma de contemplar as mulheres sem desconsiderar a decisão do Ministério do Planejamento. O que (cá para nós) é muito difícil.
As demais medidas foram encaminhadas à SPC e, tudo indica, que deverão ser implantadas ainda este ano, sem a pendência que atenderia às mulheres.
Eu, particularmente, considero um absurdo essa interferência do Ministério e também um absurdo o Banco negociar algo sem alçada para tal. Ficou muito feio para o BB. Se o Banco quer motivar funcionários, devia pensar melhor antes de fazer esse papel.
Eu recomendo que as mulheres não aceitem caladas essa negativa, pois é a partir da pressão que conseguiremos avançar nas propostas. Se ficarmos caladas, o pessoal pode achar que a negativa não vai dar em nada. Vamos lembrar que ano que vem é ano de eleições.